sexta-feira

Que Venha 2011.

Agnaldo Fernandes ( Blogueiro do STTR de Apodi).
E,enfim, meus amigos, chegamos ao final deste ano. Não faço mais listas ou retrospectivas, que todas já foram feitas e deram o que tinham de dar. Feitas as contas, o ano foi áspero porém produtivo.
Desejo a todos vocês o mesmo que quero para mim – energia, saúde, criatividade e alegria para enfrentar o ano que entra. Que não nos deixemos enganar por essas ilusões contraditórias – a ingenuidade de quem acha que tudo vai bem e o negativismo radical de quem se nega a ver progressos, mesmo óbvios. Entre um extremo e outro, há muito por fazer e construir.
Ótimo 2011 a todos Companheiros e Companheiras.

Atenciosamente: Agnaldo Fernandes (Blogueiro do STTR de Apodi).

quinta-feira

Com 87%, aprovação de Lula é recorde mundial, diz pesquisa

Lula participou nesta quarta-feira do lançamento da pedra fundamental para implantação da Refinaria Premium II no Ceará  (Ricardo Stuckert/PR)
Lula participou nesta quarta-feira do lançamento da pedra fundamental para implantação da Refinaria Premium II no Ceará
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conclui seus oito anos de mandato como o chefe de Estado mais bem avaliado do mundo, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o Instituto Sensus. A pesquisa divulgada na tarde desta quarta-feira apontou que o índice de aprovação pessoal de Lula atinge 87% entre os entrevistados.
"Lula deixa o governo no próximo dia 31 com recorde mundial de popularidade", comentou o presidente da CNT, Clésio Andrade. De acordo com a lista, apenas a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet; o ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez; e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, tiveram índices de popularidade tão bons em final de governo. Ainda assim, as médias dos outros líderes ficaram abaixo do índice obtido por Lula.
A lista aponta ainda Néstor Kirchner, da Argentina (55%), os ex-primeiros-ministros britânicos Tony Blair (44%) e Margaret Thatcher (52%) e o ex-presidente norte-americano Franklin Roosevelt (66%). A CNT não informou qual foi a fonte de informação para formar a lista. O presidente da CNT esclareceu, apenas, que o Sensus pesquisou fontes credenciadas, que indicassem os índices de aprovação pessoal de presidentes em fim de mandato.
O mesmo levantamento lembra que Fernando Henrique Cardoso tinha apenas 26% de aprovação popular ao concluir os oito anos de governo em 2001. A CNT observa que os ex-presidentes brasileiros Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas já foram citados como os melhores presidentes do Brasil, mas pondera que não há pesquisa de popularidade realizada enquanto estiveram no governo.

quarta-feira

Protesto na Chapada do Apod pede justiça para caso Zé Maria do Tomé

Oito meses depois, não se sabe quem matou o líder comunitário, que lutava contra o uso abusivo de agrotóxicos.
 
O ano de 2011 continuará de mobilização para as famílias da comunidade do Tomé e os movimentos sociais em Limoeiro do Norte. A comunidade prepara um grande evento para marcar o primeiro ano da morte do líder comunitário José Maria Filho, o "Zé Maria do Tomé", assassinado em crime de pistolagem. A luta é contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e a prática de pulverização aérea na Chapada do Apodi.
Na última semana, um protesto com 240 velas escrevendo o nome "justiça" foi colocado na calçada da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, em referência aos oito meses da morte de Zé Maria. O sentido do protesto é também para mostrar a indignação com a revogação, pela Câmara Municipal, da lei que proibia a pulverização aérea. Os vereadores tinham proibido a dispersão do veneno por aviões, mas sob pressão recuaram na medida.
Os manifestantes fizeram orações em frente ao prédio municipal e pediram justiça e paz na região jaguaribana. Participaram militantes sociais, estudantes, pesquisadores e moradores do Tomé, especialmente Lucinda Xavier, viúva de José Maria, na companhia das filhas. “Se existe violência, mais ainda existirá resistência, e vamos fazer parte nessa luta”, afirmou Zeuza Freitas, da Central Sindical e Popular Conlutas.
No total, 240 velas foram utilizadas para escrever a palavra “justiça” em frente à Câmara de Vereadores de Limoeiro do Norte. Os manifestantes também denunciam a revogação da lei municipal que impedia a pulverização aérea de agrotóxicos

Na despedida oficial de Pernambuco, Lula chora, agradece ao povo e promete retorno.


Presidente Lula durante cerimônia em Recife (PE).
Uma multidão lotou o Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, na noite desta terça-feira (28), para prestigiar a festa organizada pelo PSB – do governador de Pernambuco, Eduardo Campos – para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se emocionou e chorou por pelo menos três vezes no palco. Vários artistas pernambucanos passaram pelo palco do local, e a cada apresentação o público entoava aquele que é um dos mais conhecidos jingles da política nacional: “olê, olê, olê, olá. Lula, Lula”.
Eram pouco mais das 19h30 quando Lula subiu ao palco. O poeta popular Antônio Marinho foi o primeiro a arrancar lágrimas do presidente, ao recitar poema que falava sobre o Nordeste, o Prouni e a rodovia transnordestina. Com versos sempre encerrados com a frase “Pernambuco agradece ao presidente mais amado da terra brasileira”, Lula não resistiu à homenagem e chorou copiosamente.
Antes de discursar, Lula recebeu a maior comenda do governo de Pernambuco, a ordem do mérito dos Guararapes, repassada pelo governador Eduardo Campos, que falou “em nome de todos os pernambucanos e pernambucanas”. “Coube a mim dizer o que Pernambuco sente, o que é um tremendo desafio. Nós não estamos aqui para dizer adeus, mas sim para dizer obrigado e até logo”, disse, também levando o presidente ao choro.
Em seu discurso, Lula fez um histórico de sua caminhada política, mas não deixou de pedir apoio à futura presidente e anunciar um breve retorno. “A palavra de ordem é apoiar a companheira Dilma e ela será companheira de Pernambuco. Ela, junto com Eduardo [Campos], vai fazer muito mais. Eu saio da presidência, mas não pensem que vão se livrar de mim, porque vou estar nas ruas desse país para ajudar a resolver os problemas do Brasil”, afirmou.
Ao lembrar suas derrotas, Lula afirmou que a desconfiança foi a responsável pelos insucessos em 1989, 1994 e 1998. “Eu perdi porque uma parte do povo pobre não confiava em mim. Eu lembro em 1989, aqui em Casa Amarela [bairro do Recife], uma mulher veio de uma casinha velha e me disse: 'eu não voto em você porque você vai tomar tudo que tenho'. E eu dizia, vou tomar o quê dessa mulher? E cheguei em casa e disse a Marisa que fiquei assustado, porque essa pessoa que eu queria ajudar, tinha medo de mim. E Marisa me disse: tente novamente que isso um dia vai acontecer, e aconteceu em 2002”, disse Lula, sem conter as lágrimas pela terceira vez na noite.
O presidente seguiu contando sua história e disse que não acreditou que estava no poder. “Em 2002 eu ganhei e perguntei a Marisa, será que eu tenho condições de governo? Falava, será que é verdade que a gente está aqui?. Eu sabia que se falhasse, (a falha) não seria minha, mas da classe trabalhadora, dos pobres, que iriam provar que não teriam competência para governar”, assegurou.
O presidente ainda agradeceu a Deus e disse que só ele explica sua chegada à presidência. “Eu sou agradecido a Deus. Se não fosse o dedo de Deus, não seria normal um retirante de Caetés, que fugiu da fome, se transformar em presidente. Quem não acredita em Deus, acredite”, assegurou.
Lula se disse ainda feliz por ter dado início à obra da transposição do rio São Francisco, que está em andamento. “Eu fui o único presidente que não a prometi. Mas em 2012, a companheira Dilma Rousseff vai ter a honra de inaugurar a obra que vai irrigar a área de semiárido mais habitada no mundo. Graças a Deus ela vai sair, porque assim o povo quis”, prometeu.
Por fim, Lula ainda agradeceu a homenagem dos pernambucanos. “Eu não tenho palavras para agradecer o carinho que vocês pernambucanos tiveram comigo ao longo da trajetória política”, finalizou.

terça-feira

Pronera: os desafios e avanços para a educação do campo

Por Mayrá Lima
Da Página do MST

A educação do campo, historicamente, é uma pauta de reivindicação e luta entre os Sem Terra no Brasil. Faz parte de toda mobilização nacional e local que o MST faz durante suas jornadas de luta. E não é para menos: faltam escolas nas áreas de Reforma Agrária. São mais de 1 milhão de jovens do MST e no máximo 50 escolas de ensino médio construídas.  Além disso, ainda é grande o contingente de analfabetos entre camponeses e camponesas. As universidades no interior do Brasil, por sua vez, ainda são escassas.
O quadro é preocupante, mas há perspectivas de melhoria. Em novembro deste ano, o presidente Lula assinou um decreto que institucionaliza como política pública um dos principais programas que garante a educação em áreas de Reforma Agrária, de forma a atender as necessidades do povo do campo. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) tem como objetivo a ampliação dos níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados, além de se propor a apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento de acampamentos e assentamentos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que opera o Programa, os jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização e ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e diferentes cursos superiores e de especialização. O Pronera capacita educadores para atuar nas escolas dos assentamentos, e coordenadores locais, que agem como multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias. Entre 2003 e 2010, mais de 360 mil jovens e adultos foram beneficiados com as ações do Programa.
No entanto, o Pronera também passou por algumas dificuldades. Em 2008, o Tribunal de Contas da União (TCU) desautorizou a celebração de convênio por parte do Incra com as secretarias estaduais e municipais de educação e entidades privadas. Mais de 40 projetos aprovados não puderam ser executados pelo Programa, em sua maioria cursos de alfabetização e escolarização básica de jovens e adultos. A autorização final só veio em dezembro deste ano. A estimativa do Incra é que pelo menos cinco mil pessoas em todo o país devem ser atendidas com a autorização dos convênio.

STTR DE APODI PREMIARÁ SEUS ASSOCIADOS (AS)



No dia 29/01/2011 o STTR de Apodi estará realizando sua Assembléia Ordinária Geral, onde na oportunidade haverá o Binco de uma Honda POP Zero km. Para concorrreer ao bingo da POP o Associado (a) têm que ter no minimo 06 meses de sindicalização de acordo com Estatuto da Instituição, que consta dos Direitos dos Associados (as).
Os Associados que tem Direito a concorrer são sócios (as) que se filiaram até o dia 28/07/2010, com a Matrícula inferior a  Nº 21.929, e que estejam em dias com as suas contribuições até Dezembro de 2010.
Para o sócio concorrer terá até o Dia 29/01/2010, às 09h00min para efetuarem seus pagamentos no caixa da Diretoria.
A Sorte está Lançada. Boa Sorte a todos (as).

Aconteceu mostra a trajetória política de Lula

Na última semana do ano, o Aconteceu exibe uma matéria especial sobre a trajetória política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva através da visão de quem o acompanhou desde os tempos do sindicalismo.
Ainda criança, Lula trabalhou como vendedor ambulante, engraxate e office-boy. Em 1970 passou a se dedicar às atividades sindicais e, cinco anos depois, liderou a primeira greve de operários do ABC paulista. Anos depois, aliou-se a intelectuais e líderes sindicais para fundar o PT (Partido dos Trabalhadores). Participou da fundação da CUT (Central Única de Trabalhadores), foi eleito deputado federal em 1986 e disputou a Presidência da República três vezes antes de ser eleito: em 1989, quando foi derrotado por Fernando Collor de Melo e em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, foi eleito presidente do Brasil com votação recorde de 50 milhões de votos e se reelegeu em 2006.
Na matéria, Kleber Werneck entrevista companheiros de militância de Lula, entre eles, o ex-sindicalista, Jair Meneghelli e o ex-vice-presidente do sindicato das metalúrgicas, Rubens Teodoro, que contam detalhes da história do operário que virou presidente da República.

Fonte: Assessoria de Imprensa/RedeTV!

Degradação de florestas na Amazônia cresce 256%, aponta instituto.

Um monitoramento da ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) mostra que houve um aumento de 256% na degradação de florestas na Amazônia Legal entre agosto e novembro deste ano, comparado ao mesmo período de 2009.
Segundo o levantamento da ONG divulgado na última semana, foram 2.805 km² de degradação (quando há degeneração do ambiente, porém, sem haver corte raso ou desmatamento total) nesses meses de 2010, contra 789 km² em 2009.
Somente em novembro, as florestas degradadas somaram 188 km² – no mesmo mês do ano anterior, o número foi de 29 km² (crescimento de 548%). A maior parte da degradação foi registrada no Pará, com 51%.
Em novembro de 2010, o desmatamento detectado pelo SAD (satélite do Imazon) comprometeu 4 milhões de toneladas de CO² equivalente, o que representa uma queda de 21% em relação a novembro de 2009. No acumulado do período (agosto – novembro 2010) o desmatamento comprometeu 36 milhões de toneladas de C02 equivalentes. Esse índice representa uma redução de 23% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a novembro de 2009) quando o carbono florestal afetado pelo desmatamento foi de cerca de 47 milhões de toneladas de CO² equivalente.
Quando a degradação é registrada, boa parte do CO² até então armazenado pelas árvores fica comprometido e passa a ser emitido na atmosfera, contribuindo para o aumento do efeito estufa - causador do aquecimento global.
Foi possível monitorar com o SAD somente 30% da área florestal na Amazônia Legal em novembro de 2010. Os outros 70% estavam cobertos por nuvens, o que dificultou o monitoramento na região principalmente no Amapá, Rondônia, Pará e Mato Grosso, os quais tiveram mais de 70% da área florestal coberto por nuvens. Em virtude disso, os dados de desmatamento e degradação em novembro podem estar subestimados.

Fonte: R7.com