terça-feira

Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi será uma das temáticas do Grito dos Excluídos 2012

grito_dos_excluidos
A edição 2012 do Grito dos Excluídos irá levantar, entre outros temas, a questão do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi. Segundo a advogada Judith Dantas, da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), o projeto será responsável pela desapropriação de vários assentamentos da região, oriundos da reforma agrária, para dar lugar ao agronegócio.
"A ordem de serviço já foi assinada pela presidenta Dilma Rousseff e as desapropriações devem ser iniciadas até outubro. No entanto, nenhum dos assentados está sabendo indenizações. Não foi realizada audiência pública para discutir a questão. As informações que estão chegando até eles são através da mídia", reclama a advogada.
Ainda de acordo com Judith Dantas, o projeto está orçado em R$ 280 milhões e somente R$ 40 milhões serão destinados às desapropriações. "Podemos perceber a incoerência entre os valores. Com isso, sabemos que os impactos serão iguais aos de Limoeiro do Norte, no Ceará, onde os pequenos produtores foram engolidos pelo agronegócio e os empresários foram beneficiados. Por esse motivo estamos nos articulando com o pessoal de lá que já passou por isso", destaca Judith Dantas.
Carlos Antonio, da organização do Grito dos Excluídos, diz que uma comitiva dos assentados virá a Mossoró para participar do desfile da Independência, dia 7 de setembro, e endossar a luta contra o projeto. "Além dessa temática, ainda teremos o Grito da Moradia Digna, em que irá participar a população do Tranquilim, o Grito da Educação, o Grito da Juventude, entre outros", explica o sindicalista.
Hoje será realizada mais uma plenária de construção do Grito dos Excluídos, no Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró (Secom), às 17h. "Convidamos as igrejas, pastorais, movimentos sindicais e estudantis, além de toda a comunidade que deseja participar desse movimento de luta pelos nossos direitos", convida Carlos Antonio.
Fonte.: Site do Jornal O Mossoroense