sábado

Os nossos Parabéns Especial

Homem determinado! Edilson Neto presidente do STTR de Apodi está aniversariando hoje. A ele os nossos parabéns e que Deus possa encher a sua vida de bênçãos para que continue firme e forte na Luta por dias melhores para os Agricultores e Agricultoras Familiares de Apodi. Ao longo de toda a sua vida Francisco Edilson Neto têm se dedicado a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. 
PARABÉNS que está data possa se repetir cada vez mais.
Estes são os sinceros votos de felicidades de todos (as) os seus Companheiros (as) de LUTA do STTR.    

STTR de Apodi partilha Experiências no III FEIRA E CONGRESSO SINDICAL DA AGRICULTURA FAMILIAR POTIGUAR


Desde de ontem, (20 de Agosto) que o STTR de Apodi está participando da III FEIRA E CONGRESSO SINDICAL DA AGRICULTURA FAMILIAR POTIGUAR, pode-se afirmar que esse é um momento muito rico pois possibilita o fortalecimento da Agricultura Familiar não só de Apodi, mas de todo o estado do Rio Grande do Norte. Hoje a partir das 14h00min ocorrerá no Evento a realização de Oficinas sobre  As Experiências da Agricultura Familiar Sustentável, onde na oportunidade o STTR de Apodi estará apresentado três grandes iniciativas adotada pelo mesmo no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida do (a) Agricultor (a) Familiar que são as seguintes:

  • Escola de Formação Ronaldo Valencia;

  • Feira da Agricultura Familiar de Apodi;

  • Banco de Sementes Nativas. 

sexta-feira

STTR critica proposta do DNOCS sobre Irrigação da Chapada do Apodi

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 uma longa reunião na Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Soledade uma reunião entre vários agricultores da Chapada e uma equipe do DENOCS, que enfim deu as caras e atendeu o apelo dos ansiosos e apreensivos moradores da Chapada.
Estiveram presentes representando o DENOCS Augusto Tostes, coordenador do projeto básico, Keyla Margareth e Anterson Barbosa, da comissão de cadastro, ainda José Alan Kardeck, José Wilson e Maria Silene da comissão de tabela de preços, além dos projetistas da HYDROS, Ulisses e Ruan, que expuseram o projeto.
Representações de vários Assentamentos da Chapada do Apodi, o presidente do STTR Edilson Neto, do Sindicato Rural, Evandir, da CPT Luis Carlos, além de várias outras entidades.
A maioria dos que usaram da palavra fizeram duras criticas a força usada pelo órgão pra fazer o serviço de topografia entrando a força em algumas propriedades, alertando para os malefícios do projeto a produção do mel, a questão ambiental, e a soberania e história das famílias, na terra।
Edilson Neto disse que o DENOCS foi incoerente entrando nas propriedades sem autorização dos proprietários, que o STTR tem provas junto aos agricultores que este modelo que o órgão quer implantar é errado, e que a palavra de ordem nesse momento é resistir, relutar contra o modelo a ser implantado que beneficia grandes empresários.
O que ficou de fato da reunião para diversos agricultores com os quais conversei, foram muitas duvidas, e em alguns a certeza de que este modelo a ser implantado só prejudicará os pequenos, que são de fato os donos da terra.
Fonte: Josenias Freitas.

quinta-feira

Aviso!!!

Flavio responsável pelo acompanhamento do projeto das cisternas, avisa a todos os beneficiados com cisternas, que organizem tudo, a questão de cavar o buraco, pois essa semana estará sendo entregue os materiais para construção das mesmas.




Foto: retirada da internet (meramente ilustrativa) 

Noticias da Semana

1ª Noticia
Na ultima terça houve reunião do conselho do FUMAC com o objetivo de tirar agendas para visitar as comunidades que estão sendo beneficiadas com os projetos do PDS. As visitas foram feitas na sexta feira nas comunidades de Barra e Vila Nova. E ainda ontem houve mais uma reunião, objetivando a assinatura dos projetos do D. Helder e preenchimento de um cadastro para premiação do melhor conselho do RN.

2ª Noticia
Na dia 11, quarta houve a assinatura do contrato de venda do projeto consórcio do algodão dos 5 assentamentos que compõe a região da chapada. Na oportunidade esteve presentes outros municípios que também participaram do projeto.

3ª Noticia
Ainda na quarta aconteceu a reunião do fórum da agricultura familiar de Apodi, onde foi ponto de pauta o projeto de irrigação da chapada, a apresentação do projeto Brasil local e o plebiscito popular que acontecerá de 1º a 7 de setembro, com o objetivo do limite da propriedade da terra, onde próxima quarta estaremos trazendo mais informações referentes ao assunto.

4ª Noticia
No sábado aconteceu a reunião da comissão de mulheres, que teve como ponto de pauta o encontro estadual das mulheres, o curso de formação em políticas publicas para organizações produtivas de mulheres trabalhadoras rurais. O curso foi a nível de Brasil e estavam presentes 27 estados, alem disso foi apresentada uma bela reflexão falando a importâncias de não desistir dos nossos objetivos.

5ª  Noticia
O assentamento Aurora da Serra, neste ultimo final de semana, fez o encerramento de seus festejos alusivos a padroeira Nossa senhora da Saúde, com uma ótima participação da comunidade e das circunvizinhas.

terça-feira

URGENTE: Comunicado Importante

URGENTE
Atenção a todos (as) agricultores (as) da Região da Chapada do Apodi. Na última reunião em que as lideranças do município de Apodi estiveram reunidas com representantes do DNOCS, (segunda-feira 16 de Agosto), eles garantiram vir ao município para melhor esclarecer o Projeto de Irrigação da Chapada. 
Portanto, ficou combinado para amanhã quarta-feira (18 de Agosto) uma reunião de apresentação do referido Projeto para os Agricultores que serão atingidos por tal Projeto. O DNOCS confirmou presença.
É de suma importância que os principais atores, isto é, todos os atingidos se façam presentes nessa Reunião que ocorrerá na Capela de Nossa Senhora de Fátima no Distrito de Soledade a partir das 15h00min, pois esse é o momento de questionar-mos e reivindicar os nossos direitos.

POR UMA IRRIGAÇÃO DA CHAPADA DO APODI PARA QUEM PRECISA:
Essa luta é nossa.   

III Encontro Estadual da FETRAF/RN

CAMPEÃO DO I CAMPEONATO DE FUTSAL FRANCISCO DIASSIS DA COSTA

Saiu o Campeão do I Campeonato de Futsal Francisco Diassis da Costa. No dia 15 de Agosto de 2010 houve o confronto entre as equipes:
 ARROZ NA MESA 4 X 5 CEARA.
Org. Associação do Sitio Juazeiro Coordenação: Rummenig Marinho

APOIO:
*ACADEMIA PEFORMANCE
*STTR
*SECRETARIA DE ESPORTE
*COOPAPI
*VEREADOR JUNIOR CARLOS
*COOAFAP
*VEREADOR GENIVAN VARELA

segunda-feira

Leia e Reflita

O Menestrel


Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amor não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez enquando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la...
E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são famílias que nos permitiram escolher. Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam... Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa... por isso sempre devemos deixar as pessoa que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmo. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que que se, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde você já chegou, mas para onde está indo...mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão...e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cair é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve e o que você aprende com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens...Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o amou do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém...Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que com a mesmo severidade que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga. E você aprende que realmente pode suportar...que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não de pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.
WILLIAN SHAKESPEARE

Feira da Agricultura Familiar de Apodi será apresentada no Encontro Estadual da FETRAF/RN



No próximo Sábado dia 21 de Agosto será realizado o Encontro Estadual da FETRAF-RN, na oportunidade o STTR de Apodi estará apresentando diversas esperiências no sentido de partilhar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida não só dos agricultores do município de Apodi, assim como para vários agricultores de outros municípios do nosso Estado. Na oportunidade o STTR de Apodi apresentará a Feira da Agricultura Familiar do município de Apodi no evento que acontecerá na cidade de São Paulo do Potengi.