sexta-feira

II Kizomba de Cultura Afro-Brasileira


A Comunidade Negra de Cajazeiras em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através das Secretaria de Cultura, Cidadania e Promoção Social e de Educação estará realizando nos dias 16 a 20 de novembro de 2010 a Semana da Consciência Negra.
A Semana da Consciência Negra é uma atividade de mobilização social que ocorre em todo o Brasil com o objetivo de discutir os diversos aspectos relacionados à presença negra no país. O destaque maior, em relação ao período do evento, é a celebração do dia 20 de novembro, referente à morte do líder negro Zumbi, que passou a ser símbolo da luta contra a escravidão e do combate ao racismo que resultou das sociedades escravocratas.
No ano de 2009, foi realizada I Kizomba de Cultura Afro-Brasileira, com palestras direcionadas aos educadores, estudantes e comunidade Cajazeirense em geral.
Na ocasião, a Secretaria de Cultura solicitou ao Poder Executivo a instituição da Semana Municipal da Consciência Negra no calendário oficial de eventos do município.
Este ano, a II Kizomba de Cultura Afro-Brasileira consistirá em um evento que contará com a participação de escolas públicas municipais, de grupos de cultura afro-brasileira e de toda a sociedade cajazeirense.
Em sua programação constam palestras e mesas-redondas. Paralelamente, visando a valorização das práticas e saberes afro-brasileiros, ocorrerão oficinas de dança, percussão e capoeira.

Os principais objetivos da II Kizomba de Cultura Afro-Brasileira são:

1. Promover a integração entre os movimentos sociais, praticantes de cultura afro-brasileira e comunidade em geral.
2. Realizar o combate ao racismo por meio de atividades teórico-práticas partilhadas entre a os representantes das manifestações afro-brasileiras e a sociedade.
3. Discutir a viabilidade de ações afirmativas para as populações negras no sertão paraibano.

Nenhum comentário: