terça-feira

Projeto BRASIL LOCAL será apresentado amanhã no Forúm da Agricultura Familiar

O Brasil Local é um Projeto voltado para a geração de trabalho e renda por meio da economia solidária. Sob o comando da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), o Brasil Local fomenta a organização de empreendimentos geridos pelos próprios trabalhadores(as), facilitando o acesso a políticas públicas de incentivo, como capacitação, crédito comunitário, equipamentos formalização e escoamento da produção. A execução do Brasil Local é feita por meio da Universidade de Brasília (UnB), em parceria de diversos orgãos do governo federal.

Beneficiários.
O Projeto é destinado a grupos produtivos autogestionários de setores como agricultura familiar, prestação de serviços, artesanato e vestuário, localizados em comunidades rurais e urbanas por todo o País. É conferida prioridade a empreendimentos organizados por mulheres, jovens, povos tradicionais e beneficiários do Programa Bolsa Família.

Funcionamento
A equipe do Brasil Local é formada por uma coordenação nacional, coordenadores estaduais e agentes de desenvolvimento. A principal estratégia do Projeto é articular iniciativas que viabilizem o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários. São duas linhas de atuação: uma é estabelecer parcerias com os três níveis de governo e com a sociedade civil organizada e a outra é mobilizar a comunidade. Esse elo entre políticas públicas, entidades não-governamentais e trabalhadores é alavancado pela ação dos Agentes de Desenvolvimento do Brasil Local.
Os Agentes são os principais atores do Brasil Local. Eles são escolhidos pelas próprias comunidades, participam de capacitação em economia solidária oferecida pelo governo federal e atuam como interlocutores dos grupos produtivos. Ao todo, o Brasil Local conta com 510 Agentes, presentes nos 26 estados e no Distrito Federal. O papel do Agente é identificar potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos pequenos empreendedores. Depois de fazer um diagnóstico técnico sobre o empreendimento, o Agente busca soluções por meio da constituição de parcerias. Feito isso, ele acompanha a evolução do empreendimento, emitindo relatórios mensais ao coordenador do seu Estado.

Nenhum comentário: