sexta-feira

Estão implantando em Apodi o projeto da polêmica


Por Prof. Antonio Fernandes 

Desmatamento, degradação do solo, infertilidade da terra no futuro, desapropriação indevida sem dialogar com as pessoas. Esses são apenas alguns fatos tristes, de muitos que está acontecendo com o projeto de irrigação da chapada do Apodi do DNOCS.

Ao que me parece, apesar de ser um projeto do DNOCS, mas é de extremo interesse do poderoso Deputado Henrique Alves do PMDB. Henrique Alves teve a oportunidade de trazer até Apodi a UFERSA. Está obra seria um marco fundamental para Apodi e sua gente. Ele votou contra Apodi naquela oportunidade levando o campus daquela importante instituição para outro lugar.

Mas, olhem o que Henrique está nos oferecendo... Um projeto que até agora só tem causado polêmica, desconfiança, ameaças de desapropriações, desmanche de projetos de agricultura familiar, destruição de sonhos e medo por parte daqueles que estão mais ligados diretamente a problemática.

O projeto que Henrique vem trazendo está deixando uma enorme quantidade de dúvidas, pois agricultores não estão tendo a oportunidade de falar, segundo os movimentos de instituições ligadas ao campo.

Uma pena que alguém se ache no direito de fazer isso com nossa gente. Até onde tenho conhecimento, esse projeto beneficiará as grandes empresas exportadoras e pouco beneficiará nossa gente humilde.

Projetos de irrigação deveriam ser pensados, não somente levando em consideração a ganância de políticos ou grupos interessados em produzir para exportar. As condições locais devem ser vistas antes de qualquer coisa.

Fonte: Blog do Toinho Filho

quinta-feira

Ao Chamado dos “Coronéis”.

Não é de hoje que os agricultores e agricultoras do município de Apodi tentam buscar um diálogo com o Governo Federal sobre o Projeto de Irrigação da Chapada, tendo em vista as inúmeras duvidas existentes com relação ao Projeto, onde o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) até o momento não esclareceu as dúvidas existentes por parte da população atingida.
Pois bem amigos leitores (as), diante dos desrespeitos do DNOCS em não dialogar com a sociedade, os agricultores (as) há tempos buscam o diálogo com a Presidente Dilma, porém essa idéia até o momento não surtiu êxito.
Segundo matérias divulgadas na imprensa a Presidente virá a as terras potiguares no próximo dia 28.
Ouvir os Agricultores (as) da Chapada do Apodi? NÃO. Ela virá ao RN assinar a ordem de serviço do perímetro irrigado da Chapada do Apodi, a convite de um rapaz que tem “MORAL” com a Presidente (Veja a matéria).
Ao assinar a ordem de serviço a Presidente Dilma põe em risco o maior potencial do município de Apodi Chamado Agricultura Familiar, principalmente na região (Chapada) onde esta prevista a instalação do projeto, tendo em vista que na maioria dos perímetros irrigados instalados pelo DNOCS estes seviram ao agronegócio.
Dependendo onde a Presidente Dilma desembarque e por onde irá passar há sérios riscos dela sair do solo Potiguar debaixo de uma Chuva de vaias, tendo em vista ter atendido "Ao chamado dos Coronéis"e não ao chamado do povo. Já está mais do que na hora de se abolir esse tipo de de relação no RN. Afinal os tempos da República Velha já era... ou não?

FMJ marca reunião de planejamento do Projeto: Acampamento de Ferias 2012 com a nova temática: "Jornada de Formação Politica para a Juventude".

O FMJ - Fórum de Juventude de Apodi - já tem agenda marcada para discutir o projeto da 3º Temporada do Acampamento de Férias edição 2012. A nova temática abordada pela jornada de formação, no decorrer dessas três edições do projeto, será a formação politica da juventude. A data da reunião de planejamento será realizada às 14h do dia 16 de novembro, na #BatCaverna, localizada na Rua Adalgiza Silveira Pinto, Numero 214, Bairro Centro, local onde acontecem todas as reuniões do FMJ.

A segunda edição da jornada de formação, (2º Acampamento de Férias) aconteceu em Catolé do Rocha na Paraíba, e reuniu cerca de 60 jovens, que após o acampamento permaneceram firmes e fortes nas discussões dos movimentos juvenis de Apodi, com fortes intervenções e qualificados debates no que se refere a juventude.

A coordenação do FMJ já iniciou o processo de discussão do projeto, visto que nessa próxima edição a prioridade será buscar apoio para a formação dos jovens, visto que nas edições anteriores o recurso financeiro foi a grande gargalo.

“Precisamos que os empresários e os políticos de Apodi, possam ajudar no processo de formação de nossos jovens, que são a única possibilidade de mudar os rumos de nosso município. Mas infelizmente o que vemos são muitos empresários e políticos patrocinando ‘festas com bebedeiras e drogas’, que só vem aumentar cada vez mais nossa marginalidade. Temos que oferecer oportunidades a nossa juventude, com os exemplos que temos do acampamento realizado em Julho desse ano, vimos que temos mais que a obrigação de oferecer outros tipos de lazer, que envolva a formação politica social de nossos jovens!” – afirma Jerlândio Moreira coordenador do FMJ Apodi

O projeto será destinado a 80 jovens do município de Apodi, e já tem local previsto para acontecer, que segundo seus idealizadores será num local bem mais espacial do que foi o das edições anteriores. A data do evento será nos dias 19, 20, 21 e 22 de janeiro de 2012 e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 01 de dezembro. As informações podem ser acompanhadas no blog do Acampamento (http://acampamentodeferiasfmj.blogspot.com/)

quarta-feira

Agrotóxico contamina tilápias

Foto: Internet


Agrotóxico usado no cultivo da cana-de-açúcar, mesmo em doses mínimas, é capaz de intoxicar peixes, causando redução de peso e diminuindo a acuidade visual. É o que mostra pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que analisou larvas de tilápia.
O estudo analisou os efeitos do carbofuran, substância banida nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, a proibição do inseticida está sob análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pesticida é aplicado nos canaviais para combater vermes do solo.
A equipe da UFPE avaliou, em laboratório, o que ocorria com larvas de tilápia da espécie Oreochromis niloticus quando o carbofuran era adicionado à água do viveiro em concentrações que variavam de 10 a 400 microgramas por litro.
A partir de 50 microgramas por litro, o alevinos já apresentavam problema, revela o professor do Departamento de Zoologia da UFPE e presidente da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, Paulo Sérgio Martins de Carvalho, que orientou a pesquisa.

O oceanógrafo esclarece que o objetivo do estudo não é ser contrário ao uso de agrotóxico. É uma questão de avaliar os riscos de uma substância banida em outros países mas que ainda é usada no Brasil, afirma.
O pesquisador não descarta a possibilidade de a ingestão de peixes contaminados causar problemas, mas o que estudamos foi as consequências do carbofuran na saúde animal, e não humana.
A dose de carbofuran, de nome comercial Furadan, empregada na experiência foi a registrada na literatura científica, uma vez que os cientistas da UFPE não conseguiram informações. A Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) não dispõe dos dados porque os usuários não informam, embora essa seja uma exigência legal, diz Paulo Carvalho.
A bióloga Priscila Cordeiro fez os testes ao longo de dois anos, como parte do seu trabalho para o mestrado em biologia animal da UFPE.
Os dados obtidos demonstram claramente que tilápia, no estágio de transição entre larva e juvenil, são organismos sensíveis a exposição ao carbofuran, resume.
Fonte: JC online.