quinta-feira

INTERCÂMBIO EM TIBAU/RN

Abertura das Atividades

Edilson Neto falando da importancia do debate

Agnaldo discutindo sobre as experiencias adquiridas na Feira de Apodi
Na semana passada, para ser mais exato na sexta-feira dia 30 Outubro de 2009 o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Apodi esteve participando de um Intercâmbio sobre a Feira Livre da Agricultura Familiar no município de Tibau/RN, na oportunidade foi feito a abertura do evento com a participação do pessoal de Apodi, onde inicialmente o Presidente do Sindicato Edilson Neto vez um resgate histórico da importância de se busca a união em grupos organizados para o debate de problemas coletivos, salientando também que a Feira da Agricultura Familiar de Apodi é hoje a maior do Rio Grande do Norte devido à organização daqueles que hoje fazem a mesma, entretanto, o STTR como e a atual Comissão da Feira são reconhecedores que ainda há muito a fazer para que venhamos ter maiores projeções no cenário nacional. Merece destaque também a participação de pessoas que estão participando da Feira, pois na ocasião Mércia e Agnaldo falaram da experiência de participar do espaço de comercialização discutindo sobre alguns macetes que devem existir no momento de comercialização, “pois os produtos que nós comercializamos são produzidos pela nossa própria pessoa, o que garantimos a qualidade do mesmo” enfatizou Mércia Artesã. Enfim, esses momentos são de suma importância, pois faz parte de uma troca de experiência onde todos só tem a ganhar. Ainda mais partindo da premissa que o diálogo é a essência na busca da solução de vários problemas que estão ao nosso redor.

COMUNIDADE DE MANSIDÃO ESTÁ EM FESTA

A comunidade de Mansidão celebrou na ultima Sexta-Feira a conquista de um sonho que há muito tempo fazia parte dos desejos daqueles que ali habitam. Através do Programa do Governo Federal Luz para Todos a Comunidade de Mansidão foi mais uma a ser beneficiada entre tantas outras pelo Brasil a fora. Percebeu-se o semblante de alegria estampado no rosto de cada um durante aquela noite ILUMINADA no Mansidão. Varias Entidades e autoridades do município foram convidadas a participarem desse momento, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi não ficou de fora e marcou presença. Queremos aqui dar os nossos parabéns a comunidade de Mansidão pela fruto colhido da luta incansável na busca da energia para a comunidade. É isso aí pessoal, apesar de muitas vezes ser difícil acreditar na vitória, esta não deixou de ser sonhada, pois ela é certa para os que lutam e confiam em Deus.

quarta-feira

Aviso

O STTR, presenteia mais uma vez seus associados. Na festa de confraternização natalina, que acontecerá no dia 19 de dezembro. O STTR estará contemplando com 5 premiações: 1 TV, 1 liquidificador, 1 ventilador, 1 celular e 1 poupança no valor de 100,00 rs. Para participar do sorteio é só manter sua mensalidade em dia, a partir desse mês e estarão recebendo seu cupom. Até o dia 18 pagando a mensalidade receberá o cupom O sorteio se realizará dessa forma: 2 chamadas uma para os contribuintes do Birô e uma para os aposentados que já vem descontados no banco. Então esses que estão sendo descontados no banco, estão sendo convocados para recadastrar seus sindicatos, trazendo suas documentações pessoais. Sendo assim lembramos que a cada mês pago a partir de outubro recebe-se um cupom.

Tema da semana

No nosso tema, com a participação de Edilson neto, falando trazendo informações tanto do andamento dos projetos dos poços, quanto da reunião de sábado passado sobre as dívidas dos pequenos agricultores com os bancos BB e BNB. Edilson enfatizou o motivo da convocação dos pequenos agricultores, que seria de ajudá-los a negociarem cada caso com os bancos. Ainda falou das consequências para os agricultores que regularizarem a sua situação. E ainda sobre a recuperação dos poços dos pequenos agricultores, devido a enchente do ano passado.

Agenda da semana

Hoje dia 04 de novembro reunião em portal da Chapada com 0 grupo de mulheres e com a comissão de mulheres do STTR, as 13:30 hs. Amanhã quinta feira reunião em Santa Rosa II as 13:30 hs com a participação do STTR. A partir de amanhã dia 5 e também dia 6, acontecerá o encontro de sementes em Campina Grande. Ainda nesta quinta, reunião em Mossoró no CF8, com a equipe de comunicação da ação 2010. Formação da base do P.A Paraíso, domingo dia 08 de novembro. Também dia 8, reunião da associação de Baixa Fechada I as 09:00 hs. Reunião ampliada da diretoria executiva e comissões dia 9. . Dia 10 de novembro reunião da associação do arroz, Na casa de Zé Morador no ST Trapiá.

Noticias da Semana

Dia 28 de outubro,quarta-feira passada, o presidente do STTR/ Apodi, participou de uma reunião com as trabalhadores rurais do assentamento São Manoel, com o objetivo de está sempre junto com a categoria a qual representam. Quinta-Feira 29 de outubro, o STTR de Apodi, nas pessoas de Edílson Neto, Aíla, Agnaldo e Junior da CPT participaram da criação e formação de uma associação de agricultores no Sitio caboclo, os mesmos facilitaram uma oficina de muita informação para o bom andamento da s, esperamos que a mesma tenha muito sucesso e siga uma linha de melhoria para os trabalhadores. O STTR- Formando mais uma organização do Campo. comprovando mais uma vez a força da agricultura familiar fazendo agroecologia. No dia 30 de outubro aconteceu na comunidade de Mansidão a grande festade inauguração do projeto LUZ PARA TODOS, foi um momento de grande satisfação para comunidade, o sindicato esteve presente na pessoa de edílson. Ainda dia 30 de outubro, o presidente do STTR, participou de uma visita a feira agroecológica de Tibau, na ocasião também foram a visita, agnaldo e Mércia, Dia 28 de outubro,quarta-feira passada, o presidente do STTR/ Apodi, participou de uma reunião com as trabalhadores rurais do assentamento São Manoel, com o objetivo de está sempre junto com a categoria a qual representam. Dia 31 de outubro de 2009 aconteceu no STTR, a reunião de aprovação de novos sócios, foi um momento de conversa mostrando direitos e deveres para o novo público que chega ao sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Apodi. Também dia 31de outubro, no auditório do STTR, aconteceu uma grande reunião, com os advogados do STTR, Welinton e Maruíles, junto aos trabalhadores rurais que estão com pendências junto aos Bancos, o presidente do STTR, já tem essa preocupação de ver os trabalhadores regularizando sua situação com os bancos. A reunião contou com um número de poucos mais de 60 participantes e aguardam resultados. Nesta última semana nos dias 28, 29 e 30 de outubro o STTR de Apodi, esteve participando do Congresso FETRAF Brasil. Este foi realizado em Brasília na cidade de Luziania. Na ocasião tivemos 3 dias de estudo, debate e planejamentos. Com o objetivo de melhorar cada vez mais as ações da FETRAF a nível Brasil. Estiveram presentes 20 estados brasileiros e com os mesmos se pode conhecer e trabalhar soluções para os problemas de cada estado. A pauta foi: A consolidação das ações e prestações de conta de 2005 a 2009; Estudo de oficinas para melhor qualidade de vida dos agricultores familiar; Plano ação para o próximo mandato e eleição da diretoria. Esta que terá como objetivo trabalhar para que a FETRAF seja reconhecida pela CUT como sistema, visto que foi unanimidade e maior reivindicação da plenária.