segunda-feira

Lideranças Comunitárias Exigem do Poder Público melhorias para Zona Rural de Apodi

Boa Participação das Lideranças Comunitárias.

Antonio Macaé - Cobra Agilidade.

Carlos George (SEAPAC) - Pede esclarecimentos Sobre o
 Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi
Na última Quarta-Feira (08) esteve acontecendo mais uma Reunião do Fórum da Agricultura Familiar de Apodi, a Assembléia Contou com a presença de cerca de 70 participantes, entre eles várias lideranças Comunitárias, representantes do Poder Público Municipal e Representações da Câmara Municipal de Vereadores de Apodi.
No bojo das Discussões os principais pontos debatidos foram às dificuldades pelas quais estão passando as Comunidades e Projetos de Assentamentos Rurais de Apodi. Todos (as) que se fizeram presentes aguardaram a comparecimento da Gestora do Município de Apodi que justificou a sua ausência através de Ofício, deixando a disposição das discussões auferidas na Assembléia do Fórum seis Secretários, sendo Eles (as): Izauro Camilo – Sec. de Educação, Elton-Sec. de Agricultura, Marcilio-Sec. Ação Social, Moésio-Sec. de Obras, Jairo César-Sec. de Esporte e Lazer e Wigna-Secretária de Saúde.
Os representantes do Poder público que ali estavam ouviram várias reivindicações feitas pelas lideranças comunitárias, onde ficam as expectativas do cumprimento dos compromissos acordados pelos que ali estavam.
Outro encaminhamento elaborado que ficou acordado entre o STTR de Apodi e a Câmara a convocação da Prefeita de Apodi para o debate sobre as problemáticas das comunidades rurais e P. A’s.
Ficamos no aguardo das ações para a solução dos problemas que afligem a vida do (a) Agricultor (a) Apodiense.
Por Agnaldo Fernandes

8 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente saiu o decreto presidencial para desapropriação da chapada no dia 10/06/2011
E agora onde vamos morar?

Anônimo disse...

DNOCS NOTICIAS 13 Jun 2011 17:03:49
Divisão de Comunicação Social
Av. Duque de Caxias, 1700. Centro. Fortaleza-CE. 0 xx 85 32885100

Publicados Decretos de Desapropriação para implantação de perímetros e barragens no RN

13/06/2011 12:02.



Foram publicados nesta segunda feira, dia 13 de junho de 2011, no Diário Oficial da União, os decretos de utilidade pública, para fins de desapropriação, das áreas de interesse referentes aos projetos de irrigação Santa Cruz do Apodi e Mendubim e barragens Bujari e Pedra Branca, no estado do Rio Grande do Norte.

Dessa forma, o DNOCS poderá dar prosseguimento às ações programadas com vistas à implantação dos citados empreendimentos, especialmente no tocante ao Perímetro Irrigado Santa Cruz do Apodi, cujo processo licitatório, que visa a seleção de empresa para execução das obras, está em andamento, estando sua conclusão prevista para até o final de junho próximo.

Com o referido decreto o DNOCS deverá inciar os procedimentos de desapropriação das terras e benfeitorias titulada a diversos particulares, com aproximadamente 13.850 ha, localizados no município de Apodi.




#2328 (dnocs)

Anônimo disse...

Quantas familias sairam do seu habitat natural,A ex. OS PORROIAS na quixabeirinha,sao nativos da chapada. como tantos outros vao ficar a ESMO....

Anônimo disse...

PODE ATÉ MELHORAR AS ESTRADAS NA CHAPADA COM A IRRIGAÇAO,JÁ QUE A PREFEITA NÃO FAZ.(NÃ VÔTE)

Anônimo disse...

e os bode vai se acabar?as abelhas italianas e as jandairas?os peba e tatu?as siriemas e cancão?as aroeiras e pau branco?o frejó e cipó-buji?era uma vez a fauna e a flora da chapada do apodi.que saudade

Anônimo disse...

ADEUS BONS TEMPOS QUE OS AGRICULTORES(AS) DA CHAPADA DO APODI TIVERAM, QUANDO A CHAPADA ERA LUGAR PARA AGRICULTORES(AS)FAMILIARES MORAREM...ta se indo embora aquele sonho de que a esperança do homen do campo e o ano que vem, por que? o projeto de irrigação que esta pra se instalar na chapada do apodi vai tirar a indentidade do trabalhador(a) rural, dando-se lugar a o agronegocio que predomina as grandes faturas de lucros no nosso pais, porque não se dar vêz a os pequenos agricultores, temos exemplos de que pequenos envestimentos como os PRONAFS A/C e B e C tavam dando resultados nos estados do nordeste, e a visão dos nossos governantes são visualizados em lucros e grandes empeendimentos, e nós da chapada da Apodi, para o nosso desenvolvimento o Sr. garibalde Alves com o recurso da venda da COSERN realizou um sonho de 100 anos que foi a barragem de santa cruz(para a chapada que maudição)para o municipio cria-se espectativas de empregos e renda, claro so implantação entrarar em media 50.000.000,00 no cofres da prefeitura municipal, mas sabemos que tudo que tem chapada não e visto como sustentabilidade pois saibão de que a vivencia destas comunidades ja durão ceclos e os projetos de irrigações ja implnatados no nosso pais mostrem algum que ja teve algum pequeno que resistiu pelo o menos uma decada, finalizo mim despedidos de todos os animais da chapada, as faumas e enpecialmente nossas abelhas e nossos bodes que tantos foram modelos no nosso municipio, e por fim rezamos em sufagio desse trabalhadores futuros escravos do agronegocio

Anônimo disse...

Caro anonimo a fauna e flora vamos dar Adeus, pois agora para nós so sobrou o veneno, e fico muito indignado de ver todos os politicos Apodienses ficarem contra os agricultores da chapada e a favor do agronegocio, mas não vamos esquecer de dar o troco na hora de votar, hoje n´s ja temos um alto indice de cancer de drogas e prostituição e com este projeto tudo dobrara para 100% mas o unico interesse do executivo e vereadores é o dinheiro que entrarara no municipio e será diidido entre os dois poders e o povo que fica a merce, mas de uma coisa tenho certeza que o veneno não é so para pobres o cancer tambem atinge os ricos então todos provarão do proprio veneno, podemos dizer um dia tivemos vida digna em Apodi.

Anônimo disse...

Apartir deste projeto voltaremos o tempo da escravidão, e quem poderia ter nos salvado seria os politicos, mas nem filhos da terra nem os forasteiros estão preocupados com a dignidade deste povo, e com certeza uma princesa ISABEL não existe em Apodi, então só nos resta não deixar que o DNOCS entrem em nossas terras, vamos resistir até que Dilma venha a Apodi.