quarta-feira

Pesticidas estão entre os grandes causadores de câncer, afirma médica .

O aumento de casos de câncer entre a população com menos de 18 anos pode estar relacionado ao uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras.   Foi o que afirmou a médica e especialista em câncer, Silvia Regina Brandalise, em entrevista à um programa de televisão (De Frente com Gabi, do SBT). Ela lembrou que os agentes químicos atacam as células do corpo humano, facilitando o desenvolvimento da doença.
“Os fatores de risco que estão sendo levantados são os poluentes ambientais, que são os pesticidas. Infelizmente, a indústria chama de defensivo agrícola. Mas é um veneno agrícola que quebra a Cromátide [um dos dois filamentos interligados, formado pela duplicação de um cromossomo durante os processos de divisão da célula] que é o primeiro passo para a carcinogênese [refere-se ao processo de formação do câncer].”
A especialista também comenta que outros agravantes são os metais pesados, que sem conhecimento, são consumidos pela população

“Existem o chumbo, mercúrio arsênio. Consumimos o arsênio por meio da água. Ele é usado para matar formiga na lavoura. Após ser jogado no chão, a chuva vem e leva ele para o lençol freático, até chegar na água que bebemos.

Ela ainda lembra que esses agentes nocivos estão relacionados com a má formação congênita, deficiências orgânicas, mental e hepática. Regina reforça que o Brasil deve pensar um modelo de produção que respeite a vida da população.

“O que usamos para ter uma grande produção, matando todas as pragas, acabamos fazendo a população consumir mais venenos. Temos que encontrar um meio que garanta um fluxo econômico e que preserve a qualidade de vida das pessoas.”

O Brasil está em primeiro lugar no ranking dos países que mais usam agrotóxicos no mundo. Para se ter uma ideia da dimensão, é como se cada brasileiro consumisse, ao longo do ano, mais de cinco litros de veneno.

 Por Danilo Augusto,
Da Radioagência NP

2 comentários:

Secretaria Municipal de Educação - Apodi/RN disse...

Um estudo desses era pra ganhar repercussões na mídia, mas a imprensa já mais vai divulgar um estudo tão importante como esse. O uso de pesticidas utilizado no solo tá provado que causa o cancer e mesmo assim em breve a nossa chapada será banhanda por agrotóxicos e aumentará os casos de doença e a dizimação de toda a biota.

Anônimo disse...

Reuniao no IFRN com o DNOCS, algum agricltor da chapada foi convidado? COM CERTEZA NÃO
ASSUNTO/ PROJETO DE IRRIGAÇÃO