quarta-feira

Tema da semana

Lema dessa Marcha: Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres. A Marcha Mundial das Mulheres está presente no Fórum Social Mundial desde o início de seu processo de organização. Ao longo desses 10 anos participamos ativamente de todos os espaços do fórum. Acreditamos que o FSM é um espaço importante para estabelecer alianças com outros movimentos sociais, para aglutinarmos forças em torno de lutas comuns. Somos um movimento antiglobalização e antipatriarcal, e tornamos públicas nossas resistências e alternativas através de mobilizações em passeatas, formação e educação popular e de construção coletiva de novas formas de expressão. Queremos conectar as feministas de diferentes partes do mundo que acreditam na necessidade de se organizar localmente e atuar juntas para combater as desigualdades globais, o patriarcado, o machismo, a lesbofobia, o imperialismo, racismo, neoliberalismo e o neoconservadorismo. A Marcha Mundial das Mulheres, através de suas Coordenações Nacionais e do Secretariado Internacional, tem organizado mesas, seminários e ações sobre diferentes temas, nas diferentes edições do Fórum, tais como assembléia de mulheres, assim como temos um papel ativo nos acampamentos da juventude e, especialmente, na construção permanente da Assembléia dos Movimentos Sociais. A Marcha esteve presente em todas edições do FSM e em muitos Fóruns regionais e nacionais. No processo do FSM, a MMM ampliou sua visibilidade, fortalecendo sua presença em muitos países e regiões do mundo, construiu alianças com os movimentos sociais e com outras organizações feministas. O Fórum também é um espaço privilegiado de formação política para as militantes da MMM. E é com este espírito que estamos novamente participando deste Fórum em 2010, onde elegemos a cidade de Gravataí para realizar uma Plenária da Marcha Mundial das Mulheres. A cidade não foi escolhida ao acaso, mas porque queremos fortalecer os núcleos da MMM e neste momento a avaliação é que Gravataí merece nossa mobilização. Segundo porque lá temos uma cidade onde a gestão é feita por uma mulher comprometida com a luta das mulheres e a luta feminista.
Reuniões acontecem em todo Brasil em torno da Marcha.
O tema da semana trouxe informações sobre a Marcha Mundial das Mulheres. Lili Fernandes como integrante da coordenação oeste, esteve esclarecendo as dúvidas sobre o evento. Esse que acontecerá de 08 a 18 de março de 2010, saindo em marcha de Campina Grande até São Paulo.
Participarão 400 mulheres de todo o estado do Rio Grande do Norte.
Mais informações com a Comissão de Mulheres do STTR/ Apodi, ou ouvindo o programa: Noticias do Campo. Toda quarta a partir das 11:00 hs até o meio dia, na rádio AM vale do Apodi 1030.