segunda-feira

[CAMPANHA] Vote Consciente.


Por Moisés Scussel
Do Blog do Scussel
Os brasileiros irão escolher neste ano seus futuros governantes e legisladores para os próximos quatro anos. Todo o cidadão tem o direito de conhecer as propostas e as bandeiras de cada candidato, para poder assim decidir qual será o destino de seu voto. Em verdade, este é o momento do exercício da cidadania, onde o eleitor escolherá quem ditará os passos de nossas cidades nos próximos anos. Acima de tudo, este é o momento para que o eleitor faça prevalecer a sua consciência e isto talvez, ainda seja o mais importante de todo processo.
Esta é a hora do exercício de nossa liberdade e nossa cidadania. Nosso voto na verdade, representa o que queremos e como queremos que as nossas cidades seja. Por isso, se faz tão importante amparamos nossa escolha em nossa consciência. Não basta votar por votar, assim como não basta escolher este ou aquele candidato. Nossa motivação não pode e não deve basear-se na troca do voto por promessas pessoais, bens, dinheiro ou qualquer outro subterfúgio.
Vender nosso voto, significa dar àquele que o comprou o direito de decidir sem nosso consentimento, o melhor para a nossa cidade. Com certeza a decisão tomada pelo eleito, comparar-se-á com a prática da compra do voto. Ou seja, será uma decisão prejudicial aos interesses da população. Quem vende seu voto, abre mão do direito que questionar determinada conduta. Quem compra, por sua vez, desrespeita o cidadão e pensa só em si ou nos seus apadrinhados e não tem compromisso com o povo.
Os futuros Prefeitos e Vereadores, devem ser escolhidos em face do respeito que dão aos princípios éticos e morais e ficam obrigados – desde o momento que colocaram seus nomes a apreciação no sufrágio até o transcorrer de seus mandatos, a colocar em prática medidas cidadãs e políticas públicas que venham de encontro aos interesses de toda a coletividade. Diria que estes sim são ótimos motivos para votar em determinados candidatos e para exercer nossa liberdade de voto.
O momento de votarmos se aproxima mais uma vez. A hora é de agirmos com consciência e cidadania para denunciar e combater os crimes eleitorais e a corrupção. Um político que compra votos para alcançar seus objetivos, sem sombra de dúvidas, será um político corrupto. A democracia requer a organização de todos, para que possamos ter eleições limpas e que dêem aos políticos de bem o consentimento de nos bem representar. Todos podem denunciar qualquer forma de transgressão ao processo eleitoral. Vamos juntos ajudar a afastar toda e qualquer forma de corrupção na esfera pública. Vamos ajudar a construir um país cada vez mais ético e moral.
“Nenhum político deve esperar que lhe agradeçam ou sequer lhe reconheçam o que faz; no fim de contas era ele quem devia agradecer pela ocasião que lhe ofereceram os outros homens de pôr em jogo as suas qualidades e de eliminar, se puder, os seus defeitos.” (Agostinho da Silva)

Nenhum comentário: