sábado

Chove leve no sertão da chapada do Apodi


Choveu em quase todos os municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte durante a noite de quinta para sexta e durante o dia de ontem. Entretanto, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), ainda é muito cedo para se configurar início de inverno. Para os agricultores da região, as primeiras chuvas apenas mudaram o cenário de cinza para verde.
Na região da chapada do Apodi, que sofreu com a intensidade do inverno em 2008 e 2009 e com a seca em 2010, as primeiras chuvas ainda fizeram nascer a "babuja". Os rebanhos bovino e caprino continuam passando por dificuldades para encontrar alimento. Os pecuaristas estão comprando milho na Companhia Nacional de Abastecimento para complementar a alimentação.
Ainda não se pode discutir com relação aos reservatórios. As principais chuvas molharam um pouco a terra, mas não o suficiente para abastecer os açudes. O abastecimento dos rebanhos está sendo feito através de carros-pipa e poços de água salobra nas propriedades. Apesar de desconfiados, os pequenos produtores estão esperançosos quanto a um bom inverno em 2011.
Há poucos dias, o meteorologista Gilmar Bristrot, da Emparn, disse que o inverno no próximo ano será bom e terá início logo no mês de janeiro. O especialista alerta os pequenos produtores para se antecipar na preparação dos terrenos e disponibilidade das sementes. O mesmo vale para os Governos do Estado e dos Municípios que fazem esse trabalho em parceria com os trabalhadores.
Não existe um levantamento de quantos milímetros choveu nas cidades da região Oeste nos últimos dois dias, segundo o secretário de Agricultura de Apodi, Eron Costa. Esses dados são coletados geralmente pelas estações meteorológicas montadas pelos técnicos da Emater nas cidades. Os registros das chuvas estão sendo feitos ainda por quantidade.

FONTE: JORNAL DE FATO.

Previsão do Tempo para Hoje.

11/12/2010: No nordeste do MA: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas: sol entre nuvens e pancadas de chuva. Temperaturas estáveis. Temperatura máxima: 35C no nordeste da BA. Temperatura mínima: 20C no interior da BA.

Tendência: Em toda a Região: sol entre nuvens e pancadas de chuva. Temperaturas estáveis
 
Fonte: CPTEC/INPE
Atualizado 10/12/2010 - 12h09

terça-feira

Semana discute avanços da agricultura que mais produz

Do Brasília Confidencial
Em apenas 24% da área agriculturável do país, os agricultores familiares produzem
70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros todos os dias. São 4,3 milhões de unidades produtivas espalhadas pelo Brasil.

Para discutir a situação atual e as perspectivas desses pequenos produtores começa nesta segunda-feira, em Brasília, a Semana da Agricultura Familiar, que reune representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e de organizações públicas e sociais.
São temas em debate, entre outros, assistência técnica, extensão rural, crédito fundiário, reforma agrária, direito à terra, promoção da igualdade no campo, incluindo raça, gênero e etnia, desenvolvimento territorial, participação social e cidadania.
Referindo-se a este último ítem, o encontro avaliará os mutirões de documentação na área rural que, desde 2004, já resultaram na emissão de 1.518.864 documentos civis e trabalhistas.

Fonte: Site do MST.