quinta-feira

Tema da semana


No tema da semana, tivemos a participação de Edjarles, ele que é coordenador da feira da agricultura familiar e solidária de Apodi, também é agente do programa Brasil local da AACC(Associação de Apoio as Comunidades do Campo)
Ele esteve falando sobre a economia solidária, sobre a sua importância. Trouxe informações sobre o andamento da Feira, onde a mesma hoje, conta com 32 barracas, beneficiando uma média de duzentas familias. Em Apodi temos um númenro de 50 grupos produtivos, que se encontram organizados. A feira tem parceria com a rede Xique-xique, onde serão levantados todos os dados referentes a feira, registrados para que a feira possa existir perante a lei.

Ele ainda esteve falando um pouco sobre o programa Brasil Local da AACC, onde nos trouxe informações , como, o acompanhamento será feito a três grupo, para que se possa está mantendo a qualidade e será oferecidos cursos a esses grupos.

Em breve mais informaçõe sobre esse projeto.

Notícias da Semana

1ª Noticia
No dia 05 de julho a comissão de jovens do STTR, esteve participando de uma oficina de sistematizações das ações do CEATICA/ PDHC, onde na ocasião foram feito coletas de dados das ações realizadas com a juventude do sertão do Apodi, objetivando a elaboração de um documento com as ações que foram feitos e as que serão realizadas a partir de agora.


2ª Noticia
Neste mesmo dia aconteceu uma reunião com o DNOCS/ MDA e SEARA, objetivando discutir assuntos como: o projeto de Irrigação da chapada.

3ª Noticia
No sábado aconteceu a reunião da comissão de idosos, onde na ocasião a equipe de formação do STTR, esteve trazendo um momento de descontração para o grupo, que tambem estiveram tratando de assuntos referentes ao estatuto do idosso.

4ª Noticia
Nesta segunda, dia 09 de agosto, a diretoria executiva esteve reunida discutindo assuntos do interesse do sindicato, onde na ocasião contou a presença de Valmir Alves do PT, falando das ações do partido.

5ª Noticia
Na mesma segunda houve uma reunião coma as associações do Creditofundiário, para discutir sobre os investimentos do CAPI, com as percas de 2008/2009. Objetivando a reposição dos investimentos que foram perdidos.

terça-feira

Estudantes do Colégio Pequeno Princípe Visitam STTR de Apodi



Projeto BRASIL LOCAL será apresentado amanhã no Forúm da Agricultura Familiar

O Brasil Local é um Projeto voltado para a geração de trabalho e renda por meio da economia solidária. Sob o comando da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), o Brasil Local fomenta a organização de empreendimentos geridos pelos próprios trabalhadores(as), facilitando o acesso a políticas públicas de incentivo, como capacitação, crédito comunitário, equipamentos formalização e escoamento da produção. A execução do Brasil Local é feita por meio da Universidade de Brasília (UnB), em parceria de diversos orgãos do governo federal.

Beneficiários.
O Projeto é destinado a grupos produtivos autogestionários de setores como agricultura familiar, prestação de serviços, artesanato e vestuário, localizados em comunidades rurais e urbanas por todo o País. É conferida prioridade a empreendimentos organizados por mulheres, jovens, povos tradicionais e beneficiários do Programa Bolsa Família.

Funcionamento
A equipe do Brasil Local é formada por uma coordenação nacional, coordenadores estaduais e agentes de desenvolvimento. A principal estratégia do Projeto é articular iniciativas que viabilizem o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários. São duas linhas de atuação: uma é estabelecer parcerias com os três níveis de governo e com a sociedade civil organizada e a outra é mobilizar a comunidade. Esse elo entre políticas públicas, entidades não-governamentais e trabalhadores é alavancado pela ação dos Agentes de Desenvolvimento do Brasil Local.
Os Agentes são os principais atores do Brasil Local. Eles são escolhidos pelas próprias comunidades, participam de capacitação em economia solidária oferecida pelo governo federal e atuam como interlocutores dos grupos produtivos. Ao todo, o Brasil Local conta com 510 Agentes, presentes nos 26 estados e no Distrito Federal. O papel do Agente é identificar potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos pequenos empreendedores. Depois de fazer um diagnóstico técnico sobre o empreendimento, o Agente busca soluções por meio da constituição de parcerias. Feito isso, ele acompanha a evolução do empreendimento, emitindo relatórios mensais ao coordenador do seu Estado.

domingo

Organização Social da Agricultura Familiar de Apodi é Tema de Monografia

Agnaldo Fernandes - Estudante do Curso de Geofrafia (UERN)

Profº. Ms. Jionaldo Pereira de Oliveira (UERN)
(Membro da Banca Examinadora)
Profª. Esp. Jomara Dantas Pessoa (UERN)
(Membro da Banca Examinadora)

 
A organização das comunidades rurais de Apodi tem ganhado grande relevancia nos últimos anos, chegando despertar a curiosidade dos que se preocupam e se interessam por esta causa. Por último a Organização Social da Agricultura Familiar está sendo tema de Monografia do estudante Apodiense Francisco Agnaldo de Oliveira Fernandes. O trabalho desenvolvido por ele é composto por três capitulos que aborda desde o processo inicial de Organização Social da Agricultura Familiar, até os dias atuais.
O trabalho possui como Titúlo:

A IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS COOAFAP E COOPAPI NA ORGANIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE APODI/RN.

Além de fazer um breve relato sobre a Agricultura Familiar  na comunidade Rural de Corrégo.
O trabalho teve como Orientadora a Profª. Ms. Maria José Costa Fernandes, e irá para o ato de Defesa Pública amanhã Segunda Feira (09 de Agosto), às 19h00min no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas(NAESC). 
Agnaldo Fernandes que é Agricultor Familiar e filho de Agricultores Familiares sem terra, diz ter sido influenciado pela realidade o qual esta inserido, ele afirmou ainda que: "Esse momento representa o coroamento de um longo processo, pra mim é muito mais do que uma avaliação pela banca examinadora, a defesa é a oportunidade de tornar público, discutir e ouvir a opinião de especialistas, sobre um tema que me acompanha a muito tempo".

Feliz Dia dos PAIS


Pai
Fábio Jr.
Composição: Fábio Jr.

Pai!
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo prá gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...

Pai!
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre
Esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...

Pai!
Pode crer, eu tô bem
Eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura prá você renascer...

Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amor
Prá você...

Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga prá ver...

Pai!
Me perdoa essa insegurança
Que eu não sou mais
Aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu...

Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Prá pedir prá você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Ah! Ah! Ah!...

Pai!
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...