quinta-feira

Nesta Sexta (04) Inicirá o Torneio Leiteiro do Sítio do Góis.

Foto: Internet
Acontecerá de 04 a 06 de novembro mais uma edição do torneio leiteiro do Sítio do Góis. A Região do Sitio do Góis localizada na Chapada do Apodi /RN, tem na caprinocultura sua principal fonte de renda.

A caprinocultura leiteira do Sítio do Góis atravessa um período de crise por fatores como o atraso no pagamento do programa do leite pelo Governo do Estado, além de roubos e crimes na comunidade. Dessa forma o torneio leiteiro, além da competição pela melhor cabra, intercâmbio entre produtores e palestras técnicas promoverá a discussão desses gargalos junto aos produtores e os diversos atores envolvidos na Cadeia da caprinocultura leiteira da Região Oeste.

Durante o evento acontecerão as seguintes atividades:

· Torneio Leiteiro de Cabras:
para estimular a produção de leite e o melhoramento da produtividade do rebanho oestano;

· Competição do Bode tarado:
Objetivando estimular no produtor a importância da qualidade reprodutiva dos machos utilizados como procriadores. Serão avaliadas as características quanto a libido e as variáveis quantitativas e qualitativas do sêmen de bodes.

· Circuito Peso Pesado de Ovinos e Caprinos:
Buscando fomentar o correto manejo produtivo e genético dos rebanhos, estaremos realizando competições nas duas espécies, premiando o criador/ animal que apresentar o animal dente de leite de cada espécie com o maior peso.

· Exposição de produtos:
Serão apresentados os produtos da agricultura familiar (Mel, Queijos, rapadura, artesanatos, etc.) e utensílios, gerando oportunidade de negócios e divulgação dos produtos da região.

· Mesa redonda sobre a comercialização do leite:
com o objetivo de discutir os gargalos que dificultam a expansão da atividade, serão realizados debates sobre a produção de leite com qualidade, beneficiamento e comercialização dos subprodutos.

· Feira de animais: Serão expostos animais para comercialização.

O Torneio leiteiro do Sítio do Góis é uma realização do Comitê Gestor da Caprinovinocultura da Região Oeste, juntamente com a ASFOCO, COOPERVIDA, Associação do Sítio do Góis e SEBRAE, e apoio da Prefeitura municipal de Apodi, Câmara municipal de Apodi, Comércio local, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, IFRN campus Apodi, FUNCERN e outros.

Maiores informações podem ser obtidas com Babá (9600-4730), Evandi (9972-7319), Renato (9924-7331), Felipe (9414-0776) ou Faviano (9411-8886).


Fonte: Apodi Baixo do Pano

Um comentário:

troianos-info.blogspot.com disse...

Olá Gostei da matéria, tambem tenho um Blog.
Preciso de informações da Miss 2011 de Apodi
Obrigado
Silvio