quarta-feira

Protesto na Chapada do Apod pede justiça para caso Zé Maria do Tomé

Oito meses depois, não se sabe quem matou o líder comunitário, que lutava contra o uso abusivo de agrotóxicos.
 
O ano de 2011 continuará de mobilização para as famílias da comunidade do Tomé e os movimentos sociais em Limoeiro do Norte. A comunidade prepara um grande evento para marcar o primeiro ano da morte do líder comunitário José Maria Filho, o "Zé Maria do Tomé", assassinado em crime de pistolagem. A luta é contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e a prática de pulverização aérea na Chapada do Apodi.
Na última semana, um protesto com 240 velas escrevendo o nome "justiça" foi colocado na calçada da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, em referência aos oito meses da morte de Zé Maria. O sentido do protesto é também para mostrar a indignação com a revogação, pela Câmara Municipal, da lei que proibia a pulverização aérea. Os vereadores tinham proibido a dispersão do veneno por aviões, mas sob pressão recuaram na medida.
Os manifestantes fizeram orações em frente ao prédio municipal e pediram justiça e paz na região jaguaribana. Participaram militantes sociais, estudantes, pesquisadores e moradores do Tomé, especialmente Lucinda Xavier, viúva de José Maria, na companhia das filhas. “Se existe violência, mais ainda existirá resistência, e vamos fazer parte nessa luta”, afirmou Zeuza Freitas, da Central Sindical e Popular Conlutas.
No total, 240 velas foram utilizadas para escrever a palavra “justiça” em frente à Câmara de Vereadores de Limoeiro do Norte. Os manifestantes também denunciam a revogação da lei municipal que impedia a pulverização aérea de agrotóxicos

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto isso aqui em APODI, O PROJETO DE IRRIGAÇÃO anda aceleradamente e ninguem faz nada para impedir, e com a implantação do projeto esta guerra começara´em Apodi, acho até que a guerra começa na implantação do projeto, pois este modelo jamais aceitaresmos e se for preciso vamos a guerra, tdos de cacetetes na mão, chamaremos a imprensa para mostrar o que é capaz de fazer um presidente que se diz presidente dos pobres e o tal de Elias Fernandes que é outro carrasco junto com Henrique Alves.