quinta-feira

Igreja Católica defende dignidade dos assentados na Chapada do Apodi.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) está capitaneando o projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi, na região da Chapada do Apodi. O projeto pretende aproveitar cerca de treze mil hectares desapropriados para a implantação de um programa de fruticultura irrigada. Na localidade, compreendendo a área a ser desapropriada e a de influência indireta, hoje habitam cerca de 800 famílias divididas em 30 comunidades rurais.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Província Eclesiástica do RN – composta pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, pelo bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana e o administrador diocesano de Caicó, padre Ivanoff da Costa Pereira – realizou hoje (04) visita pastoral a um dos assentamentos, para ouvir relatos de violações de direitos humanos desse grupo populacional, que é referência nacional em produção agroecológica e familiar.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Francisco Edilson Neto, defendeu que os hectares desapropriados sejam para o povo e não para algumas empresas. “A Chapada já teve o agronegócio e não funcionou. E agora nós pedimos aos bispos que possam intermediar o nosso pleito junto ao governo federal, para mostrar um projeto que há vinte anos funciona com a agricultura familiar”, disse o dirigente sindical.
“Não somos contra o progresso, mas ele precisa priorizar a vida e a dignidade das pessoas em terras tão férteis. E que essa área sirva para quem nela está trabalhando com justiça e dignidade”, destacou dom Jaime. “E a Igreja estará presente para dialogar, ser firme na defesa da segurança da terra e no modo de vida digno”, completou dom Mariano.

terça-feira

CONVITE a sociedade apodiense e região.



CONVITE



Disse o Senhor a Moisés: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos” (Exôdo, 3,7.)





A Igreja Católica, no Rio Grande do Norte, representada por seus pastores, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o Administrador Diocesano de Caicó, Pe. Ivanoff da Costa Pereira, atenta às aflições e incertezas das famílias atingidas pela construção da Barragem de Oiticica e o projeto de irrigação do DNOCS ,na chapada do Apodi, convida as famílias das comunidades diretamente atingidas pelas obras destes projetos, as associações, os movimentos sociais, os sindicatos, e as pessoas de boa vontade, para participarem da visita Pastoral que seus Bispos, Padres e os agentes de pastoral farão à Comunidade de Barra de Santana, município de Jucurutu e ao acampamento dos terra no município de Apodi,  nesta quarta-feira, dia 04 de setembro, como sinal visível de comunhão e solidariedade às famílias que estão sendo atingidas por estas obras,  com a seguinte programação:

a)     Ás 8h30- visita ao canteiro de obra e ao eixo da parede da barragem.

b)     Às 10h00- celebração da palavra na igreja de Santana, em Barra de Santana.

c)     Às 16h00- visita e celebração da palavra no acampamento




Na ocasião, a Igreja do RN, com seus pastores e agentes de pastoral, renovará o compromisso de apoio e defesa dos direitos das famílias campesinas atingidas pelo projeto do Apodi e barragem de oiticica, exigindo das autoridades constituídas o respeito à dignidade humana das pessoas atingidas, e com a defesa dos direitos e garantias fundamentais de cada família que ali reside e trabalha, a fim de que a paz e a justiça social seja restabelecidas e garantidas.



DOM JAIME VIEIRA ROCHA

Arcebispo Metropolitano de Natal


DOM MARIANO MANZANA

Bispo Diocesano de Mossoró


Pe. IVANOFF DA COSTA PEREIRA

Administrador Diocesano de Caicó

Acampamento da Chapada do Apodi receberá visita dos bispos amanhã (04).


Igreja se mobiliza em defesa de famílias rurais.

O Arcebispo de Natal de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o de Mossoró, Dom Mariano Manzana; e o Administrador Diocesano de Caicó, Pe. Ivanoff Pereira da Costa, farão uma visita pastoral às famílias atingidas por dois projetos: o da construção da Barragem Oiticica, que inundará o Distrito de Barra de Santana, no município de Jucurutu-RN; e o de irrigação da Chapada do Apodi, a cargo do DNOCS, no Oeste potiguar.
A visita será no dia 4 de setembro, quarta-feira próxima.
Às 8h30, eles visitarão o canteiro de obras e o eixo da parede da barragem, no município de Jucurutu. Às 10 horas, irão ao Distrito de Barra de Santana, onde haverá uma celebração, na capela local; e, às 16 horas,  estarão no acampamento das famílias do Projeto de Irrigação do DNOCS, na Chapada do Apodi.

O objetivo é conhecer, in loco,  a realidade das famílias atingidas pelos dois projetos.
Antes, no dia 16 de agosto, Dom Jaime, Dom Mariano, Padre Ivanoff, o Diácono Francisco Teixeira e o agrônomo José Procópio de Lucena, os dois últimos do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, estiveram reunidos em Caicó, onde discutiram a situação das famílias envolvidas nos dois projetos.
A preocupação da Igreja do Rio Grande do Norte com as famílias atingidas pelos dois projetos (Barragem de Oiticica, no Seridó, e Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, na região Oeste) também foi apresentada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; pelo bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e pelo administrador Diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira, à Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), na última segunda-feira, 26 de agosto.
O apelo da Igreja é para que haja justiça para com as famílias atingidas pelos dois projetos.

Nota do Blog - Grande iniciativa da Igreja Católica. Sua atuação nesse contexto pode ser decisiva à defesa dos interesses dos pequenos ruralistas.