sexta-feira

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O EXAME DE SELEÇÃO FETARN/EAJ 2012.2


 



De 26 de junho a 20 de julho de 2012 a FETARN e a Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ estarão com inscrições abertas para o exame de seleção 2012.2, com 50 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária e 30 vagas para o Curso Técnico em Agroindústria.

Os critérios para a seleção são: Ensino Médio Completo; Ser Jovem Trabalhador (a) Rural; Ser Sócio (a) e ter boa relação com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; Ter participado de alguma atividade sobre desenvolvimento rural; Ter capacidade de articulação; Aptidão para trabalhar com agricultura familiar e Concordar com as normas da Escola Agrícola de Jundiaí/EAJ.

As inscrições custam R$ 20,00 (vinte reais) que serão feitas através de depósito identificado, após o pagamento os (as) candidatos (as) devem encaminhar para a FETARN a seguinte documentação: Cópia do RG e CPF; Carteira de Sócio (a) do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Comprovante de Pagamento da Inscrição. As provas são de matemática, português (nível fundamental) e redação, serão realizadas no dia 29 de julho na sede da FETARN as 08:00 horas.

O Convênio FETARN/EAJ

Desde 2001 a FETARN em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí vem formando jovens trabalhadores (as) rurais de todo o Rio Grande do Norte, na perspectiva de desenvolver uma assistência técnica voltada para a agricultura familiar. Já se formaram por este convênio, em média, 500 jovens no Curso Técnico em Agropecuária, que são inseridos no mercado de trabalho e ocupam cargos em diversas organizações e instituições.

ABAIXO FICHA DE INSCRIÇÃO E CARTA CIRCULAR PARA OS SINDICATOS RURAIS:

quarta-feira

Apodienses no II Fòrum da Internet no Brasil em Olinda PE.


Caubí Torres e Izadora Torres no II Fórum da Internet no Brasil
Abertura do Fórum

O professor Caubí Torres coordenador do Projeto MIDEP (Modelo de Inclusão Digital para Empreendimentos Produtivos) e Izadora Torres, educadora Social da Estação Digital Espaço Virtual, de Córrego, Apodi RN, participam agora do II Fòrum da Internet no Brasil, que foi iniciado ontem (03/07) e vai até amanhã (05/07) em Olinda – PE, representando o município de Apodi no Fórum. 

O que é o FórumO CGI.br promove o Fórum da Internet no Brasil com o objetivo de reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nos debates e temas a respeito da Internet no Brasil e no mundo. O Fórum é portanto um espaço aberto e um convite para debatermos os desafios atuais e futuros da Internet.
 
Mais informações sobre o fórum clicar aqui  


Caubí Torres

terça-feira

Trabalhadores da Del Monte entram em greve por condições de trabalho.

Os trabalhadores e trabalhadoras assalariados da empresa de fruticultura Del Monte, no município de Limoeiro do Norte, iniciaram greve em 25 de junho de 2012, por tempo indeterminado, para cobrar melhores condições de trabalho e denunciar insatisfação por situações de constrangimentos.

Os grevistas reivindicam o pagamento das horas in itinere, mas a empresa se nega a cumprir o direito. A pauta tem mais seis pontos ligados à questão da saúde, das condições de trabalho e do abuso de poder da empresa e desrespeito em relação aos direitos trabalhistas (veja a íntegra da pauta abaixo).

A empresa transnacional da agricultura Del Monte, que é dos Estados Unidos, é a maior produtora de abacaxi e melão do Ceará. Os trabalhadores solicitaram ao Ministério Público do Trabalho de Limoeiro uma audiência publica para negociar com a empresa a pauta.

Em reunião de negociação, o MPT se comprometeu a fiscalizar as condições de trabalho e as denúncias no campo da saúde e solicitou ao médico da Universidade Federal do Ceará (UFC), que faz exame de medula, para que forneça os nomes dos trabalhadores, os resultados já obtidos e a solicitação de mudança de setor de serviço.

A empresa alegou que não tinha conhecimento das denuncias e se comprometeu a analisar as reivindicações e dar uma resposta em cinco dias.

Os trabalhadores alegam que sofrem inúmeras ameaças por parte da empresa, que se nega a garantir os direitos.

O Movimento 21, que agrega diversos movimentos sociais em Limoeiro, apoia a greve.

Abaixo, leia a pauta de reivindicação dos trabalhadores da empresa: 

Pagamento das horas in itineres
Esse direito é assegurado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em seu Artigo 58, Parágrafo 2º, onde diz que “o tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer condução”.

Fim do Assédio Moral 
A empresa faz imposição de metas de trabalho que ultrapassam a capacidade operacional e corte do ponto pelo não cumprimento da meta ou por algum aborrecimento mesmo tendo trabalhado o dia inteiro

Fim da obrigatoriedade e imposição abusiva de horas extras, desrespeitando as leis trabalhistas

Solicitação de mudança de setor de serviço
Mais de 50 trabalhadores que trabalham na adubação de veneno e que já possuem parecer medico indicando a mudança de setor de serviço

Realização de perícia para determinar o grau de insalubridade
Trabalhadores estão expostos a agentes químicos nocivos

Fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s) e Equipamentos de Trabalho

Fim do porte de facões por parte dos fiscais
Não é necessário aos trabalhos do fiscal e os trabalhadores se sentem intimidados.

segunda-feira

[CAMPANHA] Vote Consciente.


Por Moisés Scussel
Do Blog do Scussel
Os brasileiros irão escolher neste ano seus futuros governantes e legisladores para os próximos quatro anos. Todo o cidadão tem o direito de conhecer as propostas e as bandeiras de cada candidato, para poder assim decidir qual será o destino de seu voto. Em verdade, este é o momento do exercício da cidadania, onde o eleitor escolherá quem ditará os passos de nossas cidades nos próximos anos. Acima de tudo, este é o momento para que o eleitor faça prevalecer a sua consciência e isto talvez, ainda seja o mais importante de todo processo.
Esta é a hora do exercício de nossa liberdade e nossa cidadania. Nosso voto na verdade, representa o que queremos e como queremos que as nossas cidades seja. Por isso, se faz tão importante amparamos nossa escolha em nossa consciência. Não basta votar por votar, assim como não basta escolher este ou aquele candidato. Nossa motivação não pode e não deve basear-se na troca do voto por promessas pessoais, bens, dinheiro ou qualquer outro subterfúgio.
Vender nosso voto, significa dar àquele que o comprou o direito de decidir sem nosso consentimento, o melhor para a nossa cidade. Com certeza a decisão tomada pelo eleito, comparar-se-á com a prática da compra do voto. Ou seja, será uma decisão prejudicial aos interesses da população. Quem vende seu voto, abre mão do direito que questionar determinada conduta. Quem compra, por sua vez, desrespeita o cidadão e pensa só em si ou nos seus apadrinhados e não tem compromisso com o povo.
Os futuros Prefeitos e Vereadores, devem ser escolhidos em face do respeito que dão aos princípios éticos e morais e ficam obrigados – desde o momento que colocaram seus nomes a apreciação no sufrágio até o transcorrer de seus mandatos, a colocar em prática medidas cidadãs e políticas públicas que venham de encontro aos interesses de toda a coletividade. Diria que estes sim são ótimos motivos para votar em determinados candidatos e para exercer nossa liberdade de voto.
O momento de votarmos se aproxima mais uma vez. A hora é de agirmos com consciência e cidadania para denunciar e combater os crimes eleitorais e a corrupção. Um político que compra votos para alcançar seus objetivos, sem sombra de dúvidas, será um político corrupto. A democracia requer a organização de todos, para que possamos ter eleições limpas e que dêem aos políticos de bem o consentimento de nos bem representar. Todos podem denunciar qualquer forma de transgressão ao processo eleitoral. Vamos juntos ajudar a afastar toda e qualquer forma de corrupção na esfera pública. Vamos ajudar a construir um país cada vez mais ético e moral.
“Nenhum político deve esperar que lhe agradeçam ou sequer lhe reconheçam o que faz; no fim de contas era ele quem devia agradecer pela ocasião que lhe ofereceram os outros homens de pôr em jogo as suas qualidades e de eliminar, se puder, os seus defeitos.” (Agostinho da Silva)