sexta-feira

É crítica a situação da Bacia Hidrográfica Pianco-Piranhas-Açu


 “A situação atual da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu é crítica. É uma situação de muito aperreio, de muita agonia”. As afirmações são de José Procópio de Lucena, Agrônomo do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA). Mas, segundo afirmou, é também de muita expectativa com a possibilidade de inverno neste ano de 2015.
José Procópio de Lucena, Agrônomo do Seapac e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (Foto: José Bezerra)
José Procópio - Agrônomo do SEAPAC e Presidente do Comitê de Bacia.
Segundo Procópio, a preocupação maior é porque os açudes pequenos já secaram, os médios estão praticamente secos e os grandes açudes estão caminhando para a reserva técnica. “Isso é assustador, porque mexe com a economia, com a qualidade de vida, com as populações, e pode desencadear doenças e outras questões mais sérias ainda. Esse é o momento em que o Governo Brasileiro, o Estado, os municípios e as organizações da sociedade precisam parar para fazer uma grande reflexão diante dos dados que estão postos, que é de possibilidade de um inverno abaixo da média”, realçou José Procópio.
Ele afirmou que se o inverno for dentro da média, haveria a possibilidade de carregar os grandes açudes em torno de 40% da capacidade. “Mas isso, também, não garante muita coisa. Continua o risco de escassez para a frente”, pondera. Para ele, esse é o momento de se fazer grandes campanhas educativas, reuso de água, racionamento em todos os setores e buscar outras fontes de captação de água, como poços, pequenas adutoras interligando reservatórios, para se ter a garantia de ultrapassar esse momento difícil. Procópio defende rever as regras de irrigação e até suspender as irrigações. “Alimentos se traz de carreta do centro oeste, do sul e outras regiões, mas água não dá pra se trazer de carreta”, concluiu.
Fonte: Site do SEAPAC
Foto: José Bezerra

Nenhum comentário: