sábado

O PREÇO DO VOTO

Votar deveria ser uma atitude de natureza cívica e voluntária, livre, democrática e espontânea.
O ato de votar, presume-se, deveria ser revestido e precedido de um espírito independente sem as amarras que o associam a intercâmbios financeiros ou materiais.
O voto não é objeto de troca nem de venda.
O voto sufragado nas urnas haveria de ter as digitais da nossa conduta ética e moral.
Ele tem o exato valor da nossa consicência.
E a nossa consciência não está à venda.
Ela não tem preço.
O abuso do poder econômico constitui um vício danoso à democracia cuja existência o eleitor é um dos responsáveis.
O eleitor que vende ou troca o seu voto é também o maior perdedor numa eleição independentemente de quem a venceu.
O meu voto não pode ter o valor de uma dentadura nem de um reles par de chuteiras.
Fazer do voto moeda de troca não é racional, quanto mais legal.
E não contribui para o fortalecimento do processo democrático.
Quem vende ou negocia seu voto também comete uma ilicitude diante da Justiça contribuindo penosamente para que as fraudes eleitorais sejam uma nódoa que desnuda o atraso cultural e foca na pobreza material ainda existentes no Brasil.
Neste domingo é dia de eleição.
O povo escolherá, pelo voto, os seus candidatos.
A palavra candidato vem de “cândido” e lembra alguém limpo, inocente e puro.
Sôa até cômico e pretensioso buscar encontrar alguém com tal perfil nos dias atuais.
Entretanto, importa frisar que não existe o político corrupto sem que haja o eleitor que se deixe corromper.
Ninguém vende nada se ninguém nada comprar.
Não faça da sua consciência uma mercadoria e vote de acordo com seus valores éticos.
O Brasil precisa de cidadãos justos e coerentes comprometidos com o seu desenvolvimento e bem estar social, político e econômico.
E quando deixamos nos manipular pelos políticos de caráter ou ficha sujas, estamos, ainda que involuntariamente, desconstruindo a ética e deixando transparecer que o outro lado da nossa personalidade habita alguém cuja ficha também não é tão limpa assim.
O voto livre, só é livre verdadeiramente quando brota como planta do centro da nossa consicência e se ramifica na terra arenosa das urnas e cresce sem imposições nem manipulações de qualquer espécie.
Vote e escolha o candidato que achar mais comprometido com as causas sociais do nosso Município, Estado e País.
Faça a melhor escolha. E leve, além do Título, um documento oficial com foto.
Leve também, se quiser ou precisar, uma cola com os nomes e números dos seus candidatos.

Boa votação a todos!

Mais de 135 milhões vão às urnas amanhã

Amanhã, das 8 às 17 horas, exatos 135.804.433 brasileiros irão às urnas para eleições em que estarão em disputa os cargos de presidente da República, senador, governador, deputados federais, estaduais ou distritais. Em relação à eleição presidencial de 2006, o eleitorado cresceu em 9 milhões - menos que entre 2002 e 2006, quando passou de 115 milhões para 126 milhões (11 milhões).
Em São Paulo, o eleitorado equivale à população da Argentina. São quase 8,5 milhões na capital e 21,8 milhões no interior, totalizando 30.301.398 eleitores aptos, para uma população estimada em 42 milhões. O Estado é o maior colégio eleitoral do País, seguido por Minas Gerais, com 14,5 milhões, e Rio de Janeiro, com 11,5 milhões.
Ainda de acordo com as estatísticas do Tribunal Superior Eleitora (TSE), com dados atualizados até 2 de setembro, 9 pessoas disputarão o cargo de presidente da República. Para governador, 171 candidatos concorrerão a 26 vagas referentes aos Estados e uma ao Distrito Federal.
Há 276 concorrentes para 54 vagas ao Senado. Para a Câmara, 6.057 candidatos disputam 513 vagas. Já para deputado estadual, serão eleitos 1.059 candidatos entre os 14.418 concorrentes. Para deputado distrital, 882 candidatos lutam por 24 vagas.
Projeção. 'Nossa expectativa para a eleição é a melhor possível. O TSE já divulgou uma projeção de uma demora de cerca de um minuto e meio para o eleitor votar, um pouco mais que a eleição passada, mas acredito que não teremos problemas no pleito', analisou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, Walter Guilherme.
Na madrugada da segunda, de acordo com Guilherme, já deverão estar definidos os nomes dos vencedores das eleições para presidente e governador. O pleito contará com 420 mil seções, nas quais trabalharão 2,2 milhões de mesários distribuídos em todos os municípios do País e em 154 cidades no exterior.
Pouco mais de 200 mil brasileiros votarão em outros países. O maior eleitorado fora do Brasil, com 21 mil brasileiros aptos a votar, é Nova York, seguida por Lisboa e Boston, ambos com cerca de 12 mil eleitores.

sexta-feira

O que pode ser feito contra a desertificação?

Por Neuza Árbocz, especial para Envolverde e CartaCapital
O Sr. Zephania Phiri Maseko, do Zimbabwe, respondeu a esta questão com maestria. Num trabalho solitário, ele recuperou 3 hectares de uma terra árida, tornando-os recordistas em produção de alimentos, frutas e criação de gado.
A transformação começou com seu olhar atento para o caminho das chuvas pelo solo, numa região de extremos de precipitações. Ora são intensas demais, ora desaparecem provocando grandes secas. De forma autodidata, Phiri fez, com suas próprias mãos, muros de pedras e depressões, servindo de valas de infiltração e covas de fruição. Com a sensibilidade de quem aprendeu a olhar e entender a Natureza, construiu com persistência e experimentação, um sistema capaz de reduzir a velocidade das águas pluviais, permitindo que elas se infiltrassem no solo e, até mesmo, formassem reservatórios.
Aos poucos, este cuidado facilitou o crescimento e a sobrevivência das plantas em sua propriedade. Com mais plantas e mais umidade, os reservatórios passaram a enfrentar melhor o tempo de estiagem. Uma coisa foi puxando a outra, a ponto de ele ter hoje um verdadeiro oásis numa região que sofre com secas bravas e ser conhecido como o “homem que cultiva água”.
Esta capacidade de observar seu ambiente e interagir de forma equilibrada com seus elementos, criando melhores condições de vida não apenas para os seres humanos, mas também para as demais espécies, é a grande necessidade atual da humanidade.
Phiri Maseko não foi o único a colocá-la em prática. Também são exemplos marcantes deste desenvolvimento sustentável, os australianos Bill Mollison e David Holmgren, fundadores da Permacultura e Ernst Götsch, difusor de Sistemas Agroflorestais, responsável pela recuperação de terras exauridas no Sul da Bahia.
Seus trabalhos já datam de algumas décadas, mas mesmo assim, ainda predominam no mundo formas de produção menos inteligentes, com queimadas, desmatamento e extração excessiva. Como resultado, perdem-se solos férteis e aumentam as áreas sob risco de desertificação.
Terras áridas e semiáridas cobrem, hoje, 41% da superfície do planeta e abrigam 35% da população mundial. No mapa, elas coincidem com os pontos de maior pobreza no mundo.

VOTO CONSCIENTE: Toda Mudança Começa por Voce.

Votar consciente é não fazer do voto uma mercadoria, é ter a convicção de que fez a escolha certa, embasado num plano de governo sensato, coerente e com os pés no chão.
Votar consciente é saber que seu título não tem validade apenas no período eleitoral, mas tem a validade da sua cidadania e do seu espírito cívico.
Votar consciente é fazer valer a Constituição em toda sua plenitude, não subjugando-a e não lançando-a no calabouço da injustiça.

Votar inconsciente é o contrário de tudo isso.

Pense nisso!

"FALTAM 02 DIAS PARA A GRANDE DECISÃO"

quinta-feira

CONVITE URGENTE: Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi

Os Agricultores (as) Familiares e Pequenos Propietários da Chapada do Apodi juntamente com o STTR convida toda a sociedade apodiense e os demais para se fazer presente na Sexta Feira próxima (01 de Outubro de 2010) no Auditório do STTR a partir das 09 horas da manhã, onde na oportunidade haverá a apresentação da pesquisa realizada na chapada do Apodi referente a análise do Nível de contaminação do lençol freático da chapada da Apodi pela Universidade Federal do Ceará. A Apresentação da Pesquisa será realizada pela Professora da UFC Raquel Rigoto.

Desde já agradecemos a presença de todos (as).

quarta-feira

“Precisamos conscientizar a população sobre os efeitos dos agrotóxicos”

Por Vanessa Ramos

Os prejuízos causados à saúde com a utilização exagerada de agrotóxicos ainda são desconhecidos pela maioria da população e pouco discutidos pela sociedade. Por isso, mais de 20 entidades lançaram a campanha nacional contra o uso dos agrotóxicos.
Na semana passada, essas entidades participaram do seminário contra o uso dos agrotóxicos, organizado pela Via Campesina, em parceria com a Fiocruz e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
Na atividade, os participantes fizeram um estudo sobre os impactos dos agrotóxicos na economia agrícola nacional, na saúde pública e no ambiente. A partir dessas discussões, a campanha tirou como eixos de atuação informar a sociedade sobre os efeitos da utilização desse “agroveneno” e apresentar uma nova proposta para a agricultura.
Roseli de Sousa, da direção nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Via Campesina, afirma que a meta da campanha é “denunciar esse modelo de produção agrícola, as causas desse veneno e alertar sobre quantas pessoas hoje estão doentes, sobretudo, com câncer, em função do uso desses venenos”.
A seguir, leia a entrevista concedida à Página do MST.



Como você avalia o seminário contra o uso dos agrotóxicos?



O seminário dos agrotóxicos foi um grande passo contra o uso exagerado de venenos na agricultura brasileira. O Brasil já é campeão em consumo de venenos, em consumo de agrotóxicos. Isso gera grandes danos à saúde da população. Nesse momento, em que há grandes avanços do agronegócio, o seminário foi de extrema importância, já que o veneno é parte desse modelo de desenvolvimento de agricultura. Além disso, conseguimos reunir quase 30 entidades e organizações de diversos setores da sociedade. Isso é um grande avanço na tentativa de conscientização contra esse modelo agrícola.

Quem são os maiores prejudicados pelo o uso do agrotóxico na agricultura brasileira?



Quem produz, como os camponeses, os agricultores, os assentados, sofre um efeito maior porque está em contato direto com o veneno. Mas também a população em geral, que consome um produto que não é de boa qualidade, é o maior prejudicado. Assim, as doenças aumentam e aparecem cada vez mais. E quem lucra com isso tudo, sem dúvida, são as empresas.

Quais os objetivos da campanha?



O grande objetivo da nossa articulação contra o agrotóxico e do seminário em si é conseguir traçar um plano, uma estratégia de combate a esse modelo agrícola e ao grande uso de veneno no Brasil. A partir disso, essas articulação vai resultar na campanha nacional contra o agrotóxico no Brasil.

Como será realizada?



A nossa campanha terá dois eixos. O primeiro tem como meta denunciar esse modelo de produção agrícola, as causas desse veneno e alertar sobre quantas pessoas hoje estão doentes, sobretudo, com câncer, em função do uso desses venenos, além de como é que esse veneno tem sido uma das formas do agronegócio ganhar dinheiro. O que as empresas lucram vendendo o veneno é muito grande. Dessa forma, um dos eixos da campanha será a denúncia desse modelo.



E o segundo eixo da campanha?



Vamos anunciar o que queremos para a sociedade, dentro de um outro projeto de desenvolvimento para a agricultura. Assim, devemos almejar um desenvolvimento baseado na agroecologia, na agricultura saudável, na produção de alimentos para toda a população. Baseado também numa outra sociedade com outros tipos de valores, que valorize uma educação e uma saúde diferente. Certamente, a nossa campanha terá esses dois eixos: denúncia contra o modelo agronegócio e anúncio de qual sociedade nós queremos para o futuro.



Quais setores da sociedade podem se somar nessa luta?



Nós já temos engajados nessa luta os movimentos sociais da Via Campesina, centrais sindicais, setores das universidades, médicos, organizações não governamentais (ONGs). Tivemos também a presença muito importante da atriz Priscila Camargo no seminário. Ela representou os artistas e se colocou à disposição para ajudar a fazer esse grande debate no meio dos artistas.
Temos também o apoio da Fiocruz, sobretudo da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz. Passaram pelo seminário diversos pensadores e professores, que nos ajudaram e que estão se engajando nesse debate. Nós queremos convidar não só esses, mas todos os setores da sociedade para fazer parte desse grande debate, dessa grande conscientização para de fato darmos um outro rumo para a nossa agricultura brasileira.

Como a sociedade pode se informar sobre o tema dos agrotóxicos e participar da campanha?



Em breve, nós teremos um site e um blog no ar. Os interessados também podem procurar nossos veículos de comunicação de apoio, como o Brasil de Fato, que vai elaborar matérias específicas sobre o tema, além dos movimentos sociais ligados à Via Campesina. Nos seus espaços de trabalho, de militância e de atuação, devem procurar informações sobre as causas dos venenos e ajudar nessa grande conscientização.
O dia 16 de outubro é o Dia Internacional dos Alimentos. É um dia também em que a gente quer fazer debates e ações contra esse modelo e a favor da produção saudável. Certamente, terão outros meios que, logo assim que a gente estruturar melhor a campanha, vai estar à disposição de toda a sociedade a fim de se somar a esse grande debate.

Quais serão as ações a serem realizadas no Dia Internacional dos Alimentos?



É tradição da Via Campesina Brasil e Internacional fazer grandes debates em torno dos alimentos saudáveis no dia 16 de outubro. Os estados e os movimentos nas suas regiões devem promover debates e ações. Vamos fazer também 5º Congresso da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC), no Equador. Por isso, o dia 16 vai ser um dia de grande debate em toda a América Latina.



Qual a nossa tarefa para o próximo período?



Fica a grande tarefa de entender de fato quem são os grandes prejudicados com o uso de agrotóxico. Enquanto as empresas como a Bayer, a Monsanto, a Syngenta, além de outras, ganham tanto dinheiro, a população está condenada a morrer por doenças adquiridas em função do uso dos agrotóxicos. Neste contexto, o seminário representou passos que devem ser continuados.
Cada indivíduo desse país precisa fazer a sua parte. Cada um de nós precisa ajudar a desconstruir esse modelo de produção agrícola e construir outro modelo de sociedade, baseado na agroecologia, baseado na vida humana. Nós queremos uma agricultura camponesa que preserve os recursos naturais e que resgate as práticas camponesas de cultivo, que está comprometida hoje com o bem estar de quem produz e de quem consome o alimento. Nós só vamos ter um outro modelo de sociedade se conseguirmos fazer a Reforma Agrária.

*Matéria originalmente publicada no site do MST .

NA HORA DE VOTAR NÃO ESQUEÇA OS SEUS ESCOLHIDOS!!!

Para a sua maior comodidade e segurança o eleitor pode levar consigo uma colinha para não esquecer em quem vai votar no dia 03 de Outubro. A justiça eleitoral desponibilizou o modelo acima; vale salientar que colas com fotos de candidatos, os famosos "satinhos" que são destribuídos por candidatos não são permitidos pela justiça eleitoral.

Encontro Estadual da Batucada Feminista

Encontro Estadual da Batucada Feminista

Dias 16 e 17 de Outubro de 2010
Local: Mossoró

Participantes: Jovens da Região Oeste e da Região Mato Grande do Rio Grande do Norte.

Dia 16: Como encaminhamento do ultimo encontro das batucada faremos um encontro de ritmos com oficinas de musica e com intervenção no encontro de trabalhadoras rurais.

Dia 17: Uma Plenária Ampliada da Marcha Mundial das Mulheres encerrando as atividades da ação 2010.

VOTO CONSCIENTE: Toda Mudança Começa por Você.

CIDADANIA SE FAZ COM O VOTO CONSCIENTE


Em tempos de eleições diretas, é oportuna a seguinte pergunta: é possível exercer o chamado voto consciente? A resposta, em linhas gerais, é sim! O voto consciente é aquele que é direcionado ao candidato ou à candidata que julgamos ser o(a) melhor para governar e legislar em prol de todos os votantes. Para muitos, na atual conjuntura, o voto consciente é aquele que é direcionado ao menos ruim e não ao melhor. Independentemente de suas peculiaridades, o voto consciente, ou de qualquer outra natureza, é, sim, um ato de exercício da cidadania.
Por mais difícil e complexo que seja o quadro de representantes exposto para nossa escolha, o sufrágio [voto] é fundamental para o fortalecimento de qualquer democracia. Décadas de regime militar privaram os brasileiros deste direito. O movimento público pelas Diretas Já [lembra-se?] foi um marco histórico na história republicana brasileira. Neste contexto, a pregação em prol do voto nulo ou voto em branco é mais uma manifestação de revolta ou indignação do que de consciência cívica.
Entretanto, não se pode julgar quem opta por estes tipos de votos. Afinal, a democracia é parte de uma sociedade pluralista e multifacetada, pelo menos teoricamente. De todo modo, as eleições para cargos públicos mexem com o cotidiano das localidades onde serão realizadas. É um tempo em que diferenças vêm à tona, contradições são exploradas, falhas são mencionadas, conquistas são relatadas, alianças políticas são costuradas e desavenças são praticadas. Neste emaranhado de acontecimentos, a população se vê em meio a um bombardeio de coisas boas e ruins [com mais ênfase, normalmente, para as últimas].
Apesar de tudo isso, ter o direito de escolher os nossos representantes foi uma das maiores conquistas democráticas conseguidas. Qualquer democracia do mundo não pode se furtar desta condição. Eu sei que muitos brasileiros [talvez uma grande parcela] são contra a obrigatoriedade do voto. Tudo bem! Não vamos entrar em uma interminável polêmica. No entanto, quem não escolhe ou não tem o direito de escolher não pode cobrar com legitimidade o seu representante. O cerceamento deste direito é um ato contra qualquer princípio democrático.
Bom, voltando ao foco central deste texto, o voto consciente precisa ser exercido, de fato, com os famosos pés-no-chão. Não se vota com consciência sob influência de terceiros. A consciência, neste caso, tem que ser individual. A grande responsabilidade cabe a cada eleitor. A cidadania só é legitimada pelo voto direto à medida que o eleitor não seja influenciado por postulantes a cargos públicos que fazem do pleito eleitoral um momento de exercer a sua arrogância e a sua vontade de satisfação privada estimulada pelo poder e pela influência negativa que, via de regra, são itens presentes em boa parte das candidaturas existentes em várias localidades brasileiras.
Por fim, quero manifestar o meu apoio aos eleitores que, como eu, têm a consciência da importância de se votar com segurança e conscientemente. Mesmo sabendo que esta é uma tarefa complicada, não podemos nos furtar deste direito que nos foi concedido depois de várias manifestações e reinvidicações da própria sociedade. Votar é preciso, mas, de preferência, com consciência! Até o próximo texto e boas eleições em 03 de outubro!
"FALTAM 04 DIAS PARA A GRANDE DECISÃO"

Paulo Rogério dos Santos Lima
Publicado no culturatura em: Set/04

Prazo para entrega de declarações de ITRs só vai até amanhã (30 de Setembro) .

Gostaríamos de lembrar aos Senhores (as) Proprietarios (as) que o Prazo  para a entrega da declaração do  Imposto Territorial Rural (ITR) só vai até amanhã dia 30 de Setembro de 2010. Avisamos também que aqueles proprietarios (as) que possuem a sua propriedade com menos de 50 hectares e tem seu Sindicato em dias pode efetuar a sua declaração na Sede do STTR de Apodi sem custo nenhum. 

NOTA DO BLOG: Desde o início do mês que está sendo realizado as declarações no STTR de Apodi. 

ENCONTRO MENSAL DA MICRORREGIONAL MÉDIO OESTE.

DATA: quinta-feira, 30 de setembro de 2010.
LOCAL: UPANEMA

OBJETIVO: Promover a organização, a mobilização, a formação social e o controle social dos programas da ASA, através da discussão de temas pertinentes aos agricultores (as) das comunidades rurais da microrregional Médio Oeste.

PROGRAMAÇÃO:
8h00 – Abertura e apresentação.
8h30 – Leitura ATA do 7º. Encontro em Severiano Melo.
8h40 – Informe Geral.
1. Apresentação das atividades da microrregional (10’)
2. P1MC (10’)
3. P1+2 (10’)
4. Apresentação da agenda de eventos da ASA Potiguar (10’).

9h30 – ABERTURA/TEMA: Meio ambiente e Recursos Hídricos.
9h40 – Apresentação/ZPE/CPT
10h00 – Apresentação/PROJETO DE IRRIGAÇÃO DA CHAPADA DO APODI/STR APODI
11h40 – Encerramento.

terça-feira

CONVITE URGENTE: Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi

Os Agricultores (as) Familiares e Pequenos Propietários da Chapada do Apodi juntamente com o STTR convida toda a sociedade apodiense e os demais para se fazer presente na Sexta Feira próxima (01 de Outubro de 2010) no Auditório do STTR a partir das 09 horas da manhã, onde na oportunidade haverá a apresentação da pesquisa realizada na chapada do Apodi referente a análise do Nível de contaminação do lençol freático da chapada da Apodi pela Universidade Federal do Ceará. A Apresentação da Pesquisa será realizada pela Professora da UFC Raquel Rigoto.
Desde já agradecemos a presença de todos (as).

segunda-feira

VOTO CONSCIENTE: Toda mudança começa por você.

Voto consciente e cidadão


A democracia é o pilar da liberdade e do desenvolvimento de um país. Ela se faz através de direitos, onde todo cidadão pode expressar por palavras e pela sua maior arma, o voto, o destino de seu país, estado ou município através de seus representantes políticos. Porém, um país se torna cada vez mais avançado na democracia quando o cidadão é conscientizado de sua responsabilidade, isto é, sente-se responsável de que seus atos podem transformar a realidade atual para melhor.
No entanto, como disse no inicio, democracia se faz pela liberdade e o respeito a ela e assim, temos de levar em consideração que quando falamos em votos observamos que há vários tipos de eleitores. Porém é fundamental que haja consciência de que, ao escolhermos nossos políticos pelo voto precisamos ganhar com tal escolha e não que apenas uns poucos sejam privilegiados. Temos que deixar de ser egoístas e pensar em toda comunidade.
O fundamental é analisamos o perfil daquele que vem pedir nosso voto. Embora saibamos e vemos tantos políticos que usam do dinheiro público para si próprio e para os seus, não podemos deixar de sentirmos co-responsáveis, pois se eles estão no poder é porque foram colocados por nós, neste sentido também somos responsáveis. No entanto, temos a arma do voto para que, ao escolhermos erradamente certos representantes, possamos corrigir em cada novo pleito eleitoral.
Não se pode escolher um político pelo coração, pela emoção, mas sim, pela razão, olhando sua capacidade administrativa, de persuasão, sua idoneidade, seu passado, seus trabalhos prestados a comunidade. Ele precisa ser alguém que, ao analisarmos, nos sintamos bem representados no sentido coletivo.
Certamente que o candidato que procura conquistar o eleitor com algum beneficio pessoal; seja uma cesta básica, um jogo de camisa, um churrasco, bebidas ou mesmo oferecendo alguma ajuda financeira, não é um bom candidato. Temos de ser conscientes de que tal atitude nada mais é que tentar comprá-lo.
No entanto o eleitor, quando sede a tais propostas está, de certa forma, contribuindo para que sempre tenhamos políticos corruptos e sem compromisso com a sociedade. Ao aceitar tal proposta escusa de políticos, na verdade, ele não deve mais nada, pois já pagou seu voto.
O eleitor tem que ficar consciente de quê este seu voto pode fazer a diferença tirando a oportunidade de um outro político que seja idôneo e que realmente tenha compromisso, não seja eleito.
Enfim, ainda que muitas vezes se vote pela emoção, ou por algum favor, não se pode dizer que não é um voto consciente, porém, ainda que seja consciente não é um voto cidadão, pois é de efeito negativo, isto é, não constrói uma sociedade melhor, nem mais justa onde todos possam gozar de melhor qualidade de vida.
O seu voto, o meu voto, o nosso voto precisa ser consciente e cidadão.

Revisão KM
Poetiza Recanto das Letras
Ataíde Lemos
Publicado no Recanto das Letras em 02/04/2008

ACONTECEU NA SEMANA

  • Dia 16 (quinta Feira) aconteceu a reunião dos grupos produtivos e feirantes, onde foi discutido sobre o Brasil, na ocasião foi escolhido o grupo GT, para fazer o acompanhamento e trabalhar as questões referentes a economia solidária do município. Ficando o STTR, PDA Santa Cruz, a feira e Edjarles para compor o Grupo de 4 pessoas. Também foi encaminhado uma reunião para o dia 24 de setembro as 09:00 hs, para discutir sobre os projetos acompanhado pelo Brasil local e sobre o encontro das trabalhadoras rurais e a feira feminista que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Mossoró, onde será discutido a temática voltada para economia e produção feminista, e as mulheres terão oportunidade de expor seus produtos para as autoridades presentes.
  • No sábado no auditório do STTR aconteceu uma reunião com os advogados do escritório de Cícero Emereciano com o objetivo de repassar informações referentes as percas salariais dos agricultores que deram entrada com o advogado Cícero. Na ocasião foi explicado algumas mudanças e metodologia de trabalho para os presentes, ficando agendado uma nova data para dia 20 de outubro, onde os mesmos trarão todas as informações referentes ao andamento dos processos.
  • No mesmo dia aconteceu o encontro da juventude na região da Chapada, no P.A Paulo Canapum, onde contou com a participação de 26 jovens de Paulo Canapum e Caiçara, os mesmos foram bastante atentos e participativos a temática trabalhada foi: Juventude e Motivação. Foi uma manhã proveitosa e animada, onde discutimos a importância da atuação da juventude, portanto só temos a agredecer a todos os presentes, especialmente a Plínio e sua Família que nos acolheu com muito carinho.

VOTO CONSCIENTE: Toda mudança começa por você.

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

A importância do voto
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente
Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral
Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Conclusão
Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.
"FALTAM 06 DIAS PARA A GRANDE DECISÃO"