sábado

Vem Aí mais um Grande Evento da Comissão de Mulheres do STTR


XI – ENCONTRO DAS TRABALHADORAS RURAIS DE APODI.



TEMA: Produção Agroecológica das Mulheres e Resgate das Sementes.
Data: 10/07/2010
Local: Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi - STTR


PROGAMAÇÃO


7h00min – Caminhada;
8h00min – Café da Manhã;
8h30min – Mística;
9h00min – Apresentação das Comunidades;
9h00min – Exposição de Experiências;
                   P.A Aurora da Serra – Maria Zilene;
                   Agrovila Palmares – Ivanilde (Nova)
                   Rede Xique-Xique – Neneide Viana, Antonieta e Tica;
12h30min – Encerramento.
13h00min - Almoço.

sexta-feira

Tema da Semana

O tema da semana dessa ultima quarta-feira do programa Noticias do Campo, contou com a presença do contador do STTR, Máriton. Ele esteve participando do programa para prestar todos os esclarecimentos necessários aos nossos ouvintes sobre o Certificado Digital.
No momento falou da importancia desse certificado para as Associações, pois sem o mesmo elas estarão em débito com a Receita Federal, onde poderão vir a pagar multa até de 500,00 R$.

O prazo para fazer a Declaração Eletrônica que se encerraria na ultima quarta (30) foi prorrogado até 30 de julho, visto a preocupação das Associações ficarem penalizadas por não cumprirem o prazo anterior.

Mais informações com Máriton ou na sede do STTR/ Apodi.

Noticias da Semana

1ª Noticia
Nesta ultima quinta dia 24 de junho, o STTR esteve participando de uma reunião da FETRAF em Messias Targino, onde na oportunidade foi ponto de pauta o certificado digital, (a DAP eletrônica)alem de outros encaminhamentos importantes para o funcionamento dos sindicatos rurais.

2ª Noticia
Nos dias 25 e 26 de junho aconteceu uma importante intercambio de experiências dos grupos produtivos do município e do Ceará, onde na ocasião estiveram não só conhecendo experiência e o trabalho dos feirantes, mas também das comissões do STTR assim como seu trabalho e histórico sindical. No sábado também visitaram e aprovaram a produção e organização da Feira da agricultura familiar de Apodi, essa que fica ao lado do mercado público, a partir das 05:00 hs todos os sábados.


3ªNoticia
No sábado pela, estivemos avaliando e encaminhando as solicitações de sindicalização de novos sócios que se filiaram ao sindicato, nesta semana. Essa oficina é realizada todo mês, no ultimo sábado de cada mês.


4ª Noticia
Nesta terça, aconteceu a reunião do grupo de jovens do P.A Lage do meio, foi uma discussõ muito importante sobre Liderança Juvenil, esperamos com esses momentos, fortlecer o movimento juvenil eainda quarta a mesma discussão foi relizada com o grupo de jovens de Paraiso.

Comissão de Jovens do STTR discute formação.

A comissão de Jovens do STTR de Apodi esteve nessa Quarta-feira  reunida para planejar a realização de uma oficina de formação de lideranças juvenis, onde na oportunidade também se discutiu sobre as possibilidades de datas sobre  a proxima formação que ocorrerá na Chapada doApodi.

MOVA - Brasil no Bamburral

Aldimar e Nazaré (Monitores do MOVA-Brasil/Bamburral)

Joãozinho - O Bar Man do Arriá

Vai Começar as Quadrilhas - Anarriê

Anavantú

Olha o "Parafuso"

Tem comidas Típicas também.

Segue o São João

Ontem (Quarta-feira, 01/07/2010), a Comunidade de Bamburral esteve realizando o seu Arraiá Comunitário, regado de muita animação toda a comunidade compareceu para prestigiar o evento. Este que teve sua organização encabeçada pelos monitores do Projeto MOVA - Brasil que possuem turmas na comunidade. Maria Nazaré e Aldimar Fernandes mobilizaram todos os seus educandos (as) para a participação do Arraiá na tentativa de promover o resgate da cultura do lugar, não deixando de fora a importância da coletividade, pois todos os educandos contribuíram para o desenvolvimento do evento. Os monitores Maria Nazaré e Aldimar Fernandes agradecem a toda a comunidade que compareceu e colaborou para a efetivação das atividades na noite de ontem.

terça-feira

Produtores rurais de Apodi serão atendidos pelo Seguro Safra 2010


Produtores rurais de todo o município de Apodi no Médio Oeste, vão ser atendidos pelo “Seguro Safra 2010”. A garantia é da Prefeitura Municipal de Apodi via Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que iniciou nesta semana a verificação dos produtores aptos a receber o seguro safra 2010, através de laudo de amostragem enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Seguro Safra é um programa instituído pela Lei n° 10.420 de 10 de abril de 2002, alterado pela Lei nº 10.700, de 09 de julho de 2003 e regulamentado pelo Decreto n° 4.363, de 06 de setembro de 2002, tomando como base o efeito cíclico da seca no semiárido, e com o objetivo de oferecer uma renda mínima aos agricultores de base familiar, que porventura venham a ter prejuízos de 50 por cento ou mais de suas lavouras prejudicadas pela estiagem. Em alguns municipios os produtores rurais deixam de ser atendidos devido a falta de atençao das Prefeituras. Esperamos que em Apodi não ocorra este fato. Se é lei todos as prefeituras municipais do Brasil tem que comprir e não divulgar a "coisa" como se fosse um Progama do Governo Municipal. Pra cima de nós não meus "bicinhos", "nós é agricultor (a), mas nós né besta não.

Referências para esta matéria: Apodi Forte.

segunda-feira

Apodi se despede do Guerreiro.

Na tarde de ontem o município de Apodi se despediu de um dos maiores se não o maior nome no que diz a ação social do nosso município. Com muita emoção milhares de pessoas lotaram a praça Getúlio Vargas em frente a Igreja Matriz para agradecer e se despedir desse ícone Apodiense Padre Theodoro Johannes Franciscus Snijders. Foi ele que implantou o embrião da organizaçõa social da sociedade Apodi nos anos 1970, na comunidade de Água Fria onde fez mensão das mobilizações que ocorreram na agricultura ontem emocionado em seu discurso o Padre Theodoro. A ele o nosso muito obrigado ao incansável GUERREIRO.