quarta-feira

Tema da semana/ Aguinaldo Fernandes

Aguinaldo Um dos que atuam como facilitadores da Formação nas bases do municipio de Apodi.
Hoje o programa Noticias do campo, teve como entrevistado Aguinaldo Fernandes, ele que é agricultor, reside na comunidade de Bamburral, é secretário do grupo de jovem, faz parte da associação da sua comunidade e também colabora com as atividades do STR, e esteve no programa pra dar mais enfoque a formação que está sendo realizada pelo STR.
Essas foram algumas das perguntas feitas a ele:
1- Qual foi a temática trabalhada na formação da diretoria? 2- Qual o objetivo dessa formação? 3- Quais são as demais temáticas a serem trabalhadas, pela diretoria? 4- Nas bases, onde se deu o primeiro encontro?E qual foi o tema? 5- Como foi a participação nesse encontro tanto da diretoria quanto dos trabalhadores? 6- Quando e onde será o próximo módulo?E os temas?

Agenda da semana

Amanhâ quinta-feira terá reunião dos feirantes de apodi no STR as 9:00hs. E ainda reunião de Educação do campo as 10:00 hs na DIRED com o presidente. E antes com incio as 08:00 hs a oficina de formação da comissão geral do fórum da educação do campo no salão paroquial. Próxima terça dia 25 de agosto reunião do grupo de sementes Em Mossoró. Dia 26 próxima quarta-feira, reunião da COOFAP e NEAP, as 08:00 hs no str.

Preço Justo

Hoje no quadro preço justo estaremos divulgando alguns produtos da COOFAP,que são produzidos pelos agricultores do município de Apodi. Doce de leite interessados nesses produtos, eles estarão Carne de Caprino disponíveis na COOFAP. Galinha Caipira Arroz vermelho Mel- Comercializado por: Lata que custa 80,00 r$ Bisnaga de 280 g e em sache 100 g.

Noticias da semana

1ª Noticia Dia 12 de agosto, o STR de Apodi foi sede de mais uma reunião do fórum da agricultura familiar de Apodi, desta feita estava inserida na pauta a assembléia extraordinária do sindicato, tendo como pauta: -As percas que os trabalhadores tiveram com as enchentes 2008 e 2009. -Banco de sementes nativas e Plantio coletivo. -Os direitos e deveres do associado com o STR. Dentre essas discussões foi relatado sobre a segurança nas comunidades rurais, ficando assim a desejar, pois muitos sítios estão sendo roubados e não há ninguém preocupando-se com a causa, nesta reunião foi tirado uma comissão para ir conversar com o Poder Publico, sobre esse assunto. 2ª Noticia No dia 13 de agosto de 2009, na cidade de Janduis, aconteceu a reunião do comitê territorial do sertão do Apodi. A diretoria do STR, junto as comissões de jovem e de mulheres, estiveram presentes no evento, foi um dia de muito aprendizado e que vai trazer com certeza resultados pra nosso ambiente. 3ªNoticia Neste último sábado dia 15 de agosto, o STR, fez o lançamento do plano de formação para a diretoria, conselho fiscal e comissões. O tema inicial foi “sindicalismo rural e sua identidade”. Na oportunidade foi feito um resgate da conjuntura sindical e podemos assim ver em qual modelo estamos inseridos, um modelo que garanta uma melhoria de vida para o trabalhador promovendo assim a permanência do homem no campo. 4ª Noticia Dia 16 de agosto o STR/Apodi juntamente com a equipe de formação esteve no P.A Paulo canapum, realizando a primeira etapa de formação nas bases, que como já foi divulgado daqui a pouco teremos o companheiro Aguinaldo Fernandes, trazendo as informações sobre essa formação. O STR Apodi superando os desafios junto as bases. 5ª Noticia De 11 a 14 de agosto, houve o encontro regional da FETRAF em São Paulo do Potengi, com o objetivo de fortalecer e encaminhar as temáticas discutidas que foram: *Habitação- onde foi apresentado o Programa do Governo Federal MINHA CASA MINHA VIDA.Também debatida algumas dificuldades com relação a cooperaf. *DAP-Onde foi colocada a importância do agricultor ter a sua DAP social e a possibilidade dos STR’S passarem aptos a fornecerem DAP. * SINTAP- Falando da importância do controlo que o STR deve ter com relação aos contribuintes aposentados e pensionista. *MDT- Apresentação, onde foi visto o trabalho específico para mulheres (seminário). * Avaliação da conjuntura política sindical e partidária. *Apresentação do PAA(programa de Aquisição de alimentos) e PNAE ( programa nacional de alimentação escolar), contando com a presença do poder publico, representantes da CONAB, MDA, Conselho da merenda escolar e também com o deputado Mineiro. 6ª Noticia O conselho do FUMAC esteve reunido ontem pela manhâ, para organizar uma ata que será encaminhada ao PDS, com algumas colocações referentes aos projetos que já foram encaminhados, a mesma reunião contou com a presença de um dos coordenadores do PDS.