quarta-feira

Pesticidas estão entre os grandes causadores de câncer, afirma médica .

O aumento de casos de câncer entre a população com menos de 18 anos pode estar relacionado ao uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras.   Foi o que afirmou a médica e especialista em câncer, Silvia Regina Brandalise, em entrevista à um programa de televisão (De Frente com Gabi, do SBT). Ela lembrou que os agentes químicos atacam as células do corpo humano, facilitando o desenvolvimento da doença.
“Os fatores de risco que estão sendo levantados são os poluentes ambientais, que são os pesticidas. Infelizmente, a indústria chama de defensivo agrícola. Mas é um veneno agrícola que quebra a Cromátide [um dos dois filamentos interligados, formado pela duplicação de um cromossomo durante os processos de divisão da célula] que é o primeiro passo para a carcinogênese [refere-se ao processo de formação do câncer].”
A especialista também comenta que outros agravantes são os metais pesados, que sem conhecimento, são consumidos pela população

“Existem o chumbo, mercúrio arsênio. Consumimos o arsênio por meio da água. Ele é usado para matar formiga na lavoura. Após ser jogado no chão, a chuva vem e leva ele para o lençol freático, até chegar na água que bebemos.

Ela ainda lembra que esses agentes nocivos estão relacionados com a má formação congênita, deficiências orgânicas, mental e hepática. Regina reforça que o Brasil deve pensar um modelo de produção que respeite a vida da população.

“O que usamos para ter uma grande produção, matando todas as pragas, acabamos fazendo a população consumir mais venenos. Temos que encontrar um meio que garanta um fluxo econômico e que preserve a qualidade de vida das pessoas.”

O Brasil está em primeiro lugar no ranking dos países que mais usam agrotóxicos no mundo. Para se ter uma ideia da dimensão, é como se cada brasileiro consumisse, ao longo do ano, mais de cinco litros de veneno.

 Por Danilo Augusto,
Da Radioagência NP

segunda-feira

Campanha Contra os Agrotóxicos ganha um importante instrumento de informação


 Por Alan Tygel e Eduardo Sá
Da Página do MST



“O livro faz caminhar da indignação para a digna-ação. Não queremos ouvir de novo em 2012 que o Brasil é o campeão dos agrotóxicos. O livro tem o papel de contaminar as pessoas com o desejo de que isso não se repita.”


Foi lançado na última quarta-feira (27) o livro “Agrotóxicos no Brasil – um guia para ação em defesa da vida”, de Flávia Londres. O lançamento ocorreu no Encontro de Diálogos e Convergências, que reuniu militantes dos movimentos de agroecologia, economia solidária, feminismo, saúde coletiva e justiça ambiental, nesta semana em Salvador.



CONFERENCIA TERRITORIAL E REGIONAL DE JUVENTUDE DO SERTÃO DO APODI



Atenção galera do Território Sertão do Apodi (composto por 17 municípios) no dia 19 de outubro teremos "Conferencia Territorial e Regional de Juventude", e será realizada aqui em Apodi. Próxima terça-feira (dia 4 de outubro - data ainda não definida) estaremos nos reunindo (FMJ, PDHC e STTR e outros que desejarem participar) para discutir a metodologia da conferencia, se alguém desejar participar, a reunião será realizada no escritório do PDHC em Apodi, o horário ainda não está previsto, quando estiver definido aqui anunciamos.

Serão convocados a participar no minimo 05 (cinco) jovens de cada município do Território, onde teremos que compor uma conferencia de no minimo 200 jovens aqui em Apodi.

O Governo do Estado já nos garantiu alimentação e o IDS já garantiu parte do recurso para deslocamento dos jovens, o PDHC estará entrando com a parte de articulação e o STTR irá disponibilizar a infra-estrutura. Próxima semana estaremos buscando a Prefeitura municipal de Apodi, para que possamos acolher da melhor forma possível a caravana estadual de Juventude e todos os jovens dos 17 municípios do território!

Contamos com o apoio de todas as manifestações juvenis de nosso magnifico e especial território Sertão do Apodi.

Axé pra todos e todas.

Matéria Enviada Por:
Jerlandio Moreira
Articulador Territorial de Juventude