sábado

Juventude Rural e Motivação

Esteve acontecendo hoje durante todo o dia a Abertura da temporada de Formação para a Juventude Rural de Apodi na Comunidade de Água Fria, onde mais de 80 representantes e lideranças juvenis da Região do Vale e da Pedra estiveram presentes, veja algumas imagens:
Logos mais traremos mais informações de todo Evento.

quinta-feira

Tema da Semana

No tema desta semana, destacamos a oficina da Juventude, esta que acontece neste sábado, dia 22 de maio de 2010, a partir das 08h00min, na comunidade de Água Fria, a mesma tem como objetivo, despertar a juventude para serem os sujeitos de sua própria história. A programação do dia será da seguinte forma: Temática: Juventude e Motivação. 08h30min. – Abertura e Boas Vindas; 09h00min. – Acolhimento com o Grupo CCC de Água Fria; 09h15min. – Dinâmica de apresentação; 09h30min. – Apresentação Cultural; 10h00min. – Apresentação da temática 11h30min. – Almoço; 12hmin. – Cine Comunidade; 14h00min. – Avaliação.

Notícias da Semana

Not. 01 Nos próximos dias, 28 e 29 de maio, estará acontecendo no auditório da STTR, o 3º seminário de Sementes Nativas, que iniciará a partir das 08h00min com inscrições, logo após mesa de abertura, em seguida palestra com André da AS – PTA, do Paraná, falando sobre a Conjuntura das Sementes. Pela tarde teremos: Oficinas de Grupos para definir estratégicas para atuação no estado . no segundo dia, caminhada até a feira e troca de sementes, Análise e Certificação das mesmas. Lembrando que no primeiro dia são tês pessoas por comunidades, (home mulher, jovem), mas no segundo dia até 10 pessoas por comunidade. Todos estão convidados a participar desse momento, afinal será um seminário a nível de estado e sua presença é muito importante. Not. 02 Nos dias 13 e 14 de maio, aconteceu uma oficina de capacitação do PDS, no STTR de Apodi, com a participação dos conselheiros do FUMAC e dos municípios vizinho que estão sendo beneficiados pelo projeto. Not. 03 Nesta quinta, dia 13, houve uma capacitação na Dired de Apodi, do Comitê Gestor da Educação, com o Profº Pedro Xavier, no momento foi apresentada a Resolução 06 (avaliação do P- EJA, que trata da educação de jovens e adultos, com a oficina para estudo no dia 30 de junho em Apodi Not. 04 No dia 14, sexta feira, a comissão de jovens do STTR se reuniu com objetivo de discutir andamentos para a oficina de juventude que acontecerá neste sábado, na ocasião foi feito uma reflexão como também distribuíram tarefas para a realização da mesma, incluindo pontos para a gincana que estar sendo realizada durante todo. Not. 05 Neste sábado aconteceu uma plenária estadual com as mulheres do PT do RN, em Natal, onde na ocasião foi discutido sobre as diretrizes do partido em relação às eleições do pleno, 2011/2014, com presença de lideranças políticas, representantes sindicais e mulheres de quase todos os municípios do estado, no total de 86 representações, que tinham em comum um único objetivo: política publica voltada para as mulheres. Foi apresentada a comissão responsável pelas ações do PT das mulheres e a data da plenária nacional que será em Brasília nos dias 11 e 12 de junho. Not. 06 Neste dia 18 no P. A. Nova Descoberta, aconteceu a reunião do grupo de jovens, na ocasião, foi feito um questionário com o grupo que trabalha com as hortaliças orgânicas, fazendo uma analise de como era antes e como estar hoje.

quarta-feira

Noticias da Semana

Neste sábado,dia 8 de maio, aconteceu a reunião da comissão de mulheres, onde na oportunidade foi ponto de pauta: o 3º Congresso da CPT, este que tem como tema Biomas e acontece nos dias 18 á 21 de março de 2010, em Montes Claros – MG. Ainda tiveram informes e sorteios de brindes para as mulheres mães.

Neste mesmo dia, aconteceu a reunião dos idosos, onde foi feita a avaliação do encontro, no momento os jovens da terceira idade que estavam presentes, agradeceram pelo encontro que foi dedicado a eles.

Pedro Xavier, representante da UNESCO.

No dia 13 de maio, o Comitê Gestor da Educação, se reuniu com o bjetivo de discutir sobre as ações que vem sendo feita em relação a educação dos jovens e adultos, no momento estava presente outros municípois, onde foi feito um estudo sobre a Resoluçao 06, que trata da educação de jovens e adultos. Também foi discutido sobre a agenda territorial com objetivo de dar nova estrutura aos Comitês Municipais.

Sementes Nativas, patrímônio da humanidade

Terça feira, dia 11 de maio teve uma reunião em Mossoró, com a CPT, Terra Viva, Coopervida, AACC e STTR, para discutir sobre o 3º Seminário de Sementes que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio de 2010, esse que será a nível de estado, e o local do evento será no auditório do STTR.

terça-feira

STTR tem representante no III Encontro Nacional da CPT

Foto: João Zinclar

Foto: João Zinclar

Foto: João Zinclar

Os participantes do III Congresso Nacional da CPT, reunidos em Montes Claros (MG), passaram a manhã de hoje, dia 18, dedicados à análise da conjuntura sociopolítica e econômica brasileira e refletindo sobre os desafios para os camponeses e movimentos sociais do país. Esteve presente na plenária, para contribuir com a análise, o Pesquisador César Sanson, do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores, o CEPAT. Onde o STTR de Apodi tem como representante o Presidente da Instituição Francisco Edilson Neto.

Ao Guerreiro!!!

Não poderiamos deixar passar despecebido uma data tão importante que foi a de ontem, pois estava aniversariando o nosso colega Sindicalista José Rita que é o atual Secretário do STTR, a ele os nossos votos de parabéns, muitas felicidades a você e toda a sua Família, que Deus te cubra de bença, saúde e paz para que você continue firme na LUTA por dias melhores para o trabalhador (a) Rural de Apodi. São estes os cinceros votos de Felicidades de tod@s que fazem o STTR.

domingo

III Congresso Nacional da CPT.

A CPT realizará o seu III Congresso Nacional, entre os dias 17 e 21 de maio de 2010, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Com o tema BIOMAS, TERRITÓRIOS e DIVERSIDADE CAMPONESA, e animados pelo lema “NO CLAMOR DOS POVOS DA TERRA, A MEMÓRIA E A RESISTÊNCIA EM DEFESA DA VIDA”, o Congresso irá reunir cerca de 800 pessoas, entre agentes da CPT, trabalhadores e trabalhadoras rurais, representantes de movimentos sociais e demais convidados. O III Congresso Nacional da CPT será um momento privilegiado para se refletir sobre os rumos que os trabalhadores e as trabalhadoras apontarão para as ações da CPT nos próximos anos. Além disso, será o momento de ouvir o clamor dos povos da terra, avivando, com isso,a memória das lutas enfrentadas, da violência sofrida, do sangue derramado e das vitórias duramente conquistadas. Local: Colégio Marista São José (Rua Padre Champagnat, 81) Informações: Secretaria Nacional da CPT - (62) 4008-6400 ou www.sptnac.com.br
Fonte: CPT

Quem produz mais no Campo Brasileiro?

A CNA acabou de publicar um estudo Quem produz o que no campo: quanto e onde II, pelo qual pretende mostrar que a agricultura empresarial, o agronegócio que ela representa, é mais produtivo que a agricultura familiar. Para isso, com a participação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), fez uma releitura dos dados do Censo Agropecuário de 2006, divulgados pelo IBGE no final do ano passado.
Para conseguir a façanha de buscar desmentir os dados oficiais que mostram que a agricultura familiar é a responsável pela comida consumida pelos brasileiros, a CNA dividiu os produtores rurais entre os enquadráveis nas normas do Pronaf e os não enquadráveis. E os critérios para dizer quem está enquadrado e quem não está são estabelecidos pelas normas do Banco Central. Desta forma a produção de pequenas propriedades, algumas até abaixo de um módulo fiscal, (em alguns municípios com menos de cinco hectares, portanto), é incorporada à agricultura empresarial. Os pequenos agricultores com boa renda se somam ao agronegócio, já os assentados e os agricultores pobres ficam do outro lado. Esta é a pretensão explícita do trabalho encomendado e divulgado pela CNA: “Mais de dois terços dos enquadráveis geram um Valor Bruto da Produção tão baixo que se questiona a possibilidade de algum instrumento voltado à produção vir a alterar significativamente o nível de renda deste segmento. O fato é que produzem praticamente para o autoconsumo e não geram receita nos estabelecimentos. Se sua sobrevivência vêm da receita de outras fontes, seria justificável inclusive caracterizá-los como residentes rurais e assisti-los com políticas sociais e de combate à pobreza, em geral mais baratas e eficazes.” (Resumo executivo, pg III, Item 3)
Vamos dizer que acatamos a metodologia do estudo. 3.330.667 estabelecimentos é o total dos enquadráveis no Pronaf. São 64,4% de todos os estabelecimentos e ocupam 18% da área. Eles respondem por 22,9% do Valor Bruto da Produção Agropecuária. Na outra pronta, 0,3% dos estabelecimentos, só 14.590 com mais de 60 módulos (entre mais 300 e mais de 6.000 hectares) ocupam 88.043.319 hectares, 26,7% de toda a área. Sua participação no Valor Bruto da Produção Agropecuária é de 18,6%. Em área significativamente menor, os enquadráveis no Pronaf tem uma receita 4,3% maior que as grandes propriedades. Quem contribui mais com a nação?
Fonte: CPT