terça-feira

Nota a Imprensa e a Sociedade Apodiense


SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE APODI
Fundado em 30/11/1963  - CNPJ.: 08.041.931/0001-40 Carta Sindical 139.50468
Rua Nonato Mota, 106, Centro CEP.: 59700 - 000
Telefax (084) 3333- 2269 E-mail: strapodi@hotmail.com

Nota a Imprensa e a Sociedade Apodiense

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi foi surpreendida hoje, dia 26 de junho,  com matéria postada no Blog do Josenias Freitas com o título “Extra-Oficial: Polícia Federal faz apreensão de computadores e documentos no STTR em Apodi.” Dizendo-se utilizar de fontes da imprensa apodiense, o editor do Blog   contrariou a prática do bom jornalismo informativo ao não procurar em nenhum momento a Direção do STTR de Apodi para confirmar a veracidade da informação. Portanto, fica de fato comprovado que o blogueiro agiu de má fé e de forma irresponsável ao postar tal matéria. Prática essa usada pelo “jornalismo de esgoto” com o objetivo de queimar reputação.

A Sociedade de Apodi e do Rio Grande do Norte é sabedora da seriedade e da responsabilidade com que este Sindicato desenvolve o seu trabalho em defesa do agricultor e agricultora. Não há razão nenhuma para uma ação como esta que o Blog informou.

Aproveitamos para esclarecer que em nenhum momento ocorreu qualquer tipo de ação policial nas dependências da sede do STTR de Apodi e que os trabalhos da Instituição estão sendo desenvolvidas normalmente.

A Direção do STTR de Apodi já acionou a sua assessoria jurídica para que seja tomada as providencias cabíveis no intuito que seja reparada a sua integridade moral.  

A Direção do STTR de Apodi.

Apodi/RN, 26 de Junho de 2012.

segunda-feira

Movimentos Sociais de Apodi de LUTO.

Todo Apodi, em especial os agricultores (as) que estão organizados nos Movimentos sociais estão de luto!
Faleceu Pe. Pedro Neefs, um padre holandês que dedicou toda a sua vida a favor do povo simples e sofrido da região! Era a voz dos sem sem-voz. Nunca teve medo de denunciar as injustiças. Uma das pessoas que melhor enfrentou o drama da seca, procurando aliviar os estragos da catástrofe natural da vida dos mais necessitados. Um profeta a menos em nosso meio, mas vai com o dever cumprido. 
Texto de Cornélio Freire

Campanha quer banir no Brasil agrotóxicos banidos em outros países




A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida lançou um abaixo-assinado em que exige o banimento, pelo governo brasileiro, de toda importação, produção e comercialização de 14 agrotóxicos e substâncias já proibidas em vários países do exterior.
“Inúmeros estudos realizados nesses países já demonstraram, comprovadamente, que o seu uso causa terríveis danos ao ser humano e ao meio ambiente”, aponta o documento, que circula nacionalmente há cerca de dois meses e está disponível para assinatura em papel. “Vamos deixar que nos tornemos a ‘maior lixeira tóxica do mundo’?”, questiona o texto.
O abaixo assinado se refere a agrotóxicos que têm na sua formulação princípios ativos como Endosulfan (banido em 45 países), Cihexatina (proibida na União Europeia e em países como a Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Japão, Líbia, Paquistão e Tailândia) e Metamidofós (proibido, por exemplo, na União Européia, China, India, e Indonésia), entre outros (veja lista completa abaixo).
“A ideia é entregar o máximo de assinaturas possível à presidenta Dilma Rousseff para que tome as providências para o banimento imediato dessas substâncias no país, mas também para sensibilizar a população brasileira sobre esse assunto”, afirma Cleber Folgado, da Coordenação Nacional da Campanha.
O abaixo-assinado pode ser encontrado aqui e deve ser entregue no endereço:
Av Thomas Edison, 301, CEP 01140-000, Barra Funda, São Paulo, SP