quinta-feira

Tema da Semana

O tema da semana do programa Noticias do Campo desta quarta dia 13 de janeiro, tratou sobre a construção e restauração dos poços dos agricultores que tiveram suas percas na enchente do ano 2008. Quem esteve participando foi Sergio ele que é da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

Mova Brasil

Dia 11 de janeiro saiu o resultado da seleção dos coordenadores do Mova Brasil, ficando duas indicações, uma delas do STTR na pessoa de Agnaldo Fernandes. A capacitação dos mesmos será de 14 a 16 de janeiro na cidade de Açu.

quarta-feira

Cuidado com os Trangênicos!

Milho Trangênico Um estudo publicado na revista Internacional Journal Of Biological Sciences demostram a toxidade de três milhos geneticamente modificados da empresa norte-americana Monsanto, anunciou na sexta-feira, dia 11 de dezmbro, o comitê de pesquisa e informação sobre engenharia genética (Criigen, situado em Caen), que participou deste estudo. “Nós provamos, pela primeira vez no mundo, que esses OGMs(Órgãos geneticamente modificados) não são saudáveis, nem suficientemente precisos para serem comercializados [...] Em cada vez, para os três OGMs, os rins e o fígado, que são os principais órgãos a reagirem a uma intoxicação alimentar química, tiveram problemas”, disse Gilles-eric Séralini, especialista membro da comissão para a reavaliação das Biotecnologias, criadoem 2008 pela União Européia. Pesquisadores das Universidades de Rouen e Caen e do Criigen se basearam em declarações fornecidas pela Monsanto às autoridades sanitárias para obter autorização para a comercialização, mas eles tiram conclusões diferentes após novos cálculos estatísticos. Segundo o professor Séralini, autoridades sanitárias dependem da leitura das conclusões apresentadas pela Monsanto e não sobre o conjunto dos dados. Os próprios pesquisadores obtiveram todos os documentos após uma decisão judicial. “Os testes da Monsanto, realizados em noventa dias, não são, obviamente, tão longos para poderem dizer se desencadeiam doenças crônicas. É por essa razão que nós solicitamos testes de ao menos dois anos”, disse um pesquisador. Em conseqüência, os cientistas solicitam a “firme Proibição” da importação e do cultivo dos OGMs. Os três OGMs (MON810, MON863 e NK603) “são aprovados para consumo humano e animal na União Européia e nos Estados Unidos” especialmente, precisa o Prof. Séralini. “ Na União Européia, apenas o MON810 é cultivado em alguns países (sobretudo na Espanha); Os outros são importados”, acrescenta. Uma reunião de ministro da União Européia sobre o tema dos MON810 e NK603 está prevista para segunda-feira.

Noticia

Na ultima sexta dia 08, aconteceu a reunião do corte de terra, na secretaria da agricultura, onde na ocasião estavam presentes todos os presidentes das associações do vale do Apodi. A mesma teve como objetivo a entrega de relatórios dos beneficiários, as datas para o cadastro que foram distribuídas por região, ou seja, Chapada, Areia, vale e pedra. Caso os nossos ouvintes tenham duvidas é só procurar Raimundo Moisés ou Eron na secretaria para melhores esclarecimentos.