sexta-feira

Debates sobre a Implantação do "Roçado Coletivo".

Nessa Semana os Agricultores Rurais de Apodi que fazem parte do Grupo de Sementes Nativas organizado pelo STTR estiveram nessa semana discutindo sobre alternativas de ampliação do Banco de Semente Nativas dos referidos. Um das idéias que já vinha sendo discutida e acabou sendo acatada foi a idéia de implantar um Roçado coletivo pelos mesmos. vale ressaltar que já existe o espaço aonde vai ocorrer a plantação das sementes nativas onde todos vão cuidar do plantio. qualquer despesa adicional aos agricultores o STTR estará patrocinando como despesa com energia para alguma eventual aguação.

Coordenadora do Pólo do RN do MOVA-Brasil visita os Núcleos de Apodi.

Eliane Bandeira e Silva Coordenadora do MOVA-Brasil no RN.
Eliane Bandeira e Agnaldo Oliveira.
Agnaldo Oliveira Coordenador do Núcleo Despertando Saberes.
Agnaldo e Itamara Isis Coordenadora do Núcleo Apodi.
Os dois Núcleos do MOVA-Brasil sediados em Apodi receberam na última Terça-Feira dia 30 de março a visita da Coordenadora do Pólo do Rio Grande do Norte a Professora Eliane Bandeira e Silva. Eliane fez elógios pelos apoios que tem recebido das parcerias estabelecidas em Apodi, pois segundo ela o êxito na execução das atividades só está sendo possível devido esse apoio, vale ressaltar que ela ainda parabenizou os coordenadores que estão a frente dos dois Núcleos que Apodi possui. Um é de responsabilidade de Itamara Isis que compreende todas as turmas aqui do município de Apodi, e o outro Núcleo é de responsabilidade da coordenação de Agnaldo Oliveira que compreende três cidades sendo elas: Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas.

quarta-feira

Felicidades ao Aniversariante do Dia!!!

Júnior Tesoureiro do STTR, está aniversariando.
Júnior...
nós que fazemos a Família STTR lhe parabenizamos a você por está celebrando mais um ano de vida, queremos também aproveitar a oportunidade para dizer que trabalhar com pessoas assim como voçê nos torna mais honradas e fortes na certeza de que sempre estará firme e forte na luta por dias melhores para o homem e a mulher do campo.
É por esses e vários outros motivos que nós nos orgulhamos e encontramos estímulos para dar-te PARABÉNS, que Jesus Cristo Ilumine mais e mais a sua vida e de Todos que te querem bem, estes são os sinceros votos de Felicidades de todos os seus companheiros(as) de LUTA!!!

Uma Reflexão que merece ser lida...Uma Boa Páscoa pra VOCÊ!!!

Você faria o que Deus fez?
É uma típica tarde de sexta-feira e estás dirigindo em direção à tua casa. Sintonizas o radio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância. Numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe até então, totalmente desconhecida. Não presta muita atenção ao tal acontecimento.
Na segunda-feira quando acordas, escutas que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da India. Um grupo do Controle de Doenças dos EUA foram investigar o caso.
Na terça-feira, já é a noticia mais importante, ocupando a primeira página de todos os jornais, porque já não é só na India, mas também no Paquistão, Iran e Afeganistão. Enfim, a noticia se espalha pelo mundo. Estão chamando a doença de "La Influenza Misteriosa" e todos se perguntam: Que faremos para controlá-la? Então, uma noticia surpreende a todos. Europa fecha suas fronteiras. França não recebe mais vôos da India nem de outros países dos quais se tenham comentado de casos da tal doença. Pelo fechamento das fronteiras, estás ligado em todos os meios de comunicação, para manter-te informado da situação e de repente ouves que uma mulher declarou que num dos hospitais da França, um homem está morrendo pela tal "Influenza Misteriosa".
Começa o pânico na Europa. As informações dizem que quando contrais o vírus, é questão de uma semana e nem percebes. Em seguida tens 4 dias de sintomas horríveis e morres. A Inglaterra também fecha suas fronteiras, mas já é tarde. No dia seguinte o presidente dos EUA fecha também suas fronteiras para Europa e Asia, para evitar a entrada do vírus no país, até que encontrem a cura. No dia seguinte, as pessoas começam a se reunirem nas igrejas em oração pela descoberta da cura, quando de repente, entra alguém na igreja aos gritos: Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova York!!! Em questão de horas, parece que a coisa invadiu o mundo inteiro.
Os cientistas continuam trabalhando na descoberta de um antídoto, mas nada funciona. De repente, vem a noticia esperada: Conseguiram decifrar o código de ADN do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus. Corre por todo o mundo a noticia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto. Tu, vais de voluntário com toda tua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-te, o que acontecerá. Será este o final do mundo? De repente o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos teus filhos está do teu lado, se agarra na tua jaqueta e te diz: Pai? Esse é meu nome!
E antes que possas relacionar, estão levando teu filho e tu gritas: Esperem! E eles respondem: Tudo está bem! O sangue dele está limpo, é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto. Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo. E é a primeira vez que vês alguém rindo em uma semana. O médico mais velho se aproxima a ti e diz: Obrigado senhor! O sangue de seu filho é perfeito, está limpo e puro, o antídoto finalmente poderá ser fabricado. A noticia se espalha por todos os lados. As pessoas estão orando e rindo de felicidade.
Nisso, o médico se aproxima à ti e à tua esposa e diz: Podemos falar um momento ? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho.
Quando estás lendo, percebes que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar e perguntas: Qual a quantidade de sangue que vão usar? O sorriso do médico desaparece e ele responde: Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados, precisamos de todo o sangue de seu filho. Não podes acreditar no que ouves e tratas de contestar: "Mas... mas..." O médico insiste, o senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue. Tu então perguntas: Mas não pode fazer-lhe uma transfusão? E vem a resposta: Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine Por favor, assine! Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, tu assinas.
Perguntam-te: Queres ver teu filho? Caminhas na direção da sala de emergência onde se encontra teu Filho sentado na cama dizendo: Papai? Mamãe? O que está acontecendo? Tu seguras na mão dele e dizes: Filho, tua mãe e eu te amamos muito e jamais permitiríamos que te acontecesse algo que não fosse necessário, tu entendes? O médico regressa e te diz: Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, podes sair? Podes dar as costas ao teu filho e deixar-lhe aqui? Enquanto teu filho diz: Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?
E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o teu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na tv e outras vêm com um sorriso falso, como se realmente não estão se importando. Tens vontade de parar e gritar:
MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!!
NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?
Talvez isso é o que DEUS quer dizer:
MEU FILHO MORREU POR VOCÊS! NÃO SABEM O QUANTOS VOS AMO!
Que vc possa reconhecer o grande amor de Deus em tua vida e ser grato por isso... Deus te ama, e a prova maior disso foi a entrega de Seu filho por vc... Reconheça e louve a Deus por isso... e nunca esqueça... Vc tem valor.... Foi pago um alto preço por vc... Tenha uma ótima semana... Um abraço !!! E uma feliz Páscoa!!!

Tema da semana

O tema que semana, que trataria sobre a Assembleia de Prestação de contas da CREDIOESTE-SOL com a participação de Raimundo Canuto, não pode ser realizado, pois o mesmo não pode comparecer aos estúdios da rádio. Em breve informaremos aos ouvintes e ao internautas sobre a assembleia.

Aviso

Neste dia 08 de abril o STTR estará fazendo uma visita em Russas/CE, para ver a experiência agroecologica, também para ver a realidade deles a partir do projeto da transposição do Rio São Francisco. Avisamos a todos que irão para a viagem, que o ônibus irá sair do Sindicato as 05:00 hs pois não será possivel ir pela Zona Rural. Ainda avisamos que é importante que todos levem a documentação pessoal.

Noticias da semana

1ª Noticia Edivania participou de uma reunião na secretaria de agricultura para discutir sobre a situação atual do inverno, ficou definido que até o dia 12 de abril se não chovesse, seria decretado estado de emergência, mas diante das chuvas caídas neste final de mês, não sabemos a atual definição, é provável que os cortes de terra seja liberado, é importante que os representantes de associações procurem a secretaria para melhores esclarecimentos. 2ª Noticia Nesta ultima semana o STTR esteve nas comunidades rurais fazendo pesquisa, referente aos pedidos de solicitações, e lembramos aos solicitantes que a assembléia de aprovação de novos sócios será dia 24 de abril no STTR as 08:00 hs, sua presença é indispensável. 3ªNoticia Do dia 22 ao dia 26 de março, aconteceu a especialização do Pro Jovem campo Saberes da Terra, para os técnicos, professores e representantes de movimentos sociais. A capacitação aconteceu na UFERSA(parceira do Projeto), em Mossoró e contou com um número de 220 participantes, sendo 40 técnicos, 128 professores e 52 representantes de movimentos sociais. A capacitação terá duração de 2 anos, a partir deste seminário de pro-fundação do curso, com duração de 40 horas, onde foi discutido as temáticas: Agroecologia, com o professor Rodrigo Aleixo e Metodologia participativa com o professor Antonio Jorge. Foi uma semana de grandes resultados para realização desse projeto que beneficiará não só educando, mas também o educador. Aqui em Apodi, temos duas turmas, em Santa Rosa II e no Córrego, que iniciará provavelmente no mês de abril ou maio de 2010. 4ª Noticia No sábado passado a diretoria do STTR, esteve realizando sua reunião ampliada com as comissões (jovens, mulheres e idosos) e equipes (formação e comunicação) e conselho Fiscal. Foi uma manhã proveitosa, pois foi avaliado o andamento do planejamento e trabalhado as dificuldades encontradas, na possibilidade de supera-las, por tanto, esta reunião estará acontecendo todo ultimo sábado do mês, exceto quando houver no ultimo sábado a reunião de aprovação de novos sócios, essa será antecipada para o terceiro sábado do mês. 5ª Noticia Quarta-feira, 24 de março as 14:00 hs, aconteceu uma reunião com o grupo de Sementes Nativas, os mesmos fizeram a escolha do terreno coletivo. Esta reunião foi promovida com a participação direta do Sindicato de Apodi, em parceria com a COOPERVIDA, TERRA VIVA e CPT. 6ª Noticia Quinta-feira dia 25 de março aconteceu em Lage do Meio a Reunião com o grupo de jovem. Em pauta foi realizada um plano para algumas ações que serão desenvolvidas em 2010. 7ª Noticia Também dia 25 de março, aconteceu uma reunião em Mossoró, Edilson participou da mesma para planejar o Encontro Estadual de sementes Nativa, segundo essa reunião, o Encontro acontecerá aqui em Apodi, no STTR, nos dias 28 e 29 de maio. Será com certeza um grande encontro.

Chuvas anima agricultores de Apodi e Região.

Desde do último Sábado os agricultores apodienses vem obtendo novas esperanças no que diz respeito as expectativas sobre o inverno de 2010. O Homem do campo andava cabes-baixo com a ausência das chuvas no nosso município, entretanto os últimos dias têm sido marcado pela presença de chuvas significativas em todo o nosso Apodi. Para termos idéia na Comunidade de Baixa Fechada Choveu no Sábado 85 mm e no Carpina 96 mm.

UFÁ!!! Finalmente BBB, não veremos mais nesse ano.

O educador Antônio Barreto, um dos maiores cordelistas da Bahia, acaba de retornar ao Brasil com os versos mais afiados que nunca depois da polêmica causada com o cordel "Caetano Veloso: um sujeito alfabetizado, deselegante e preconceituoso".Desta vez o alvo é o anacrônico programa BBB-10 da TV Globo. Nesse novo cordel intitulado "Big Brother Brasil, um programa imbecil" ele não deixa pedra sobre pedra. São 25 demolidoras septilhas (estrofes de 7 versos).
Só para dar um gostinho:
Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental

E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.
Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo
“professor” Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother viril
De lavagem cerebral.
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.
É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.
Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
Amantes da educação
Vai contestar a valer.
A você, Pedro Bial,
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fim
Nesse Big Brother viril
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
Baixaria e carnaval.
Queremos Educação
Que também é evolução
No mundo espiritual.
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos,dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
E vamos ficar calados
Diante de enganadores?
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal…
FIM
Extráido do Blog Buracos da Baltazar.

segunda-feira

Feira da Agricultura Familiar nessa Semana a partir de Quinta-Feira.

Os feirantes da Feira da Agricultura Familiar avisam que vão está colocando a disposição seus produtos na referida feira apartir da quinta feira próxima dia 01 de abril de 2010, isso por se tratar da Semana Santa. Recomendamos aqueles que procuram por variedades de produtos visitarem a feira da agricultura familiar do nosso município, além do mais você estará contribuindo para o fortalecimento da economia familiar de Apodi.