terça-feira

Aconteceu mostra a trajetória política de Lula

Na última semana do ano, o Aconteceu exibe uma matéria especial sobre a trajetória política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva através da visão de quem o acompanhou desde os tempos do sindicalismo.
Ainda criança, Lula trabalhou como vendedor ambulante, engraxate e office-boy. Em 1970 passou a se dedicar às atividades sindicais e, cinco anos depois, liderou a primeira greve de operários do ABC paulista. Anos depois, aliou-se a intelectuais e líderes sindicais para fundar o PT (Partido dos Trabalhadores). Participou da fundação da CUT (Central Única de Trabalhadores), foi eleito deputado federal em 1986 e disputou a Presidência da República três vezes antes de ser eleito: em 1989, quando foi derrotado por Fernando Collor de Melo e em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, foi eleito presidente do Brasil com votação recorde de 50 milhões de votos e se reelegeu em 2006.
Na matéria, Kleber Werneck entrevista companheiros de militância de Lula, entre eles, o ex-sindicalista, Jair Meneghelli e o ex-vice-presidente do sindicato das metalúrgicas, Rubens Teodoro, que contam detalhes da história do operário que virou presidente da República.

Fonte: Assessoria de Imprensa/RedeTV!

Nenhum comentário: