sexta-feira

Sementes crioulas X transgênicos: a agricultura familiar e o agronegócio nos próximos quatro anos

entrevista gabrielPor Débora Britto, do Centro Sabiá
Em 2014, o Brasil elegeu deputados e senadores que renderam ao Congresso Nacional o rótulo de “mais conservador” desde a redemocratização do país. A bancada ruralista na Câmara Federal reelegeu 64% de seus deputados e, no Senado, haverá pelo menos 21 parlamentares afinados com os interesses do setor do agronegócio brasileiro.

O cenário político nacional ainda amarga as nomeações para o Executivo federal, a exemplo do Ministério da Agricultura com a ex-senadora Kátia Abreu (PMDB), que surpreenderam as organizações e movimentos de defesa da Agricultura Familiar, da Agroecologia que apoiaram e tiveram papel decisivo no desfecho da campanha da presidenta Dilma Roussef (PT). Por outro lado, Patrus Ananias (PT) escolhido para assumir o Ministério de Desenvolvimento Agrário, já deu declarações que fazem frente à postura de Abreu.

Chuvas tem marcados os últimos dias no município Apodi.



Assentamento Aurora da Serra - Foto: Damião Menezes

 

Nos últimos dias precipitações têm banhado o solo das comunidades rurais de Apodi/RN, desde o período momesco que o tempo tem melhorado no sentido da amenização da situação do camponês principalmente.


Nas diferentes regiões de Apodi foram registradas chuvas o que deixa cada vez o camponês apodiense esperançoso. Tendo em vista as poucas chuvas que caíram nos últimos anos.


Alguns institutos climatológicos tem apontado que o cenário para o período chuvoso de 2015 será comprometedor, afirmando que o período invernoso será rápido e que os agricultores fiquem atentos para não perderem as poucas chuvas.