sexta-feira

Um Pouco mais de Diversidade: A presença de mulheres e negros aumenta nas empresas.


O número de funcionários negros em cargos funcionais aumentou nas maiores empresas brasileiras, de 25,1% em 2007 para 31,1% neste ano, mas a desigualdade ainda é grande, se for levado em conta que 51% da população brasileira é de negros.
Os dados são da pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e Suas- Ações Afirmativas – 2010, divulgada quinta-feira 11 pelo Instituto Ethos e Ibope. Quando se trata de cargos de direção, o levantamento mostra que a presença de negros aumentou em 50%. São 5,3% atualmente no comando ante 3,5% do último levantamento feito em 2007. Já a presença de diretores brancos teve leve queda em relação à pesquisa de 2007, passando de 94% para 93,3%. O número de funcionários com algum tipo de deficiência física também apresentou queda e hoje eles são 1,5% do total de colaboradores, ante 1,9% de 2007. Para Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos, faltam políticas de diversidade nas empresas.
Não apenas os negros ganharam mais espaço nas maiores empresas brasileiras. O estudo aponta que a presença feminina na direção de companhias aumentou de 11,5% para 13,7%, apesar da queda no quadro funcional geral, que registrou 33,1% de mulheres na chefia em 2010 ante 35% há três anos. Quando se afunilam esses dados, a presença das mulheres negras em cargos executivos é acanhada: 0,5%.
FONTE: Site da Carta Capital.

II Kizomba de Cultura Afro-Brasileira


A Comunidade Negra de Cajazeiras em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através das Secretaria de Cultura, Cidadania e Promoção Social e de Educação estará realizando nos dias 16 a 20 de novembro de 2010 a Semana da Consciência Negra.
A Semana da Consciência Negra é uma atividade de mobilização social que ocorre em todo o Brasil com o objetivo de discutir os diversos aspectos relacionados à presença negra no país. O destaque maior, em relação ao período do evento, é a celebração do dia 20 de novembro, referente à morte do líder negro Zumbi, que passou a ser símbolo da luta contra a escravidão e do combate ao racismo que resultou das sociedades escravocratas.
No ano de 2009, foi realizada I Kizomba de Cultura Afro-Brasileira, com palestras direcionadas aos educadores, estudantes e comunidade Cajazeirense em geral.
Na ocasião, a Secretaria de Cultura solicitou ao Poder Executivo a instituição da Semana Municipal da Consciência Negra no calendário oficial de eventos do município.
Este ano, a II Kizomba de Cultura Afro-Brasileira consistirá em um evento que contará com a participação de escolas públicas municipais, de grupos de cultura afro-brasileira e de toda a sociedade cajazeirense.
Em sua programação constam palestras e mesas-redondas. Paralelamente, visando a valorização das práticas e saberes afro-brasileiros, ocorrerão oficinas de dança, percussão e capoeira.

Os principais objetivos da II Kizomba de Cultura Afro-Brasileira são:

1. Promover a integração entre os movimentos sociais, praticantes de cultura afro-brasileira e comunidade em geral.
2. Realizar o combate ao racismo por meio de atividades teórico-práticas partilhadas entre a os representantes das manifestações afro-brasileiras e a sociedade.
3. Discutir a viabilidade de ações afirmativas para as populações negras no sertão paraibano.

quinta-feira

Futuramente Apodi contará com Unidade de Beneficiamento de Arroz da Agricultura Familiar






A Associação do Produtores de Arroz do Vale do Apodi (APAVA) celebra o bom andamento das atividades de Construção da Unidade de Beneficiamento de Arroz no nosso município. Esta obra é fruto de um sonho bastante antigo dos plantadores de Arroz de nosso município que por muitos anos sofreram com a figura do atravessador que comercializava o grão. Segundo Bébé Gama (Presidente da APAVA) a concretização desta obra possibilitará o fortalecimento da cadeia produtiva do Arroz em nosso município que durante muito tempo foi sacrificada pela figura do atravessador. Além da APAVA várias organizações estão contribuindo para a concretização deste projeto, tais como, SEAPAC, STR de Apodi através do Projeto de Desenvolvimento Solidário.