quarta-feira

ASA já identificou 75% das escolas rurais que terão cisternas

Processo de seleção das escolas termina este mês. Até o momento, as instituições estão situadas em 130 municípios do Semiárido.

Verônica Pragana - ASACom

As organizações que fazem parte da ASA e estão responsáveis pela execução do Projeto Cisternas nas Escolas selecionou 630 escolas rurais de 130 municípios para receber os reservatórios de 52 mil litros. Este número equivale a 75% das cisternas previstas. As 213 escolas restantes serão identificadas até o final deste mês.
O projeto está na fase de mobilização dos atores sociais que responderão pela sustentabilidade futura do projeto - prefeitura, comunidade escolar, comunidades nas proximidades da escola, organizações da sociedade civil, comissões municipais da ASA, entre outros.
A seleção das escolas é feita a partir de um levantamento de 2007 do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa traçou um mapa das escolas a partir de seu acesso à água. As escolas sem nenhum tipo de abastecimento serão as primeiras atendidas pelo projeto Cisternas nas Escolas.
Pelo levantamento do MEC/Inep, em 1.416 municípios de 11 estados (do Espírito Santo ao Maranhão) existem mais de 37,6 mil escolas rurais, das quais mais de 75% (28,3 mil) não têm nenhum tipo de abastecimento de água.
“Reconhecemos que a cisterna na escola é um dos elementos que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação no Semiárido. O desafio está em nossas mãos. E vamos colocar nosso conhecimento, nossa capacidade de mobilização, técnica e política a serviço das crianças e adolescentes nas escolas da região”, assegura um trecho do documento “Subsídios para trabalho cisternas nas escolas/ASA”, elaborado para as organizações da Articulação empenhadas na ação.
As organizações da ASA contam a seu favor a experiência na execução do Programa Um Milhão de Cisternas, que tem construídos reservatórios de 16 mil litros em casas de famílias agricultoras. Já foram construídas mais de 294 mil cisternas, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas.
O projeto Cisternas nas Escolas é realizado pela ASA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Cooperação Espanhola, e apoio do Unicef.
FONTE: Site da ASA

ASA divulga carta de apoio à Dilma

A Articulação no Semiárido (ASA Brasil), formada por mais de mil organizações da sociedade civil que atuam na região, divulga à sociedade uma carta de apoio à candidata Dilma Rousseff.
Destacando que um dos resultados da ação da rede é a “ruptura com a indústria da seca e com uma tradicional política coronelista, atrasada e cruel, liderada pelas oligarquias locais, que encontram hoje, nos partidos de direita, uma nova roupagem para as mesmas velhas práticas de manutenção do poder”, a ASA reconhece no Governo Lula um espaço de diálogo com os movimentos sociais que permitiu a ampliação da ação da rede e o fortalecimento da luta pela dignidade das famílias do Semiárido. Através do trabalho da ASA, mais de um milhão e meio de pessoas têm garantido o acesso à água de qualidade.
“Não podemos permitir que este segundo turno se torne numa ameaça de retrocesso no campo do diálogo entre governo e sociedade, no controle social das políticas públicas e especialmente no que se refere às políticas de convivência com o Semiárido”, relata a carta. Mais à frente, o documento grifa: “A ASA acredita que estas condições serão continuadas e ampliadas a partir da eleição de Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil”


FONTE: Site da ASA


Aluno interessado em entrar no IFRN tem até hoje para pedir isenção de taxa

Os interessados em concorrer a uma das vagas do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN) em Macau só tem até hoje para requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição ao processo seletivo às vagas disponibilizadas nos cursos de Recursos Pesqueiros e Química. O calendário para o recebimento dos pedidos de isenção foi aberto na segunda-feira, 18.
Segundo o órgão federal, o processo seletivo se voltará para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada e compreenderá o primeiro semestre letivo de 2011. Dentre os que podem requerer a isenção do pagamento da taxa constam quem estiver inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal e for membro de família de baixa renda.
A solicitação deverá ser oficializada até às 17h de hoje, diretamente no Campus do IFRN em Macau. O requerimento deverá estar acompanhado da comprovação de inscrição no CadÚnico e de declaração assinada pelo candidato e seu responsável legal, caso seja menor de 18 anos de idade. No preenchimento do requerimento, será obrigatória a informação do número do CPF do candidato que solicitar a isenção da taxa de inscrição.
O resultado do requerimento será fornecido ao candidato até cinco dias úteis após o término do período previsto para requerer a isenção, de modo a possibilitar, no caso de indeferimento, a inscrição do candidato por meio do recolhimento da taxa de inscrição. A inscrição do candidato dispensado do pagamento da taxa será efetuada no mesmo período dos demais candidatos e seguirá os mesmos procedimentos, exceto o pagamento da citada taxa de inscrição.

VAGAS

São oferecidas 20 vagas no curso de Recursos Pesqueiros e outras 20 no curso de Química na unidade do IFRN em Macau. O órgão destacou que o calendário de atividades do processo seletivo ficou assim estabelecido: solicitação de isenção da taxa de inscrição, de 18 a 20 de outubro; inscrição, de 26 de outubro a 5 de novembro; pagamento da inscrição, de 26 de outubro a 8 de novembro; entrega dos cartões de inscrição, de 29 de novembro a 12 de dezembro; prova, 12 de dezembro; resultado da prova objetiva, 22 de dezembro; resultado da prova discursiva, 11 de janeiro de 2011; resultado final, 18 de janeiro de 2011.

Fonte: Jornal de Fato