sábado

IMPUNIDADE – Dois anos da morte de Zé Maria do Tomé lembrados sábado



José Maria Filho - Assassinato continua impune, mas líder comunitário tornou-se um ícone de luta contra o abuso de agrotóxicos e a concentração fundiária no Ceará. Foto: MELQUÍADES JÚNIOR
“Zé Maria, presente, presente, presente! Até quando? Sempre, sempre, sempre”(grito de paz dos manifestantes)
No dia 21 de abril completa dois anos da morte do líder comunitário José Maria Filho, o Zé Maria do Tomé, morto com vários tiros a caminho de casa, na Chapada do Apodi, emLimoeiro do Norte. O Movimento 21realiza, a partir das 16 horas, a Caminhada Pela Paz, em direção ao local onde Zé Maria foi morto. Em seguida haverá uma missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima.
José Maria Filho ficou conhecido pelas campanha que fazia de combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos no pólo agrícola da Chapada do Apodi e à concentração fundiária na mesma região. Sua morte teve repercussão internacional e gerou mobilização até de 24 ONGs na Europa. Muitas denúncias, com provas, encontraram amparo no Ministério Público Federal e na própria Justiça Federal. Mas a contaminação por agrotóxicos ainda continua uma realidade, conforme pesquisar realizadas tanto por órgãos do Governo do Estado quanto por cientistas da Universidade Federal do Ceará. O crime que vitimou Zé Maria continua impune.
O LÍDER comunitário foi minha fonte jornalística durante ao menos três anos. Na época ele falava de ameaças de morte, mas insistia em denunciar os problemas, como uma forma de pressionar por solução.
Fonte: Diário do Vale do Jaquaribe

terça-feira

E a Presidente Dilma, assinou ou não assinou a Ordem de Serviço?

Brasília/Apodi - Foi numa sexta-feira 13 que a presidente Dilma Rousseff assinou a ordem de serviço para fazer o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi sem modificações, contrariando as intenções dos movimentos sociais da região, que queriam algo voltado à agroecologia. A informação da assinatura da ordem de serviço foi passada, via Twitter, pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB. "Agora é começar já", empolga-se o deputado.
O projeto de desapropriação e instalação do Distrito Irrigado da Chapada do Apodi está orçado em R$ 280 milhões. Inicialmente, prevê produção irrigada numa área de 5,2 mil hectares, com água da Barragem de Santa Cruz, que armazena até 600 milhões de metros cúbicos de água. Para levar água para a chapada, será necessário construir estrutura de alvenaria para elevar a água 60 metros e distribuí-la em canais, como é feito nos distritos irrigados do Ceará.
Apesar da grandiosidade do investimento e do possível benefício, os movimentos sociais, tendo à frente os sindicatos, são contra o projeto nos moldes propostos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Dizem que neste modelo vai beneficiar somente o agronegócio, que usa agrotóxico em suas produções em grande escala. Alegam que se passar a usar agrotóxico na chapada, vai prejudicar diretamente a produção de mel de abelha no município, uma das maiores do país.
Outro argumento usado pelos movimentos sociais é que a barragem de Santa Cruz não tem vazão suficiente para atender a demanda de consumo do Distrito Irrigado da Chapada do Apodi. Outro argumento dos pequenos agricultores contrários ao investimento beneficiando o agronegócio é que o custo de energia seria muito alto, inviabilizando-o. Mostram como exemplo o fracasso de dezenas de distritos irrigados feitos na região Nordeste.
Os pequenos produtores rurais de Apodi, segundo os sindicatos em notas divulgadas na imprensa, defendem que o projeto tome como modelo a estrutura existente em Alagoas, que produz sem agrotóxico. Entretanto, segundo Henrique Alves, a ordem de serviço foi assinada pela presidente Dilma Rousseff e não houve mudança no projeto. Disse que foi discutido com os moradores de Apodi, que foi aprovado por Lula e agora é começar. 
A estudante Kelly Regina perguntou ao deputado sobre os prejuízos ambientais com o uso de agrotóxico e a exigência dos movimentos sociais para mudar o projeto pela estudante. Henrique Alves respondeu: "Atenciosamente para sua melhor informação: é o mesmo projeto de antes, aprovado pelo presidente Lula. Vitória de todo o Rio Grande do Norte". Respondendo ao policial militar Genivan Sousa, o deputado explicou que "o projeto foi debatido, inclusive aí em Apodi e com todas as autoridades e agricultores".
O curioso é que na Superintendência do Dnocs em Fortaleza (CE) e na sede do órgão em Natal não havia qualquer informação a respeito da ordem de serviço para fazer o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi. O assessor de comunicação da superintendência em Fortaleza pediu ao DE FATO para contactar a diretoria do Dnocs em Natal. O diretor Eduardo Wanderley disse, inclusive, que na semana passada esteve em Brasília (DF) e lá não soube qualquer informação sobre essa ordem de serviço. Mas admitiu a possibilidade de a informação ainda se encontrar no Ministério da Integração Nacional, ao qual o Dnocs é subordinado.
Fonte: Jornal de Fato

segunda-feira

Eleições do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Apodi mostram que o trabalho desenvolvido pela direção do STTR tem respaldo junto aos agricultores (as).

Parte da Nova Diretoria Eleita
O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi realizou no último sábado (14) suas eleições para a renovação de sua diretoria, na oportunidade Edílson Neto foi reeleito presidente da entidade.  A eleição teve registro de chapa única.
Estavam aptos a votar 571 trabalhadores (as) rurais, destes, 506 compareceram as urnas, uma participação de 74,00% que fizeram valer seu poder de decisão, onde a Chapa 01 obteve 502 votos, o que contabiliza um total de 99,2% das intenções de votos válidos, também foram apurados 04 votos em branco e 00 votos nulos.
“Estamos felizes com todo o processo que ocorreu em plena tranquilidade”, disse Kika, Vice-Presidente eleita. Já Edílson Neto, Presidente reeleito, complementou que a eleição fortalece a categoria, já que houve um expressivo aumento na participação dos trabalhadores. “Já notamos uma maior e mais ativa participação dos trabalhadores no dia a dia do Sindicato e isso é muito importante porque fortalece a categoria. Com este respaldo que tivemos nesta eleição, continuaremos buscando manter e ampliar os direitos do trabalhadores (as) Rurais de Apodi. Quanto mais unidos estivermos, maiores e melhores serão nossas conquistas”, concluiu o presidente reeleito.

Confira no quadro abaixo o resumo das Eleições do STTR de 2012:
RESULTADO ELEIÇÃO STTR APODI - 2012  

LOCAIS DE VOTAÇÃO
ATIVOS
APOSENTADOS
SUB
CHAPA 01
NULO
BRANCO
TOTAL
01
STTR APOSENTADOS
 00
12
12
11
00
01
12
02
STTR APOSENTADOS
00 
12
12
12
00
00
12
03
STTR ATIVO
29
 00
29
29
00
00
29
04
STTR ATIVO
58
 00
58
57
00
01
58
05
STTR ATIVO
38
 00
38
38
00
00
38
06
STTR ATIVO
24
 00
24
23
00
01
24
07
SANTA ROSA
42
03
45
45
00
00
45
08
AURORA DA SERRA
36
04
40
39
00
01
40
09
PORTAL DA CHAPADA
10
01
11
11
00
00
11
10
CÓRREGO
9
11
20
20
00
00
20
11
SÍTIO DO GÓIS
13
12
25
25
00
00
25
12
SANTA CRUZ
19
05
24
24
00
00
24
13
MELANCIAS
21
13
34
34
00
00
34
14
MILAGRES
11
05
16
16
00
00
16
15
BAIXA FECHADA
112
06
118
118
00
00
118
TOTAL

422
84
506
502
00
04
506
RESULTADO FINAL
QUÓRUM ATINGIDO
         74
(%)
Intenções dos Votos Válidos
99,2
CHAPA 01
TOTAL APTO
      571
00,8
BRANCO


Confira a nova diretoria eleita para o próximo quadriênio de 2012 à 2016:
NOME
CARGO
FRANCISCO EDILSON NETO
PRESIDENTE
FRANCISCA ANTONIA DE L. CARVALHO
VICE - PREIDENTE
FRANCISCO AGNALDO DE O. FERNANDES
1º TESOUREIRO
IVONE MARIA DE MORAIS B. DOS SANTOS
2ª TESOUREIRA
JOSE RITA MENEZES
1º SECRETÁRIO
FRANCISCO ANTONIO DE O. TARGINO
2º SECRETÁRIO
ANTONIA MARIA DE SOUZA OLIVEIRA
C. FISCAL - TITULAR
ISAIAS GUIMARAES DE ALMEIDA
C. FISCAL - TITULAR
JOSÉ HOLANDA DE MORAIS
C. FISCAL - TITULAR
JOSIELTON DE FREITAS SOUZA
C. FISCAL - SUPLENTE
FRANCISCA MARIA DE FRANÇA VIANA
C. FISCAL - SUPLENTE
JOAO DE OLIVEIRA BALBINO
C. FISCAL - SUPLENTE
IVONILDA DE SOUSA OLIVEIRA
COORD. C. MULHERES
MARIA DA C. CARVALHO M. TARGINO
VICE – CORRD. C. MULHERES
MARIA ALDINEIDE DA CONCEIÇÃO
C. MULHERES
FRANCISCA SUELI LIRA
C. MULHERES
LUCILENE MOREIRA BARBOSA
C. MULHERES
MARIA LUCINEIDE DINIZ
C. MULHERES
FRANCISCA ANTONETE DA SILVA SOARES
C. MULHERES
FRANCISCA TATIANA GOMES DE OLIVEIRA
C. MULHERES
AUCIR BEZERRA DE QUEIROZ MAIA
C. MULHERES
MARIA RAIMUNDA PEREIRA
C. MULHERES
FRANCISCA FRANCINA MOTA DE MELO
COORD. C. IDOSOS
FRANCISCO VIEIRA DE SOUZA
VICE-COORD. C. IDOSOS
GENTIL MOREIRA FERNANDES
C. IDOSOS
MARIA ALDEIZA DA COSTA GOMES
C. IDOSOS
RAIMUNDO PINHEIRO DE MELO
C. IDOSOS
MOACIR BEZERRA DO NASCIMENTO
C. IDOSOS
MARIA DO SOCORRO ALVES DA SILVA
C. IDOSOS
ALDENOR JOSE BALBINO
C. IDOSOS
ADRIÃO FLORENCIO DE LIMA
C. IDOSOS
PEDRO CABRAL DE MENEZES
C. IDOSOS
ANTONIA GILVANA MOTA SOUSA
COORD. C. JOVENS
LEILA KALINE COSTA OLIVEIRA
VICE-COORD. C. JOVENS
JERLANDIO DE LIMA MOREIRA
C. JOVENS
IDILENE FERNANDES BARBOSA
C. JOVENS
WALDERLANDIA MICHELLY DE MORAIS BRILHANTE
C. JOVENS
FRANCISCO ROGERIO DE PAIVA
C. JOVENS
FRANCISCA MARCIA FERNANDES DE MORAIS
C. JOVENS
SAMANDA MEIRE MOTA PINHEIRO
C. JOVENS
JOAO FRANCISCO LEITE DOS SANTOS
C. JOVENS
MARIA LILIANE DOS SANTOS LIMA
C. JOVENS

Por: Agnaldo Fernandes