terça-feira

Trabalhadores da Del Monte entram em greve por condições de trabalho.

Os trabalhadores e trabalhadoras assalariados da empresa de fruticultura Del Monte, no município de Limoeiro do Norte, iniciaram greve em 25 de junho de 2012, por tempo indeterminado, para cobrar melhores condições de trabalho e denunciar insatisfação por situações de constrangimentos.

Os grevistas reivindicam o pagamento das horas in itinere, mas a empresa se nega a cumprir o direito. A pauta tem mais seis pontos ligados à questão da saúde, das condições de trabalho e do abuso de poder da empresa e desrespeito em relação aos direitos trabalhistas (veja a íntegra da pauta abaixo).

A empresa transnacional da agricultura Del Monte, que é dos Estados Unidos, é a maior produtora de abacaxi e melão do Ceará. Os trabalhadores solicitaram ao Ministério Público do Trabalho de Limoeiro uma audiência publica para negociar com a empresa a pauta.

Em reunião de negociação, o MPT se comprometeu a fiscalizar as condições de trabalho e as denúncias no campo da saúde e solicitou ao médico da Universidade Federal do Ceará (UFC), que faz exame de medula, para que forneça os nomes dos trabalhadores, os resultados já obtidos e a solicitação de mudança de setor de serviço.

A empresa alegou que não tinha conhecimento das denuncias e se comprometeu a analisar as reivindicações e dar uma resposta em cinco dias.

Os trabalhadores alegam que sofrem inúmeras ameaças por parte da empresa, que se nega a garantir os direitos.

O Movimento 21, que agrega diversos movimentos sociais em Limoeiro, apoia a greve.

Abaixo, leia a pauta de reivindicação dos trabalhadores da empresa: 

Pagamento das horas in itineres
Esse direito é assegurado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em seu Artigo 58, Parágrafo 2º, onde diz que “o tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer condução”.

Fim do Assédio Moral 
A empresa faz imposição de metas de trabalho que ultrapassam a capacidade operacional e corte do ponto pelo não cumprimento da meta ou por algum aborrecimento mesmo tendo trabalhado o dia inteiro

Fim da obrigatoriedade e imposição abusiva de horas extras, desrespeitando as leis trabalhistas

Solicitação de mudança de setor de serviço
Mais de 50 trabalhadores que trabalham na adubação de veneno e que já possuem parecer medico indicando a mudança de setor de serviço

Realização de perícia para determinar o grau de insalubridade
Trabalhadores estão expostos a agentes químicos nocivos

Fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s) e Equipamentos de Trabalho

Fim do porte de facões por parte dos fiscais
Não é necessário aos trabalhos do fiscal e os trabalhadores se sentem intimidados.

Nenhum comentário: