sábado

EMPARN prevê Pancadas de chuvas durante Carnaval




FOTOS:  MARCELO BENTO
Emparn prevê chuvas fortes durante
o período de Carnaval em todo o Estado.



A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) prevê chuvas fortes durante o período de Carnaval. Aliás, o meteorologista Gilmar Bistrot informa que o inverno neste ano será acima do normal e alerta as autoridades para se prepararem para possíveis inundações, como aconteceu em 2009, principalmente, no Vale do Açu e do Apodi.
Em 2001 já houve uma pequena temporada de chuvas, que causou estragos na região do Trairi. Agora, conforme a Emparn, depois de um veranico, as chuvas retornaram. Para os especialistas, o período chuvoso será mais intenso nos meses de março e abril. Neste início de março, três pequenos açudes se romperam destruindo o acesso à cidade de Campo Grande via BR-110.
No Rio Grande do Norte, em 2008, o inverno foi forte, tão forte que muitos dos agricultores da chapada do Apodi perderam a safra de milho, feijão e sorgo. Em 2009, o inverno foi considerado moderado, adequado para a produção de legumes. Se destacou a produção de cebola em Baraúna, que obteve safra recorde, com os produtores lucrando bem.
Em 2010, o inverno foi fraco. Insuficiente para o pequeno produtor colher o feijão e milho em regime de sequeiro. Inverno fraco é sinônimo também de prejuízo para os produtores de castanha e caju. Na Serra do Mel, que tem 4 milhões de pés de cajueiros, a produção foi apenas 20% da safra de 2009, quando foram produzidos quase 20 mil toneladas de castanha.
Para este ano, a expectativa maior é com relação ao pequeno produtor rural, que perdeu a safra em 2008 devido ao inverno forte e perdeu a safra em 2010 devido ao inverno fraco. Esperam boa safra, apesar da previsão da EMPARN prever inverno superior ao de 2009. Para a defesa Civil Estadual, além do Vale do Açu e do Apodi, Mossoró também inspira cuidados.
Na região serrana de Martins e Portalegre, as respectivas prefeituras investiram na manutenção das galerias da subida da serra, como forma de reduzir as chances de desabamentos. Os bombeiros e as equipes de defesa civil estão preparados para possíveis evacuações, tanto no Vale do Açu como do Apodi. Em Ipanguaçu, o trabalho tem recebido mais atenção no bairro Maria Romana.
Fonte: Jornal De Fato

sexta-feira

Mas o que é o Carnaval mesmo?

No Brasil, existe uma crença generalizada de que o carnaval é perfeito para fazer tudo aquilo que se quis durante o ano todo, mas que por razões diversas não foi possível fazer... É tempo de se fantasiar, brincar, se divertir, "soltar a franga", enfim. É no carnaval também que parece haver uma tolerância maior em relação ao comportamento sexual. Também temos que nos preocupar com relaçõa ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, que contecem de forma exagerada. E a questão é a seguinte: há várias vidas em "jogo" onde por imprudencia de alguns outros não podem serem penalizados. 
Faça com que este carnaval lhe traga apenas boas lembranças, curtir o carnaval não é sinônimo de exagero, mas sim de uma época especial de muita festança com os amigos e a família.
Em fim lembre-se de que a vida continua depois do carnaval e que ela pode se tornar muito melhor ou muito pior. Só depende do que você fizer com ela.
Sucesso e Paz para todos nós e um Bom Carnaval é Claro.
Por: Agnaldo Fernandes

Bombeiros do RN dão dicas para um Carnaval Seguro


Divulgação/Bombeiros
Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Carnaval. Tempo de viajar para cidades e municípios onde são realizadas festas carnavalescas, para praias, lagoas e parques aquáticos. Mas você só se preocupa em diversão ou tem um comportamento preventivo contra acidentes?
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte desenvolverá no período de 04 a 09 de março, a Operação Carnaval 2011, com o objetivo de assegurar à sociedade potiguar e seus visitantes, proteção pública contra incêndios, acidentes e prevenção aquática nas praias mais movimentadas em todo o Estado.
Para ter um Carnaval seguro, o Corpo de Bombeiros disponibilizou um relatório com dicas que podem ajudar a população a prevenir acidentes e outros problemas.
As sugestões vão desde o momento de sair de casa até o local da festa. O Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante do Corpo de Bombeiros diz que a prevenção é a principal ação dos bombeiros e a que mais salva vidas! "Os foliões aos saírem da casa devem tomar todas as medidas de segurança possíveis para evitar acidentes em sua residência, principalmente os relacionados com a rede elétrica ou com o gás de cozinha", ressalta.
Aos que tem filhos menores ou pessoas de idade avançada em casa, os bombeiros recomendam não deixá-los sozinhos.
ntes de viajar, os bombeiros indicam ao folião que fique atento ao planejamento da viagem, inclusive períodos de descanso. A melhor opção é viajar de dia, em condições de boa visibilidade. No volante, a recomendação é para o condutor manter sempre a calma e evitar conversas e distrações, jamais se descuidar da sinalização e nunca parar na pista ou trafegar no acostamento. “Aos primeiros sinais de cansaço, o condutor deve parar em lugar seguro para relaxar. Já as ultrapassagens devem acontecer somente em locais permitidos e quando tiver certeza das condições de segurança”, disse o Coronel.
Mas não é só em casa que os cuidados devem ser tomados. No local do carnaval é importante ficar atento. Evitar tumulto. Se estiver em um, afastar-se com cautela, sem correria. É bom evitar a hostilidade com as pessoas, afinal, em locais com muita gente a paciência é fundamental.
O Comandante dos Bombeiros diz também que se o folião perceber movimento de violência é preciso avisar um agente público de segurança (Polícias civil ou militar, Corpo de Bombeiros). Com as crianças o cuidado deve ser redobrado e a identificação é sempre importante. "É bom colocar uma identificação com o nome da criança, endereço e número de telefone e pendurar em seu pescoço ou colocar como pulseira em seu braço. Se ela se perder é mais fácil ajudar", comenta o Comandante.
E aos que encontrarem alguma criança perdida, ele sugere que seja entregue a um policial ou bombeiro. Os responsáveis por ela podem ter como referência para procura, a delegacia de polícia mais perto local do desaparecimento e, em caso de praia, no posto de salvamento dos Guardas Vidas.
Para ter um carnaval alegre e sem confusão, brincar de forma saudável é a dica mais importante para todos os foliões. “Estamos trabalhando para tornar este carnaval o mais seguro dos últimos anos, mas cabe ao folião fazer a sua parte. Seguindo as dicas de segurança do Corpo de Bombeiros, o folião terá a certeza que vai brincar com tranqüilidade e sem supressas desagradáveis”, concluiu o Coronel Dantas, Comandante do CBMRN.

Dicas ao sair de casa:
Verifique se o botijão de gás está fechado;
Verifique se os aparelhos elétricos estão desligados, inclusive com o cabo de força retirado da tomada, se existir algum que deva permanecer ligado, certifique-se que o mesmo ficará em uma tomada exclusiva, evitando a sobrecarga;
Evite deixar crianças menores e/ou pessoas com idade avançada, sozinhas em casa;
Se na sua casa estiver sem energia elétrica, e você estiver usando vela ou similar, certifique-se que essas fontes de calor ficarão apagadas;

No local do evento:
Ao observar tumulto de pessoas não se aproxime;
Se estiver no meio de um tumulto afaste-se com cautela, sem correria;
Evite a hostilidade com as pessoas;
Ao perceber a formação de vândalos, comunique o mais rápido possível a um agente público de segurança;
Se você vai levar criança para o evento, coloque no pescoço dela uma identificação com o nome, o endereço e o nº do telefone;
Ao encontrar uma criança perdida leve-a até um agente público de segurança (Policial Militar, Bombeiro Militar .....)
Se perder uma criança, procure-a na delegacia mais próxima.
Evite usar fogos de artifícios;
Ao encontrar alguém caído no chão, informe a um Agente Público de Segurança;
Evite usar fantasias que possua partes pontiagudas;
Evite aproximar demais do palco;
Evite acessar lugares altos (caminhões, árvores, telhados, muros etc.);
Evite tocar e ou puxar fios elétricos que estejam estendidos no chão;
Se ingerir bebida alcoólica não dirija, se dirigir não beba;

Em casos de acidentes de Trânsito
Ao deparar com acidente mantenha a calma.
Sinalize o local (a uma distância de pelo menos 200 m), isso evita outros acidentes.
Mantenha a vítima calma e informe-a que o socorro esta a caminho.
Havendo outros voluntários trabalhe em equipe.
Não execute primeiros socorros se você não for treinado, isso pode agravar a situação da vítima.

Nos rios, lagoas e balneários
No barco, caiaque ou lancha, use sempre os equipamentos de segurança. Se o barco virar, você não corre o risco de se afogar.
Nunca tire os equipamentos de segurança nem mergulhe em águas desconhecidas.
Mantenha distância das pedras escorregadias, pois o que lhe parece bonito e atrativo constitui também um perigo de traumas e afogamento.
Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves e beba moderadamente. Dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio.
Não deixe crianças pequenas e que não sabem nadar brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas.
Fonte: DN Online

BNB regulariza dívidas rurais com até 85% de desconto

Observando o que dispõe a Lei nº 12.249, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vem efetuando a remissão e liquidação de dívidas rurais. Regulamentada pelo Ministério da Fazenda, por meio do decreto nº 7.339, a medida já possibilitou a regularização de, aproximadamente, 116 mil operações junto ao Banco, o que corresponde a 20% do volume total.
No Rio Grande do Norte, 25.951 operações estão enquadradas na Lei. Até o início de fevereiro, 27% destas já haviam sido regularizadas, totalizando cerca de R$ 33,5 milhões. “Temos uma expectativa bastante positiva de enquadramentos, uma vez que as agências dispõem de todas as informações necessárias para realizá-los. Em pouco mais de três meses de trabalho, foram enquadrados mais de 88 mil clientes”, destacou o superintendente da Área de Recuperação de Crédito do BNB, José Andrade Costa.
De acordo com a Lei, clientes do Banco com operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001 e que totalizem o valor máximo de R$ 35 mil poderão liquidar suas dívidas com descontos que chegam a 85%, a depender da localização do empreendimento.
“O recálculo das operações é feito sem quaisquer juros de atraso, multas ou outras sanções, ressaltando que, independente do estágio em que se encontra a cobrança, o cliente pode procurar sua agência de relacionamento e quitar a dívida, tornando-se apto a adquirir novos créditos”, explicou o gerente de Terceirização e Cobrança de Crédito do BNB, Rodrigo Bourbon.
No caso de crédito coletivo – concedido para cooperativas e associações –, o saldo devedor atualizado é dividido pela quantidade de cooperados e associados existentes à época da contratação, a fim de se apurar se a dívida será remida ou liquidada.
A remissão das dívidas beneficia clientes cuja dívida atualizada até 14 de junho do ano passado seja de até R$ 10 mil. Nesse caso, o Banco do Nordeste fará o processo automaticamente, enviando correspondência ao cliente para comunicar o enquadramento. Já para a liquidação com desconto, é necessário aderir ao processo com, no mínimo, um mês de antecedência do prazo estabelecido na Lei, cujo encerramento acontece em 30 de novembro.
A medida beneficia, em toda área de atuação do Banco, cerca de 570 mil clientes, entre mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações
.
Fonte: NoMinuto.com

COMUNICADO!!!

Reunião do Forúm no mês de Fevereiro
Em virtude da Proxíma Quarta - Feira (09 de Março) se tratar de um feriado a Reuinião do Forúm da Agricultura Familiar de Apodi que de costume estava sendo relaizada na segunda Quarta - feira de cada mês será realizada no dia 16 de Março no Auditorio do STTR de Apodi a paratir das 8h00min da manhã. Assim que for leaborada a pauta desta Assémbleia divulgaremos aqui no blog.
Atenciosamente: A Coordenação do FOAFAP. 
Por: Agnaldo Fernandes

quinta-feira

MOVA – Brasil e STTR de Apodi: Parceria que esta dando certo.

 
Presidente do STTR de Apodi prestigia Evento de Abertura do Projeto MOVA – Brasil.
Companhia Ciranduis
Na última Segunda – Feira (dia 28 de Fevereiro) o Projeto MOVA – Brasil deu início as Formações par todo o seu público, onde no decorrer da execução do Projeto ira capacitar Coordenadores Locais, Monitores e vários educandos que tiveram o direito da educação negado pelos ideais de uma Classe elitista que dominou durante muito tempo o nosso país.
 
Francisco Edilson Neto - Fazendo Relato 
Várias autoridades prestigiaram o Evento de Abertura das Atividades de Formação que esta sendo realizada durante toda essa semana em Assú/RN. O presidente do STTR de Apodi FRANCISCO EDILSON NETO emocionou a todos (as) presentes ao fazer um breve relato de seu processo de alfabetização, quando este foi solicitado pela Coordenadora Estadual, a Prof.ª ELIANE BANDEIRA; que ressaltou que aquele momento era bastante gratificante, pois “são os relatos de superação e percepção de mundo dos educandos que eles se transformam em sujeitos ativos, capazes de mudar a sua realidade”, Finalizou Eliane Bandeira.
Auditorio da UERN em ASSÚ lotado.
Na oportunidade os Coordenadores Locais apresentaram aos parceiros do Projeto cada um dos 12 Núcleos que compõem o Pólo do MOVA – Brasil. A Coordenadora Local de Apodi, a Pedagoga EDJANETE FERNANDES fez uma belíssima caracterização do Município de Apodi, relatada na voz da Poetisa Dona FRANCINA MOTA, que arrancou aplausos nos versos lidos.
Além dos já citados até aqui estiveram presentes: JAÍLSON (PETROBRAS - FUP), PÔLA PINTO (FRETRAF-RN), ERALDO (Pres. Do PT/RN), entre outras autoridades do Estado.
Os 12 Educadores do município de Apodi e mais 03 do município de Felipe Guerra Estarão retornando amanhã juntamente com a Coordenadora Local para darem andamento no processo de instalação das turmas e iniciarem as aulas a partir do dia 14 de Março.
Por: Agnaldo Fernandes

Pense Bem:

"Sucesso é a capacidade de enfrentar o fracasso sem perder o entusiasmo"

Açudes particulares representam risco.


FOTOS:  CEZAR ALVES
Alguns reservatórios, como o açude Grande
, em Caraúbas, representam risco.

Com mais de 5 milhões de metros cúbicos de água, o Rio Grande do Norte tem 46 açudes, destes 19 são de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e o restante pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Menor do que isto, segundo a Semarh, existe um número incalculável de pequenos açudes em propriedades privadas.
E são exatamente estes açudes que estão se revelando perigosos. O primeiro exemplo vem de Tangará. Na primeira temporada de chuvas, o açude Guarita, de 4,5 milhões de metros cúbicos, recebeu uma grande quantidade de água de outros três pequenos açudes que se romperam depois de uma chuva de 220 milímetros. O Guarita transbordou e quase e por pouco não se rompeu causando uma tragédia.
A grande quantidade de água arrastou um carro por 10 quilômetros e por pouco não matou o motorista. Se a parede tivesse rompido, teria inundado dezenas de pequenas comunidades em cinco cidades do Trairi. Boa Saúde, por exemplo, teria sido atingida em pelo menos 50% da área urbana. Este açude recebeu reparos emergenciais e está fora de risco de rompimento.
O segundo exemplo do risco que representa os pequenos açudes sem manutenção nas propriedades privadas vem de Campo Grande. Segunda-feira, depois de uma chuva de 100 milímetros, três pequenos açudes se romperam na região entre Caraúbas, Campo Grande e Upanema, fazendo subir cerca de 10 metros a água no leito do riacho Ariosa, destruindo mais de 30 metros da BR-110, entrada de Campo Grande. Duas motos e um carro foram arrastados.
Os passageiros das motos conseguiram sair antes. No carro havia uma idosa e duas crianças (uma de 3 meses), que foram resgatados. O veículo foi arrastado por mais de 1 quilômetro e só foi encontrado após dois dias de buscas. Na noite de terça-feira para quarta-feira, outro açude se rompeu na zona rural de Campo Grande, desta vez sem prejuízos materiais, pois a água se acomodou numa lagoa maior.
O fato real é que os açudes com mais de 5 milhões de metros todos estão precisando de reparos, um trabalho anual de manutenção. É o caso do Açude do Pataxó, no município de Ipanguaçu, que armazena 24 milhões de metros cúbicos de água. Este açude está com vegetação densa e muitas erosões na parede. O levantamento do estado destes açudes foi feito pela coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arque Freire de Medeiros.
Segundo Joana D'arque, a parede precisa de reparos, mas aguenta bem o inverno e logo em seguida haverá um trabalho de recuperação em todos. Alguns açudes não foi possível esperar. Foi o caso de Apanha Peixe, em Caraúbas, que estava na iminência de se romper. "Através de um convênio com o Dnocs, investimos mais de R$ 500 mil na recuperação da parede do açude Apanha Peixe, que é importante para a economia da região", diz o prefeito Ademar Ferreira, de Caraúbas.
Além deste reservatório, o prefeito informou que Caraúbas tem pelo menos outros 15 pequenos açudes em propriedades privadas. "Estamos visitando um a um e observando as condições. Observamos que em alguns casos já existe uma erosão muito grande nas paredes e vamos buscar uma solução para evitar o que aconteceu em outras cidades com rompimento de pequenos açudes em cadeia", diz o prefeito Ademar Ferreira, destacando o trabalho da Defesa Civil do município.
O Dnocs informou que investiu na recuperação de vários açudes importantes do Rio Grande do Norte. Destacou o trabalho que concluiu recentemente na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu. Neste reservatório, foram fechadas as erosões e reconstruídas as galerias de escoação. Também vai passar por reparos a Barragem de Pau dos Ferros, Gargalheiras em Acari e Itans, em Caicó. O problema é que esta manutenção só é possível ser feita depois do inverno.
Fonte: Jornal De Fato

Inverno deste ano preocupa a Emparn

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) ratificou na manhã desta quarta-feira, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, em Natal, a sua preocupação com os efeitos do inverno em diversos municípios do Estado.
O meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, alertou que no RN as chuvas serão acima do normal e que teremos um inverno rigoroso, como em 2009, que deixaram milhares de desabrigados em várias regiões, destruíram pontes e estradas e cidades alagadas. "Evidenciamos nos últimos 15 dias aquecimento das águas do Atlântico Sul e um esfriamento nas águas do Atlântico Norte, o que garante chuvas fortes", disse.
O meteorologista disse que este ano já houve inundações no Agreste, os grandes açudes do Estado estão quase cheios e que a Emparn está fornecendo os dados técnicos para que sejam tomadas as devidas providências. "A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 80% de capacidade e a Santa Cruz também está com grande volume de água. A preocupação maior é com os municípios dessas áreas, como Ipanguaçu, Baraúnas, Alto do Rodrigues e tantos outros", disse.
Para o meteorologista, os dados disponíveis até agora indicam que há grandes possibilidades de enchentes e sangria dos grandes reservatórios.
Gilmar ressaltou que ações preventivas devem ser adotadas para evitar que se repitam os acontecimentos registrados em 2008 e 2009, quando os municípios de Assu e Ipanguaçu, por exemplo, sofreram com as chuvas e viram mais de quatro mil pessoas ficarem desabrigadas. Além disso, centenas de casas foram destruídas ou danificadas e a agricultura, principal fonte econômica, praticamente se perdeu toda nos dois anos.
Diversos prefeitos participaram da audiência pública. Muitos deles da região do Vale do Açu, que se encontra em área de alto risco.
No final, os prefeitos não tiveram muito a comemorar. "A discussão travada aqui já é bastante antiga. Falaram de necessidades que já são conhecidas, como o desassoreamento do Rio Piranhas-Açu, a construção da Barragem de Oiticica e a abertura das comportas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves", enfatizou o prefeito de Assu, Ivan Júnior.
A única informação que animou os prefeitos do Vale do Açu foi o anúncio da realização de consultoria completa dos principais rios do Estado, começando pelo Piranhas-Açu. O serviço será realizado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), segundo informou o seu coordenador estadual, João Guilherme de Souza.

Defesa Civil afirma que não pode evitar prejuízos
Durante a audiência pública, o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente coronel Josenildo Aciolly, afirmou que não pode evitar os prejuízos causados pelas chuvas. Para ele, o que se pode fazer são ações preventivas de minimização dos danos.
Segundo o coordenador, a Defesa Civil está visitando os municípios e as principais áreas de risco. "Estamos atuando em trabalho conjunto com a Defesa Civil dos municípios e as prefeituras. Após essa etapa, enviamos relatórios para o Corpo de Bombeiros e Secretaria de Justiça, para que sejam tomadas as devidas providências", afirmou.
O tenente coronel disse ainda que o problema dos açudes não é só a falta de manutenção. Para ele, o problema maior é o fato das pessoas construírem em áreas de risco.
Durante a audiência, Josenildo Aciolly solicitou à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) uma parceria. Ele pediu à UFRN uma contribuição científica com a Defesa Civil do Estado.
Ele também afirmou que esse debate é de extrema importância para pautar as discussões necessárias de cada órgão e alertar a população quanto ao trabalho da Defesa Civil.
O coordenador fez ainda um alerta às prefeituras que ainda não têm Defesa Civil. "Os municípios que não têm Defesa Civil precisam de atenção redobrada, já que não possuem um órgão que articule, que faça um planejamento em caso de desastre", alertou.
Fonte: Jornal De Fato

quarta-feira

Período de chuvas no Maranhão deixa milhares de desabrigados

 Em Trizidela do Vale, interior do Maranhão, milhares de pessoas tiveram que sair de casa por causa da chuva. O rio Mearim, que corta a cidade, transbordou e está cinco metros acima do nível normal, invadindo as ruas mais baixas. Casas foram tomadas pela água expulsando os moradores. O trânsito que é sempre tranquilo na cidade, ficou muito confuso nesta terça-feira (1), situação que não deve ser diferente nesta quarta-feira.

A Defesa Civil diz que o número de desabrigados está em 4 mil e este número deve subir, já que o período de chuvas no Maranhão está apenas no início. A preocupação é com o desalojamento de mais famílias.
Fonte: g1.com

Confira 15 dicas para um carnaval mais seguro

 

Para brincar o Carnaval em paz, o folião não pode se descuidar da segurança. A aglomeração de pessoas em espaços limitados (salões de clubes, avenidas, sambódromos e praias), somada ao consumo de bebidas alcoólicas, facilita a ocorrência de furtos, assaltos e outros atos de violência.

Dicas
- Não saía para a folia objetos de valor, como jóias, bijuterias, relógios e celulares. Tenha apenas o documento de identidade, o cartão do plano de saúde, dinheiro para pequenos gastos e muita disposição para brincar.
- Ande sempre com uma lista de telefones úteis, como os da delegacia mais próxima e de hospitais de plantão. É bom, também, carregar um cartão com um telefone para contato, e o nome de um hospital para onde você seria levado, em caso de acidente.
- Ande sempre em grupos e evite locais desertos, principalmente à noite. Mulheres são muito visadas, por isso, têm de evitar sair sozinhas.
- Não se envolva em brigas ou tumultos, afinal, Carnaval é para se divertir. Mas, cuidado com as brincadeiras, pois nem sempre as outras pessoas querem participar!
- Não namore em ruas desertas ou becos. Casais desatentos são alvos fáceis para os criminosos. Tenha cuidado, também, com quem vai ficar. Não aceite convites de estranhos para sair da folia, por mais irrecusável que a proposta seja.
- Para quem for a pé para os locais da folia, a melhor dica é andar sempre em grupo, e ficar atento. Caminhe no centro da calçada, no sentido contrário ao do trânsito, para perceber qualquer aproximação de veículo suspeito.
- Se for de carro para a folia, atenção! O risco de assaltos é maior, além da ameaça de acidentes causados por excesso de bebida. Se dirigir, não beba. Se beber, deixe o carro em casa.
- Não estacione o carro em locais isolados ou mal iluminados; prefira sempre os estacionamentos pagos. Atenção com suspeitos nas proximidades, nas horas de estacionar e de sair.
- A melhor opção é dividir um táxi com amigos.Para um grupo grande, é melhor contratar um veículo de lotação. Fica mais barato e o grupo pode acertar a hora em que o motorista buscará seus integrantes.
- Os camarotes são os lugares mais seguros, mas é importante saber a hora de chegar e sair deles. Vá para a foco da folia o mais cedo possível. Se possível, saía nos intervalos entre um bloco ou escola de samba e outro.
- Na estrada, deve-se dirigir com segurança: use sempre o cinto, respeite o limite de velocidade, a sinalização, o policiamento e os outros motoristas.
- Quem alugar uma casa perto das regiões de desfile, deve contratar um segurança habilitado para ficar no local 24 horas, e garantir a sua proteção. Assim, a única preocupação será se divertir.
- Para evitar assaltos em terminais de auto-atendimento, calcule antecipadamente o dinheiro de que necessitará, e saque antes do Carnaval.
- Mas, se gastar mais do que previa e tiver de ir a um terminal de auto-atendimento, não o faça à noite. E saque em locais seguros, como hipermercados.
- Antes de viajar, os turistas devem se informar sobre a estrutura do evento: onde serão instalados os postos médicos, policiais e de atendimento a visitantes.

Dilma: agricultura familiar é um dos pilares do programa de erradicação da miséria

Dilma: agricultura familiar é um dos pilares do programa de erradicação da miséria

foto: Eduardo Aigner

A agricultura familiar e o Bolsa Família serão pilares do programa de erradicação da miséria. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (1º) em Irecê (BA), durante solenidade que marcou o início da programação do Governo Federal para comemorar o Mês da Mulher. “Assumi o compromisso de acabar com a miséria absoluta e a pobreza extrema. O Bolsa Família e a agricultura familiar ajudam o Brasil a crescer. Vamos dar mais a quem mais precisa", afirmou a presidenta durante o evento no qual o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentou o conjunto de políticas públicas que desenvolve para promover cidadania e geração de renda para mulheres rurais.
"Inicio aqui o nosso projeto de erradicação da miséria”, salientou a presidenta Dilma Rousseff, depois de acompanhar a primeira emissão do Bloco da Produtora pelo Expresso Cidadã, unidade móvel do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e visitar a Mostra de Grupos Produtivos de Mulheres Rurais, que reúne 90 grupos de mulheres dos Territórios da Cidadania Irecê, Sertão do São Francisco, Chapada Diamantina, Sisal e Velho Chico apoiados pelo Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais (POPMR). Dilma definiu como primeiro passo do projeto o anúncio feito nesta terça-feira do reajuste dos benefícios do Bolsa Família, que alcançarão 45% para famílias com maior número de filhos.
O próximo desafio, anunciou a presidenta, é garantir o acesso de dois milhões de agricultores familiares ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), desenvolvido pelo MDA. “Acredito na agricultura familiar com trator, assistência técnica e crédito”, destacou Dilma, que apontou a linha de crédito Pronaf Mulher como fundamental para a autonomia econômica das agricultoras. “Com acesso ao Pronaf, as mulheres podem contribuir na melhora da renda da sua família", afirmou a presidenta, que destacou a importância de políticas de apoio à produção e à comercialização produtiva da agricultura familiar para impulsionar o desenvolvimento social e econômico dos trabalhadores do campo e dos municípios onde vivem.
Cidadania e inclusão produtiva
Ao se referir ao conjunto de políticas públicas já desenvolvidas pelo MDA, que englobam inclusão produtiva, crédito e assistência técnica e promoção de geração de renda, o ministro Afonso Florence salientou o seu alcance para promover a cidadania e a inclusão produtiva das mulheres do campo. E usou como exemplo o Programa Territórios da Cidadania, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com estados, municípios e sociedade civil. "Por meio dos Territórios da Cidadania, temos garantido investimentos na organização e autonomia econômica para as mulheres", afirmou Florence.
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmem Foro, destacou a importância da atuação conjunta dos movimentos do campo e do Governo Federal para fortalecer as políticas públicas direcionadas para as trabalhadoras do campo e da floresta nos últimos anos. "Governo e movimentos são atores do mesmo projeto", afirmou Carmem.
Durante o evento, o governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou que "o Pronaf Mulher na Bahia terá juros zero". O governo do estado já paga os juros que incidem nos financiamentos feitos pelo Pronaf Mais Alimentos, programa do MDA que apoia a modernização da infraestrutura produtiva das propriedades familiares. "É a hora e a vez da agricultura familiar", afirmou Wagner.
Também participaram do evento que marcou a abertura das comemorações do Mês da Mulher as ministras Tereza Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Iriny Lopes (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação da Presidência da República); o ministro Edison Lobão (Minas e Energia); o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli; o presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rossetto; o prefeito de Irecê, Zé das Virgens; a senadora Lídice da Mata; prefeitos, deputados da Bahia e representantes de movimentos de mulheres trabalhadoras rurais. 

Fonte: Site do MDA

Mais de 70% dos agricultores ainda não regularizaram a situação

Mais de 70% das dívidas rurais ainda não foram regularizadas no Rio Grande do Norte.
Segundo o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), No Rio Grande do Norte, 25.951 operações estão enquadradas na Lei 12.249, que autorizou o perdão ou condições especiais para a quitação da dívida, mas, até o início de fevereiro, apenas 27% destas já haviam sido regularizadas, totalizando cerca de R$ 33,5 milhões.
O BNB informou que vem efetuando a remissão e liquidação de dívidas rurais. Regulamentada pelo Ministério da Fazenda por meio do decreto nº 7.339, de outubro de 2010, a medida já possibilitou a regularização de, aproximadamente, 116 mil operações junto ao banco, o que corresponde a 20% do volume total.
"Temos uma expectativa bastante positiva de enquadramentos, uma vez que as agências dispõem de todas as informações necessárias para realizá-los. Em pouco mais de três meses de trabalho, foram enquadrados mais de 88 mil clientes", destacou o superintendente da Área de Recuperação de Crédito do BNB, José Andrade Costa.
De acordo com a Lei, clientes do banco com operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001 e que totalizem o valor máximo de R$ 35 mil poderão liquidar suas dívidas com descontos que chegam a 85%, a depender da localização do empreendimento.
"O recálculo das operações é feito sem quaisquer juros de atraso, multas ou outras sanções, ressaltando que, independente do estágio em que se encontra a cobrança, o cliente pode procurar sua agência de relacionamento e quitar a dívida, tornando-se apto a adquirir novos créditos", explicou o gerente de Terceirização e Cobrança de Crédito do BNB, Rodrigo Bourbon.
No caso de crédito coletivo - concedido para cooperativas e associações -, o saldo devedor atualizado é dividido pela quantidade de cooperados e associados existentes à época da contratação, a fim de se apurar se a dívida será redimida ou liquidada.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes, informou que os produtores rurais de Mossoró e região estão procurando os bancos para renegociar as dívidas.
Segundo ele, somente em Mossoró, milhares de agricultores têm dívidas pendentes. "Na maior parte, as dívidas foram perdoadas, já que variavam entre R$ 2 mil e R$ 3 mil", observou.
Francisco elogiou a lei, que, segundo ele, foi uma boa iniciativa para desafogar os agricultores.

Remissão para dívidas de até R$ 10 mil
A remissão das dívidas beneficia clientes cuja dívida atualizada até 14/06/2010 seja de até R$ 10 mil. Nesse caso, o Banco do Nordeste fará o processo automaticamente, enviando correspondência ao cliente para comunicar o enquadramento. Já para a liquidação com desconto, é necessário aderir ao processo com, no mínimo, um mês de antecedência do prazo estabelecido na Lei, cujo encerramento acontece em 30 de novembro.
A medida beneficia, em toda área de atuação do banco, cerca de 570 mil clientes, entre mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações.

Fonte: Jornal De Fato

terça-feira

Amanhã haverá Reunião de planejamento do Povo libertário da ASA POTIGUAR

Procópio Lucena - Coordenador da ASA Potiguar.

Em nome da coordenação da ASA POTIGUAR, venho reafirmar e  renovar convite para o nosso planejamento 2011, nos dias 02 e 03 de março , em Caicó.
Sugerimos iniciar nosso evento a partir das 09h00, com café da manhã/lanche, na ADESE.  No horário do almoço faremos o deslocamento para o Dom Wagner, onde haverá o almoço e hospedagem dos (as) participantes. Após o almoço retornaremos para a ADESE.
Lembro que todos os lanches serão realizados na ADESE, local do planejamento. Os almoços, jantar, hospedagem e café da manhã no Dom Waner. 
O seridó e , em especial Caicó, aguardam suas honrosas presenças. Tragam em seus saberes, desejos, sonhos e vontades libertárias para juntos, num gesto de solidariedade e conciência, construirmos as bases programaticas e pragmáticas de nossas ações 2011. Sejamos sal e luz, nesta trajetória de possibilidades, desafios e realizações coletivas desta ASA de iniciativas geradoras de rupturas de um novo semiárido potiguar, com justiça, igualdade e sustentabilidade.
Saudações Ecossocialista
Enviado por:  Procopio Lucena. 

segunda-feira

Fortes Chuvas em Apodi e Região


BR 110 que dá acesso a Cidade de Campo Grande
 
Estrada de Acesso ao Sitio Corrégo/Apodi.

Depois de uma noite de Fortes chuvas em Apodi e toda região percebemos o potencial das águas que cairam durante toda a noite. Em Apodi as estradas que dão acesso as comunidades rurais na região do vale e da areia foram comprometidas e não é possivel mais trafegar naquela região.
Logo mais maiores detalhes sobre as chuvas que estão caindo em nossa região.
Por: Agnaldo Oliveira.