segunda-feira

Estratégia de convivência com o Semiárido garante safra mesmo em ano de chuva irregular

Tecnologia social garante água para produção de alimentos | Foto: Ranilson Saldanha
A família de Sr. Zé Maria e D. Espedita Almeida fez o alargamento do barreiro no ano de 2012. Este aumento na capacidade de armazenamento de água permitiu maior segurança hídrica no sistema produtivo que foi implantado ao lado da casa em aproximadamente dois hectares cultivadas com feijão, milho, melancia e sorgo. Os três aspersores são acionados toda vez que Sr. Zé Maria percebe as plantas murchando. Isto é irrigação de salvação e vai possibilitar que a família obtenha produção mesmo em um ano de chuvas irregulares como foi 2013.

O melhoramento foi feito com baixo custo de investimento e descentralização das ações através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), idealizado e conduzido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Essa iniciativa acredita que é possível preparar as famílias que vivem no Semiárido para a convivência com as condições climáticas da região. O que deve ser feito é substituir iniciativas emergenciais paliativas por medidas permanentes e resolutivas.

A concepção é que as tecnologias sociais aliadas às capacitações das famílias rurais nas temáticas de gestão de água e das produções podem reforçar os conhecimentos das famílias para atravessarem as secas sem transtornos. A primeira etapa desta estratégia começou com as construções das cisternas de 16 mil litros para garantia da água para o consumo humano. O novo passo é este da construção de tecnologias que possibilitem água para as produções serem realizadas mesmo nos anos de poucas chuvas.

O Núcleo Sertão Verde é uma das entidades executoras do P1+2 de convivência com o Semiárido, no Médio Oeste Potiguar. Em 2012 a entidade implantou 179 tecnologias sociais nos municípios de Assu, Campo Grande, Patu e Caraúbas. Neste ano a nova meta é 644 tecnologias sociais distribuídas nos municípios de Serrinha dos Pintos, Portalegre, Caraúbas, Carnaubais, Upanema, Tibau, Paraú e Campo Grande.
 
Fonte: Site da ASA Brasil.