sábado

Aviso!

Todos os Presidentes de Associações que já fizeram a procuração na sede do STTR já podem procurarem o Contador Maríton para realizarem a efetuação das declarações das Associações Comunitárias. Este processo será feito na sede do escritório do contador localizado na rua Governador Dix-Set Rosado, 140-Centro- Apodi/RN.

STTR a nível Nordeste.

O STTR de Apodi está participando em Campina Grande na Paraíba do Econtro sobre os Atingidos pela Transposição do Rio São Francisco e dos Grandes Projetos. O Evento teve início no dia 17 de junho e se encerrará hoje 19 de junho, o Sindicato de Apodi está participando com uma comitiva de 10 agricultores familiares onde esta sendo realizadas diversas atividades possibilitando assim a troca de experiência.

quarta-feira

Projeto MOVA - Brasil

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa. Objetivos •Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos; •Estabelecer parcerias com outros projetos do Programa de Responsabilidade Social da Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares e governos; •Organizar turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo; •Formar Coordenadores de Pólo, Assistentes Pedagógicos, Coordenadores Locais e Monitores.

Maior evento latino-americano da Agricultura Familiar teve início nesta quarta-feira em Brasília

Foto: Eduardo Aigner
Teve início nesta quarta-feira (16), às 13h, em Brasília, a maior mostra de agricultura familiar da América Latina: a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo. O evento, que reúne 650 empreendimentos familiares e tem uma extensa programação cultural, vai até domingo (20), na Concha Acústica, na beira do Lago Paranoá. A entrada é franca para a feira e para os shows. Haverá transporte gratuito partindo da Rodoviária do Plano Piloto a cada 15 minutos, inclusive no horário dos shows. A Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo reúne o melhor da produção da agricultura familiar de todo o País, além de cultura, música, artesanato, gastronomia, orgânicos e moda, num grande mosaico da produtividade e da diversidade da agricultura familiar brasileira. No espaço montado às margens do Lago Paranoá serão expostos e comercializados produtos como queijos, salame, polpas de frutas, vinhos e geleias, granola de licuri, caviar de berinjela, xampu de andiroba, azeite virgem de castanha do brasil, sabonete de babaçu, cracóvia e farinha de macadâmia. Tudo produzido por agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária apoiados por políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Mobilização Juvenil em Apodi é Isto.

A Comissão de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi está realizando processo de formação da Juventude Rural do município, onde o principal objetivo e fortalecer a mobilização juvenil rural. Todas as comunidades rurais de Apodi serão atendidas. Nesse mês foi realizada a etapa que compreende as Comunidades da região da Pedra e do Vale, contando com mais de 60 lideranças Juvenis desta Região. O próximo encontro será na região da Chapada. Esse evento será finalizado com um Grande Evento em Novembro que reunirá todas as lideranças juvenis do município de Apodi.

terça-feira

Tema da Semana

O tema da semana da última quarta-feira do Programa Notícias do Campo, foi entrevista com Braga, gerente da Central de Embalagens Vazias de Agrotóxicos do RN.
Onde ele esteve falando sobre a palestra dada na ultima reunião do Fórum dia 09 de junho de 2010, sobre o destino dessas embalagens.
Braga esteve aconselhando os agricultores que usam esses produtos, para estarem usando da melhor maneira possivel, inclusive usando o Kit de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

EPI: Equipamento de Proteção Individual.

Também esteve falando da importância de não guardar o Pulverizador dentro de casa, para evitar o contato com as pessoas da casa, como crianças. Assim como lavar bem o EPI.

Pulverizador

Embalagens vazias devem ser devolvidas nas autorizadas.

Outro ponto falado na entrevista, foi sobre a devolução das embalagens de agrotóxicos vazias e jamais reutilizá-las. Na compra desse produto, nunca deixe próximo a alimentos, mesmo que a embalagem ainda esteja lacrada. Essa prática pode trazer várias consequências a saúde humana.

Em Apodi, será marcada uma data para se fazer um dia de coleta dessas embalagens.

Então você, faça a sua parte e devolva também embalagens vazias caso as tenha comprado.

Fiquem atentos: A data será divulgada em breve.

Observe:

Antes da utilização de Agrotóxicos, procure a orientação de um Agrônomo.

Lembrando:correto e melhor a ser feito é não usar esse tipo de produto. Porém se usar, use da melhor forma: Se protegendo e protegendo sua familia e agredindo o mínimo possivel a natureza.

Notícias da Semana

1ª Noticia No dia 04 de junho a equipe do PRO-JOVEM Campo Saberes da Terra, estiveram reunida na DIRED de Apodi, com o objetivo de traçar experiências com outros municípios, e planejar as atividades do mês em curso. O planejamento acontece a cada 15 dias e tem como objetivo partilhar as vivências e experiências dos jovens camponeses. Na ocasião esteve presente os municípios de Itaú, Severiano melo e Apodi. 2ª Noticia Dia 05, aconteceu a oficina de sindicalização dos novos sócios do STTR, onde na ocasião foram deliberada solicitações deferidas e indeferidas e em analises. No momento foi esclarecido algumas atribuições como: Direitos e deveres dos associados, alem de esclarecimentos de dúvidas dos que estavam presentes. 3ª Noticia No mesmo dia 05, aconteceu a reunião da comissão da 3ª idade, que na ocasião esteve refletindo sobre o cap.5 do estatuto do Idoso, esse que trata da educação, cultura, esporte e laser. Alem disso foi refletido sobre a forma como a sociedade ver ou imagina o idoso no convívio social. 4ª Noticia Dia 06 de junho, o STTR esteve participando da eleição da Associação das comunidades Estreito II, Juazeiro II, Carnaúba Seca, Bela Vista e Arapuá. Onde foi reeleito O presidente Edimilson e nomeado o restante da diretoria na própria assembléia. 5ª Noticia Dia 08 de junho, pela manhã, o conselho do FUMAC, esteve reunido para discutir sobre a organização e fiscalização dos projetos andamentos, assim como visitas aos mesmos.

segunda-feira

Legião Rural

Senhor Deus, O Planeta terra que herdei foi confiscado E eu me consolo em vagar por um solo alheio, E no espelho do passado vejo a terra nascer bela e nua. Meu teto são as estrelas, Estou coberto pela poeira que minha legião levanta pelo caminho da vida. Luto pela terra. Luto pela reforma. Luto pela vida perdida em um confronto por terra. Meu horizonte é um arame farpado, e no gramado estão as plantas dos meus pés. Senhor Deus, Estou de luto, Estou sem terra... Mas ainda luto. Chico Mendes/por Valter Arauto

Portugueses, japoneses e italianos controlam 1 milhão de hectares no Brasil

O cadastro de terras compradas por estrangeiros no Brasil aponta as maiores extensões nas mãos de portugueses, japoneses e italianos. Pelo menos 1,1 milhão de hectares estão em poder de pessoas físicas e empresas dessas três nacionalidades. O documento oferece um perfil dos interessados em nossas terras, mas seus números são imprecisos. A empresa que aparece como maior proprietária, a Veracel Celulose, na Bahia, com 204 mil hectares, afirma ser uma empresa brasileira, embora 50% do seu capital seja da multinacional sueco-finlandesa Stora Enso, uma das maiores empresas de produção de papel do mundo. Em segundo lugar, aparece a concorrente International Paper do Brasil, uma empresa americana com sede no Tennessee e atuação em 20 países.
Por Lúcio Vaz Do Correio Braziliense