quinta-feira

Assentamento São Manoel realiza hoje inauguração da Reforma das Residências

A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Rio Grande do Norte fará a inauguração da reforma de 26 casas no Projeto de Assentamento São Manoel, em Apodi, no Território da Cidadania do Sertão do Apodi, na região Oeste do Estado.
A festa está agendada para esta quinta-feira (28), às 15h30, na agrovila do assentamento, contando com a participação do superintendente do Incra/RN, Paulo Sidney Gomes, e dos moradores do PA São Manoel.
O sonho da casa própria reformada, com piso novo, quarto para os filhos, sala de TV, cozinha arejada e varanda ao redor da residência tornou-se realidade em 173 assentamentos rurais do Rio Grande do Norte. De 2008 até agora, o Incra está investindo R$ 58.532.000,00 para reformar 11.539 residências em todas as regiões do Estado.
Das 11.539, até o início de outubro, foram concluídas reformas em 7.388 habitações. Outras 1.367 estão sendo reformadas e 2.784 com recursos na conta das associações dos assentamentos para iniciar a recuperação ainda neste ano. São recursos na ordem de R$ 5 mil para cada família que tem transformado as agrovilas dos assentamentos em verdadeiros canteiros de obra, além de aquecer as vendas no comércio de material de construção no interior do Rio Grande do Norte.
Fonte: Jornal de Fato

terça-feira

Você quer voltar para a lama tucana?

O blog Seja Dita a Verdade teve a boa idéia de recordar o tempo dos tucanos – FHC e seus amigos José Serra, Ricardo Sérgio, Eduardo Jorge, Sérgio (Serjão) Motta, irmãos Mendonça de Barros e tanta gente mais – através das capas de Veja, a mais tucana das revistas. A sessão nostalgia valeu o esforço, até porque o candidato Serra, no atual papel de vítima inocente de adversários malvados que o atacam na rua com bolinhas de papel, refugia-se nos santinhos para apagar o passado.
Desde o início da campanha o atual candidato do PSDB, cujo sonho de consumo na fase pre-eleitoral era formar chapa com José Roberto Arruda (“vote num careca e leve dois”, lembram-se?), jura a todo momento que é “ficha limpa” e “ético”, sem mácula na carreira política, e que no seu partido não há “ficha suja”. Chegou mesmo a rotular de “blogs sujos” aqueles que ousam expor suas práticas habituais, passadas e presentes. Mas não é essa a história que as capas de Veja contam.
A particularidade sobre aquele amontoado de escândalos é que os tucanos perceberam, desde o primeiro momento, que para garantir a impunidade bastava impedir as investigações do Ministério Público (inventaram a figura do Engavetador-Geral da República), da Polícia Federal (só no governo Lula ela foi adequadamente equipada para levar avante as investigações de corrupção), do Congresso (impedido com compra de votos de formar CPIs) e da mídia (silenciada, em seguida às denúncias, pela propaganda oficial, compra de assinaturas e outras benesses).
Isso permite que tucanos circulem por aí hoje jurando que foram difamados e caluniados. Como observou o Seja Dita a Verdade e confirmam as capas da revista que hoje serve aos próprios tucanos mediante recompensa em anúncios e assinaturas milionários, de 1995 a 2002 os casos de corrupção, dossiês, caixa dois, propinas e maracutaias em geral enriqueciam capas de revistas e primeiras páginas de jornal, ainda que depois as denúncias desaparecessem subitamente.
Naquele tempo, distante do país e com a atenção desviada para outros escândalos (os casos de sexo e demais trapalhadas do presidente Bill Clinton, alvo permanente da fúria republicana), sobrava-me pouco tempo para acompanhar nossa mídia de forma sistemática. Mas ela própria tinha o cuidado, em tempo de eleição presidencial, de somar-se aos então donos do poder, num esforço conjunto para impedir que o inimigo comum, Lula, ganhasse e mudasse as regras do jogo. Pelo menos até 2002.

Aí vão, em ordem cronológica, algumas das mais sugestivas capas de Veja.

Primeiro mandato FHC – 1995-1998



17-02-1995

29-11-1995

05-11-1997

19-11-1997

06-05-1998

06-05-1998

18-11-1998

25-11-1998

 Segundo mandato FHC – 1999-2002


21-01-1999

10-03-1999 

21-04-1999

28-04-1999

06-06-1999

09-02-2000

05-04-2000

19-07-2000

11-04-2001

02-05-2001

06-06-2001

09-05-2002

29-05-2002

Fonte: Blog do Argemiro Ferreira

APAVA se reune Hoje para Discutir o DRS do Arroz


Hoje apartir das 15h00min da tarde a Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi (APAVA) estará se reunindo com Dirigentes do Banco do Brasil na Agência de Apodi pra discutir o DRS do Arroz. Na Oportunidade estarão presentes as seguintes entidades BB, STTR, SEAPAC e APAVA.   

segunda-feira

Chuva inesperada não muda período de forte seca em toda a região.


Já fazia mais de 200 dias seguidos que não chovia na região Oeste do Rio Grande do Norte, sobretudo em Mossoró. A seca que assola o Estado e a região foi destaque, inclusive, na última sexta, 22, no Jornal Nacional da TV Globo. Entretanto, um fato climático causou surpresa até mesmo para os meteorologistas. Uma chuva moderada por volta da zero hora de sábado, 23, trouxe alguma esperança, mesmo sabendo que os meses de outubro e novembro são considerados os mais secos do ano.
A Estação Pluviométrica da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) mostra que choveu em Mossoró entre 12,7 (estação da Ufersa) e 24 milímetros (Centro de Mossoró). Para este domingo, a previsão era ainda de mais chuvas, segundo informava a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). No entanto, os técnicos da Emparn adiantam que o quadro de seca não deverá mudar na região.
Segundo Gilmar Bistrô, meteorologista da Emparn, a chuva que caiu em boa parte da noite de sexta e no sábado é decorrente de uma frente fria vinda da região Sudeste e que "raramente atinge o Nordeste". Para Gilmar, a chuva em Mossoró causou ainda mais espanto. "Já tínhamos a previsão de alguma pancada de chuva no Estado, mas não imaginávamos que chegaria até Mossoró. Acreditávamos que a frente no máximo chegasse ao Alto Oeste" explica o técnico. A volta de relâmpago do período chuvoso é decorrência direta do fenômeno climático "La Nina", que provoca um resfriamento nas águas do Oceano Pacífico e que atualmente está 2 graus a menos que o normal. "O fenômeno associado à umidade vinda do Atlântico está facilitando a formação de períodos chuvosos no país", diz Gilmar.

ESTRAGOS

Em Mossoró, a chuva da madrugada de sexta para o sábado não provocou maiores estragos. Na Rua Wenceslau Braz, bairro Bom Jardim (zona norte), fios de alta tensão caíram e equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) passaram toda a manhã de ontem resolvendo o problema. Em alguns pontos da cidade também houve registro de falta de energia, devido ao desligamento automático do sistema, provocado pela queda da fiação.

Fonte: Jornal de Fato.