sábado

Agricultores (as) que fazem a Cadeia Produtiva do Arroz do Vale participam de mais uma Capacitação.


STTR de Apodi em parceria com UFERSA, APAVA e SEAPAC realizam neste domigo mais uma Capacitação em enefícia da Cadeia Produtiva do Arroz do Vale.

Dando continuidde as atividades do Projeto da UFERSA em Parceria com o SEAPAC-Mossoró, STTR de Apodi e APAVA/Comunidade de Reforma; amanhã estará acontecendo mais uma oficina com os trabalhadores (as0 que cultivam a cultura do Arroz no Vale do Apodi.
Essa Parceria tem o objetivo de fortalecer a Cadeia produtiva do Arroz no Vale do Apodi, Vem trabalhando Pesquisas, Unidades Demonstrativas Organico e Capacitações no que se refere ao cultivo do Arroz. O objetivo do projeto é aumentar a eficiência da produção da cadeia produtiva do arroz no que se refere ganhos econômicos,social,ambiental na perspectiva agroecologica.

Com Informações: Flaviano Barbosa
Engº Agrônomo representando a Equipe do Professor Dr. Neylton Miranda/UFERSA

sexta-feira

STTR de Caraúbas Festeja 50 anos com grande ato pelas ruas da Cidade.

Agricultores saíram às ruas reivindicando melhorias.

Dentro da programação que comemorou os 50 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas/RN, uma grande mobilização foi realizada na manhã desta sexta-feira.

II Marcha do Campo contou com grande participação popular.

A II Marcha do Campo contou com a participação de centenas de agricultores e representantes de entidades ligadas ao meio rural. Exibindo faixas, cartazes e com o auxílio de um carro de som, eles reivindicaram benefícios para sítios, assentamentos e comunidades.

Jovens estudantes pedem melhorias para a escola da comunidade de Apanha-Peixe.

Centenas de pessoas prestigiaram solenidade em frente ao sindicato.

A caminhada seguiu para a sede do sindicato, onde aconteceram vários pronunciamentos, um ato religioso e um momento de confraternização.

José Maria Júnior, Presidente do STTR, agradeceu a presença de todos.

AMANHÃ (05) REUNIÃO DO PRIMEIRO LOTE DE DESAPROPRIAÇÃO DO PROJ. DE IRRIGAÇÃO DA CAPADA DO APODI‏ .

AVISO

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Apodi/RN, convidar todos (as) os Proprietários ou representantes que estão na lista do primeiro lote de desapropriação do perímetro de irrigação da chapada do Apodi, para se fazerem presente a uma reunião que acontecera as 09hs00 do dia 05 de novembro de 2011, no auditório do STTR. A reunião contara com a presença do advogado Francisco Welinthon, para tratarmos de alguns encaminhamentos, as comunidades incluídas no primeiro lote, São as seguintes.
1- Caraíbas
2- Fazenda nova aurora
3- Sitio Pe de serra
4- Sitio algodão
5- Sitio Coassu
6- Sitio quixabeirinha
7- Sitio morada nova
8- Sitio lage do meio
9- Sitio João Pedro
10- Sitio campinas
11- Sitio são lourecinho
 
Na Certeza de sermos compreendidos, agradecemos, e contamos com a participação de todos (as)
 
Francisco Edilson neto
Presidente

quinta-feira

Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caraúbas completa 50 anos amanhã.


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STRR) está completando 50 anos de atividades e para isto uma extensa programação acontecerá nesta sexta feira, dia 04, em comemoração a este marco da atuação sindical rural na cidade de Caraúbas/RN. 
A Programação terá início às 08h com a II Marcha-Caminhada do Campo de Caraúbas. Às 10h, haverá a celebração ecumênica e às 11h ato político em praça pública. Às 12 horas, encerrando a celebração do importante evento, acontecerá na sede do Sindicato Rural, centro da cidade, uma confraternização.

Nesta Sexta (04) Inicirá o Torneio Leiteiro do Sítio do Góis.

Foto: Internet
Acontecerá de 04 a 06 de novembro mais uma edição do torneio leiteiro do Sítio do Góis. A Região do Sitio do Góis localizada na Chapada do Apodi /RN, tem na caprinocultura sua principal fonte de renda.

A caprinocultura leiteira do Sítio do Góis atravessa um período de crise por fatores como o atraso no pagamento do programa do leite pelo Governo do Estado, além de roubos e crimes na comunidade. Dessa forma o torneio leiteiro, além da competição pela melhor cabra, intercâmbio entre produtores e palestras técnicas promoverá a discussão desses gargalos junto aos produtores e os diversos atores envolvidos na Cadeia da caprinocultura leiteira da Região Oeste.

Durante o evento acontecerão as seguintes atividades:

· Torneio Leiteiro de Cabras:
para estimular a produção de leite e o melhoramento da produtividade do rebanho oestano;

· Competição do Bode tarado:
Objetivando estimular no produtor a importância da qualidade reprodutiva dos machos utilizados como procriadores. Serão avaliadas as características quanto a libido e as variáveis quantitativas e qualitativas do sêmen de bodes.

· Circuito Peso Pesado de Ovinos e Caprinos:
Buscando fomentar o correto manejo produtivo e genético dos rebanhos, estaremos realizando competições nas duas espécies, premiando o criador/ animal que apresentar o animal dente de leite de cada espécie com o maior peso.

· Exposição de produtos:
Serão apresentados os produtos da agricultura familiar (Mel, Queijos, rapadura, artesanatos, etc.) e utensílios, gerando oportunidade de negócios e divulgação dos produtos da região.

· Mesa redonda sobre a comercialização do leite:
com o objetivo de discutir os gargalos que dificultam a expansão da atividade, serão realizados debates sobre a produção de leite com qualidade, beneficiamento e comercialização dos subprodutos.

· Feira de animais: Serão expostos animais para comercialização.

O Torneio leiteiro do Sítio do Góis é uma realização do Comitê Gestor da Caprinovinocultura da Região Oeste, juntamente com a ASFOCO, COOPERVIDA, Associação do Sítio do Góis e SEBRAE, e apoio da Prefeitura municipal de Apodi, Câmara municipal de Apodi, Comércio local, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, IFRN campus Apodi, FUNCERN e outros.

Maiores informações podem ser obtidas com Babá (9600-4730), Evandi (9972-7319), Renato (9924-7331), Felipe (9414-0776) ou Faviano (9411-8886).


Fonte: Apodi Baixo do Pano