terça-feira

STTR de Apodi/RN inaugurará apartamentos construídos com recursos próprios.

No próximo dia 30 de janeiro de 2016 dentro da programação da assembleia anual do STTR de Apodi estará ocorrendo o momento de inauguração de seis apartamentos construídos na sede da entidade sindical pela atual gestão do órgão.
Os recursos usados para a construção dos apartamentos são de origem própria do STTR de Apodi/RN advinda das contribuições sociais de seus sócios. “A construção desses apartamentos é um sonho antigo nosso, é uma forma de organizar melhor nossa estrutura física para atender melhor aos agricultores de Apodi, com o conforto e a atenção que o trabalhador merece” destaca Kika (vice presidente do STTR-Apodi/RN).

Os apartamentos tem a capacidade de acomodar seis pessoas em cada quarto, onde todos contam com banheiros exclusivos, construídos com elevação de primeiro andar sob a cozinha do STTR de Apodi/RN.

Mais imagens dos apartamentos do STTR de Apodi/RN:  





Mapa interativo mostra onde encontrar feiras orgânicas em todo o Brasil


Mapa interativo mostra onde encontrar feiras orgânicas em todo o Brasil


Comprar alimentos orgânicos direto dos produtores é uma ótima opção para garantir melhores preços e qualidade. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), comprar em uma feira orgânica pode ser até 463% mais barato do que comprar o mesmo tipo de alimento em um supermercado.
Para facilitar ao consumidor encontrar os locais que comercializam alimentos produzidos sem agrotóxico, a organização criou um Mapa de Feiras Orgânicas. A ferramenta, disponível gratuitamente on-line, conta com endereços em todas as regiões do Brasil.
O mapa inclui feiras orgânicas e agroecológicas, grupos de consumo responsável, agricultura suportada pela comunidade, produtores e agricultores orgânicos e associações e cooperativas de produtores orgânicos. Sendo o Brasil um país com dimensões continentais, o aplicativo não mapeia todos os pontos de comércios orgânicos. No entanto, é possível contribuir com a ferramenta, adicionando novos locais e ajudando a tornar essas informações mais práticas e acessíveis aos consumidores.
O consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos ou geneticamente modificados é um fator altamente prejudicial à saúde. Segundo o próprio Idec, conforme dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o brasileiro consome, em média, cinco litros de agrotóxicos ao ano, embutidos na alimentação. Além de ocasionar problemas de saúde, como cânceres, má formação e intoxicação, o uso de produtos químicos em larga escala afeta diretamente o meio ambiente.
Clique aqui para acessar o Mapa de Feiras Orgânicas e aqui para contribuir, enviando informações que ajudem a incluir novas localidades ao mapa, tornando-o ainda mais completo e funcional.
Mais opções para quem mora em SP
O Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo (MUDA) também disponibiliza uma ferramenta semelhante. No entanto, o mapa interativo da organização ainda inclui locais que abrigam hortas urbanas e estabelecimentos que oferecem alimentação orgânica. Clique aqui para mais informações.
Redação CicloVivo

Ufersa recebe intercâmbio do Mercosul de acesso às políticas públicas pelas mulheres rurais

Alimentos produzidos pela Rede Xique Xique |Foto: Reprodução do Facebook da Rede Xique Xique
Alimentos produzidos pela Rede Xique Xique
 |Foto: Reprodução do Facebook da Rede Xique Xique

Durante toda esta semana, de 25 a 30, representantes de Governo e de organizações da agricultura familiar de sete países do Mercosul estarão em solo brasileiro para conhecer experiências de acesso às políticas públicas pelas mulheres rurais. O local escolhido para o encontro, promovido pela Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul – REAF é a região Oeste do Rio Grande do Norte.
A Ufersa sediará a abertura do encontro, agendado para esta terça-feira, dia 26, às 8h, no auditório da Pró-reitoria de Extensão. O intercâmbio faz parte do II Programa de Fortalecimento de Políticas Públicas de Gênero para a Agricultura Familiar, Campesina e Indígena para América Latina e Caribe.
O objetivo é contribuir na promoção e no fortalecimento de políticas de apoio a organização produtiva, assistência técnica para mulheres, transição e produção agroecológica e convivência com o semiárido nos países do Mercosul.
De acordo com a encarregada de gênero da secretaria técnica da REAF, Caroline Molina, a região Oeste do Estado foi escolhida por ser um território emblemático no tema de luta por igualdade e organização das mulheres rurais e no acesso às políticas públicas. “Além de conhecer as experiências de outras mulheres e poder levá-las para suas realidades, as participantes dos outros países também vão contar suas histórias, em rodas de conversa, por exemplo. Serão momentos de troca”, explica.
O intercâmbio conta com apoio da Diretoria de Política para as Mulheres Rurais e Quilombolas – DPMRQ do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que é o ponto focal do Grupo Temático (GT) de Gênero da REAF no Brasil. Para a coordenadora-geral de Organização Produtiva e Comercialização da DPMRQ/MDA, Michela Calaça, a iniciativa viabiliza a troca de ideias entre lideranças e governos – o que beneficia toda a sociedade. “Mulheres de diversos países poderão ver claramente, que quando o Estado faz a opção de ter políticas voltadas para as mulheres rurais, ele melhora a vida no campo e potencializa a produção de alimentos para todo o país”.

SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO –

No projeto de assentamento Monte Alegre I, em Upanema (RN), a mesma água que é utilizada em atividades domésticas é usada para cuidar da lavoura. A iniciativa garante água adequada para o cultivo agrícola no semiárido brasileiro, já que livra a água cinza – aquela que foi usada para enxaguar a roupa ou lavar a louça, por exemplo – de bactérias prejudiciais e conserva alguns nutrientes como fósforo e cálcio, adubando melhor a terra para a produção.
O projeto denominado ‘Água Viva: Mulheres e o redesenho da vida no semiárido do Rio Grande do Norte’, desenvolvido pelo Centro Feminista 08 de Março (CF8) em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido é uma das experiências que serão conhecidas por representantes de governo e organizações da agricultura familiar durante o intercâmbio.
Para a engenheira agrônoma do CF8 e responsável pelo projeto, Ivi Aliana, o ‘Água Viva’ também ameniza o esforço das mulheres responsáveis por buscar água para abastecer o lar, contribui para o escoamento da produção e para o saneamento do quintal e garante mais segurança alimentar e renda para a família. “Quando as mulheres se sentem fortalecidas, se sentem capazes de criar, produzir e reinventar a vida”, finaliza.

SERVIÇO –


Abertura, dia 26, no Auditório da PROEC – UFERSA, às 8h.
Ocorrerá a abertura simbólica do projeto “Jetirana – Mulheres, Agroecologia e Direitos Humanos”, aprovado em 2015 e executado pela UFERSA em parceria com o CRDH Semiárido e o MDA.
Experiências visitadas: Rede Xique-Xique; Associação Comunitária de Rio Novo; Água Viva: Mulheres e o redesenho da vida no Semiárido do RN e Grossos – A luta das mulheres no mar.

Fonte: Site da UFERSA

segunda-feira

Contrariando institutos climatológicos, início do período chuvoso começa promissor em Apodi/RN.


Agricultores plantam na comunidade de Bamburral.

Nos últimos 15 dias o tempo mudou completamente no município de Apodi/RN, trazendo um cenário de alegria e prosperidade aos camponeses do município. O fim de semana foi de bastante chuva, onde desde a semana passada já tinha chovido de forma considerável, se configurando assim um cenário cada vez mais favorável ao agricultor familiar do município. Algumas chuvas chegaram registrar na casa dos 100 ml de precipitação.
As quatro regiões do município estão bem chovidas (Regiões da Pedra, Areia, Chapada e Vale), onde em várias comunidades rurais os agricultores já preparam o solo e iniciam seus plantios. E visitas as comunidades rurais é visível a alegria no rosto do camponês e camponesa, que acreditam que o inverno de 2016 vai ser totalmente do que preveem os institutos de climatologia. Vários profetas populares acreditam num ano bom de inverno através de suas experiências adquiridas ao longo dos anos.      

STTR de Apodi/RN se prepara para mais uma grande Assembleia Anual.

Assembleia anual de 2015.

No próximo dia 30 de janeiro de2016 o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi estará realizando mais uma assembleia anual. Como de costume todos os anos sempre no mês de janeiro a direção do STTR de Apodi/RN tem convocado sua assembleia anual.

Assembleia sempre tem sido bastante prestigiada pelos agricultores e agricultoras sócios da entidade sindical, além da presença de várias organizações parceiras que atuam no campo potiguar. As expectativas são boas para a assembleia que ocorrerá no próximo sábado, “nossas expectativas são as melhores, nossa assembleia anual sempre tem sido bastante visitada, além da classe trabalhadora que tem sempre marcado presença, vários outros segmentos foram convidados” explicou Ivone Brilhante - segunda tesoureira do STTR de Apodi/RN.

Convite - clique na imagem para ampliar.
Já Edílson Neto – presidente do STTR de Apodi/RN, explicou que a reunião será aberta a toda sociedade apodiense e enfatizou sobre a alegria de ver, principalmente os trabalhadores e as trabalhadoras rurais de Apodi lotarem o auditório do sindicato.

O evento será contemplado com vários momentos: prestação de contas exercício 2015; inauguração da construção de seis apartamentos na sede do STTR de Apodi/RN; Sorteio de uma moto zero quilômetro, geladeira duplex e televisor 32 polegadas com os sócios e sócias que estão em dias com suas contribuições sindicais.