sábado

COMUNIDADE DE CABOCLO II FUNDARÁ ASSOCIAÇÃO

Equipe do STTR de Apodi e a CPT auxiliando nas discuções.
Quinta Feira 29 de outubro de 2009 o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi esteve presente na comunidade de Caboclo II, onde na ocasião se discutiu a possibilidade de Fundação da Associação da referida comunidade, pois faz muito tempo que os moradores que ali residem sonham com tal fato. Sendo que ultimamente intensificou-se o debate, tendo em vista que os trabalhadores disseram já esta na hora de se organizarem em prol de ideais coletivos, pois segundo o morador da comunidade Antonio “já esta na hora da comunidade se juntar para ir atrás de melhorias para todos que aqui mora, é essa união que faz a força”. O STTR sabendo da importância desse momento não tem medido esforços para contribuir com a concretização de tal fato, juntamente com a CPT (Comissão Pastoral da Terra) representada na pessoa de Júnior realizou uma Oficina na comunidade sobre Associativismo, onde no final do encontro essas duas instituições de bastante competência e respaldo no que diz respeito aos movimentos socias ligados aos homens do campo, assumiram o compromisso de retornar a Comunidade de Caboclo II no dia 15 de Novembro de 2009 para a fundação da Associação daquela comunidade. O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais dá os Parabéns aos que fazem a Comunidade de Caboclo II pelo amadurecimento político-social.

PARA REFLETIR

“A batalha pela água, cavando a cacimba do gado, que de pressa se enxuga. O sofrimento de ver a gadaria morrer... despedindo-se com os olhos desesperados de toda paisagem cruel. A luta para erguer as reses caídas. Queimar o cardeiro, o xique-xique, para eliminar a defesa espinhenta e dar ao gado uns dias de vida lenta. A fome vagarosa, tomando posse de tudo, esgotando as reservas. Por fim, a retirada, com o que resta de gado caindo pelo caminho cinzento ou a família sozinha, com os últimos trastes, batendo a porteira triste no curral deserto. Com as primeiras chuvas, volta a vegetação, escondida no areião. Volta o Vaqueiro, teimoso. Na cidade, o milionário da seca enriqueceu. O “casco da fazenda” pode ser refeito. A cabra reaparece, magra como uma penitente, mas vivinha, pronta para outra. E a guiné, galinha-d’angola, vencedora das secas, gritando “tô fraco, tô fraco”, invencível. E a vida continua".

PRATAS DA CASA

Equipe de Fomação do STTR
Nos últimos meses muito tem se ouvido falar das Etapas de Formação promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurasi de Apodi. É que o STTR não tem negado o seu papel como Instituição Social, e vem sempre procurando desenvolver políticas socias que possibilitem a melhor qualidade de vida do campo. Na tentativa de lograr êxito em seus objetivos resolveu-se apostar em uma equipe de Formação constituída em sua totalidade pelas “Pratas da casa”. Não é que a coisa deu certo e a meninada vem agradando por onde tem passado. Essa equipe é composta pelas pessoas de Aíla, Lili (Idilene), Agnaldo, Gilvana e Francina. A Equipe de Formação foi criada no mês de Julho desse ano, quando Edilson Neto (STTR) e Zé Edson sentaram com o grupo para debaterem sobre as trilhas a serem percorridas durante a execução dos trabalhos. Hoje após três módulos ministrados na Diretoria e mais três na base somando um total de seis módulos, faltando apenas um para a conclusão das etapas desse ano, o sentimento é de satisfação e a consciência de dever cumprido, embora sejamos reconhecedores de que se há muito que fazer.

quinta-feira

STTR Presenteia mais uma vez seus Associados.

Prêmios que serão sorteados no dia 19 de Dezembro de 2009.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurias de Apodi/RN, lançou no mês de Outubro uma campanha de premiação para seus associados, onde todos filiados que contribuirem com suas mensalidades em dias terão o direito de participar ganhando um compom por cada mensabilidade paga até o dia 18 de Dezembro de 2009, tendo em vista que o Sorteio vai ser realizado no dia seguinte.A premiação vai se dá de duas formas diferentes, isto é, haverá uma premiação para os Associados Aposentados descontados no Banco e outra para aqueles que pagam diretamente no caixa.A premiação ocorrerá da seguinte forma: Associados Descontados no Banco: 01 Televissor 21 Polegadas; 01 Liquidificador; 01 Ventilador; 01 Celular; 01 Poupança no valor de 100,00 reais. A mesma premeação repetesse para aqueles que pagam a sua contribuição no caixa.Agora é só desejar BOA SORTE!!!

STTR de Apodi promove mais uma Etapa de Formação na Diretoria e na Base.

Formação da Diretoria
Formação no Pólo do Vale do Apodi - Baixa Fechada
Momento de Agradecimento
Nesse último fim de semana o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi preocupado em melhorar a organização da conjuntura do movimento Sindical em nosso município enfatizando a melhoria das condições de vida do Homem do Campo, realizou mais uma etapa de Formação, sendo que no sábado 24 de outubro foi trabalhado junto com a diretoria o Tema: Relações Humanas onde pode-se contar com uma boa participação do Público. Enquanto isso, no dia 25 de outubro, o último domingo foi realizado a oficina da Base no Pólo do Vale, para ser mais preciso na comunidade de Baixa Fechada abrangendo assim todas as comunidades circunvizinhas, tendo como Temática: O Sindicalismo Rural Brasileiro,sendo que na oportunidade pode-se contar com a presença de mais de 50 companheiros. Esse momento de Formação tem sido bastante gratificante para o STTR, tendo em vista que vários problemas e dúvidas tem sido debatido nesses momentos de encontro com as Bases. Ressaltamos ainda a grande responsabilidade Social que o Sindicato assumi ao estar presente nas comunidades debatendo problemas coletivos em prol daquele que a razão da nosso existência, isto é, o Homem do Campo.

quarta-feira

Tema

No tema, foi enfatizada a reunião do próximo sábado,31 de outubro, com os advogados do STTR, tratando sobre os pequenos agricultores que tem dívidas com o BB e BNB. Esses estão convidados a participarem da reunião.

Sorteada do Mês

A aniversariante Sorteada do mês de outubro foi: Francisca Gomes Mendes. Ela aniversariou no dia 24.

Preço Justo

O preço justo de hoje traz os preços dos produtos feitos pela companheira Rita Gomes do P.A. Agrovila Palmares. Ela faz Bolos de leite: 6,00 rs. Milho e Feijão:7,00 Sufler bagaço do caju/ Aproveitamento após o suco / gosto de pizza. Doce de Gergilim com aveia: 1 quilo, 10,00/ bom para intestino parado/ má digestão. Geléia de acerola: 1 quilo 10,00/ Ela ainda trabalha com buchada de bode, pronta o preço é 10,00 rs. E ainda trabalha a domícilio, então se você precisar ela vai preparar na sua residência. Ela, para trabalhar com essas delicia fez um curso preparatório de especialização no SABER E SABORES.

Agenda da Semana

Hoje 28 até o dia 30 realiza-se o congresso nacional da FETRAF Brasil, em Brasília, e os nosso delegados que estão participando de Apodi é o Junior e Lili. Também nesses dia de 28 a 30, a comissão de mulheres participa de uma capacitação para trabalhadoras rurais, em Fortaleza. (KIKA). Amanhã,Bebé e Edivania estarão participando do encontro territorial da ASA em Patú. Também acontecerá a fundação da associação de Caboclo, as 00008:00 hs. E ainda nesta quinta, na parte de tarde o presidente Edílson e tesoureiro Junior participarão de uma reunião em Umarizal com a DIACONIA. E próxima sexta dia 30, o grupo da feira da agricultura familiar de Apodi fará uma visita ao grupo da feira de Tibal. Irão Edílson, Antonieta, Mérsia e Edjarles. Também as 9:00 hs no IFRN, reunião com STTR e feira da agricultura Familiar, para tratar sobr4e a compra direta. Ainda as 14:00, assembléia no PA Moacir Lucena e no PA Lage do Meio. Sábado dia 31, Oficina sobre sindicalização as 09:00 hs, para aprovação de novos sócios. Também haverá reunião com os pequenos agricultores que estão com dívidas atrasadas com o no BB e BNB, as 09:00 no STTR. E ainda as 18:00 hs inauguração do projeto luz parta todos em Mansidão. Terça dia 03 de novembro reunião da diretoria as 13:00 hs. E próxima quarta dia 04 de novembro, reunião em portal da chapada com o grupo de mulheres e comissão de mulheres do STTR as 13:30 hs.

Noticias da Semana

1ª Noticia No último dia 19 de outubro as comunidades de Santa Cruz II e Barra foram a Natal, ambas foram representadas pelas associações para assinarem o convênio com o programa desenvolvimento solidário. Juntas irão desenvolver atividades voltadas para o desenvolvimento. 2ª Noticia Nos dias 20 e 21 de outubro, na cidade de Mossoró, aconteceu o Encontro Estadual da ASA. O STTR da Apodi na pessoa do presidente Edílson neto, que participou representando os trabalhadores. Foram dois dias de atividades voltadas para melhoria do homem do campo. 3ª Noticia Ainda no dia 21 de outubro, no STTR, aconteceu a reunião da comissão de jovens, na ocasião foi discutido sobre a oficina que acontecerá pra juventude, no dia 21 de novembro, na sede do STTR. 4ª Noticia 24 de outubro, aconteceu na sede do STTR o 3º módulo de formação pra diretoria, conselho fiscal e comissões de STTR, na ocasião estudamos um tema muito importante: “Relações Humanas”.Foi um estudo muito importante para o bom convívio de todos que fazem parte da família STTR. Parabenizamos a equipe que com muito carinho organizou o estudo. 5ª Noticia E no dia 25 de outubro, domingo, o STTR realizou o estudo de formação na base, na comunidade de Baixa Fechada, atendendo ao pólo do vale, várias comuniodades participaram, algumas delas foram: Juazeiro, Bamburral, trapiá, Caboclo, Carpina, Baixa Fechada e etc... Todas elas estudando sobre sindicalismo ruraul, direitos e deveres, também participou do evento os nossos representantes do PT, Marcos e Valmir. 6ª Noticia Segunda dia 26 nas comunidades de santa cruz II e Barra, aconteceu a reunião com os técnicos que irão acompanhar o desenvolvimento dos projetos do PDS. Edílson presidente do STTR, Apodi, acompanhou os técnicos: Flaviano e Edimar nessas reuniões. O STTR, presenteia mais uma vez seus associados. Na festa de confraternização natalina, que acontecerá no dia 19 de dezembro. O STTR estará contemplando com 5 premiações: 1 TV, 1 liquidificador, 1 ventilador, 1 celular e 1 poupança no valor de 100,00 rs. Para participar do sorteio é só manter sua mensalidade em dia, a partir desse mês e estarão recebendo seu cupom. Até o dia 18 pagando a mensalidade receberá o cupom O sorteio se realizará dessa forma: 2 chamadas uma para os contribuintes do Birô e uma para os aposentados que já vem descontados no banco. Então esses que estão sendo descontados no banco, estão sendo convocados para recadastrarem seus sindicatos, trazendo suas documentações pessoais. Sendo assim lembramos que a cada mês pago a partir de outubro recebe-se um cupom.