quarta-feira

Confraternização Natalina

O STTR realizará mais uma confraternização Natalina. Data 19/12/2009 Local Sede do STTR Premiação: 1 TV, 2 Celulares, 2 Ventiladores, 2 Liquidificadores e 2 poupanças no valor de 100,00 R$. Pague sua mensalidade e receba o cupom para concorrer a todos esses prêmios.

Aviso

Os aposentados que já tem a sua contribuição descontada no banco, estão sendo convocados para fazerem o seu recadastramento no STTR. Necessita de toda documentação pessoal.

Sorteio

O contemplado com o CD do Lucas e Fernando foi: Ronaldo de Felipe Guerra.

Tema da semana

O tema da semana abrangeu três pontos: 1º O encontro de Juventude; 2º A Formação 2009; 3º O projeto de Transposição das águas do Rio São francisco; Gilvana Mota esteve presente, enfocando um pouco de cada assunto. Tivemos a participação de um ouvinte ao vivi pelo telefone, onde ele esteve expressando a sua opinião sobre essa transposição e ainda sobre a questão da Barragem santa Cruz, que até o momento não beneficiou os apodienses.

Agenda Da semana

Amanhã e sexta as 08:30 hs, haverá capacitação em Mossoró do Saberes da Terra. Sexta dia 04 será a Inauguração das reformas das residências com o recurso do INCRA, será no P.A Soledade as 16:00 hr Sábado acontecerá o esperado encontro de jovens, dia 05. (aviso sobre o ENEM ). Reunião do conselho do Fumac as 09:00 hs.terça dia 08 de dezembro. Reunião próxima quarta com o Fórum das Associações de Apodi. Reunião no P.A de São Manoel e Frei Damião

Noticias da Semana

Dia 27 de novembro aconteceu a reunião do CONDICA ( Conselho da criança e do Adolescente), que teve a seguinte pauta: A organização do I fórum da criança a do adolescente do município de Apodi; Definição do plano de aplicação do saldo FIA 2008; Cronograma de atividades embasadas nos pontos discutidos na capacitação dos conselheiros. Ainda foi falado sobre as ações 2009/2010, e outros pontos como; A data do fórum que será dias 10 e 11 de dezembro de 2009. Ainda neste dia aconteceu a reunião do comitê gestor da educação do campo, que na oportunidade foi discutido as vagas para o II Fórum Regional da Educação do Campo, que vai acontecer dias 11 e 12 de dezembro em caraúbas, ficando como encaminhamentos que: das 14 vagas destinadas ao movimento social seria 2 para o STTR e cooperativas e as 12 distribuídas para os pólos: Chapada, areia, vale e pedra. No dia 28 passado aconteceu no STTR um debate sobre a transposição do Rio São Francisco, onde na ocasião tivemos a participação de Samuel (CPT da Bahia), Elizete (MPA-Bahia) e um representante do STTR de Russas, na ocasião tivemos a oportunidade de conhecer sobre o projeto, o qual podemos perceber claramente que é voltado para os grandes e não para os pequenos proprietários que realmente necessitam de água. Na última segunda dia 30 de novembro a diretoria do STTR esteve reunida para a avaliação do estudo de formação que aconteceu durante esse último semestre do ano, tanto para diretoria quanto para as bases e ainda das ações deste ano 2009. Foi com certeza foi um momento importante para as ações 2010, visto que foi apontado pontos positivos e negativos e dentro desses pontos serão trabalhadas as metas para 2010. O STTR só tem a agradecer a todos que contribuíram com este momento de construção e aprendizado para todos, ficando de parabéns por termos o nosso objetivo alcançado, este que era mais unidade da família STTR. Ainda nesta mesma segunda a equipe de formação esteve reunida para traçar estratégias para a confraternização natalina do STTR, esta que acontece no próximo dia 19, onde irar se oportunizar aos sócios um sorteio que tem 5 premiações para os contribuintes do Birô e 5 para os aposentados que já descontam sua contribuição no banco.(esses que estão sendo convocados para recadastramento). Os prêmios do sorteio são: 1 tv, um ventilados, 1 celular, 1 poupança no valor de cem reais e um liquidificados.

terça-feira

Sexta-feira dia 20 de novembro na cidade de Caraúbas aconteceu o 3º Seminário da Juventude Rural do Território Sertão do Apodi. A comissão do STTR estava presente, representado por Gilvana Mota e Lili Fernandes, na ocasião foi feita uma nova eleição para novos membros dos municipios, sendo que Apodi tem dois acentos: Gilvana mota e Isaac, dentre os 20 jovens que formam esta comissão, foi eleita uma coordenação ficando: Gilvana Mota coordenadora, Mateus (Janduís) 2º coordenador, Luiza (Upanema) secretária, e Willamy (Campo grande) tesoureiro. Terá 2 acessores técnicos:Paula(CEÁTICA) e Socorrinha (COOPERVIDA). Foi um belo encontro de jovens; onde quem participou saiu de lá com uma responsabilidade a cumprir. A comissão de jovens do STTR Apodi está de parabéns pelo novo cargo. matéria de : Gilvana Mota

quinta-feira

Caravana em Defesa do Rio São Francisco estará em Apodi.

O "Velho Chico"
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi convida toda População apodiense em especial o homem do campo para participar das discussões sobre a “Transposição das águas do Rio São Francisco” com o Mutirão em Defesa do Rio São Francisco no Auditório do Sindicato no dia 28 de Novembro de 2009 a partir das 8h00min.
É importante que o agricultor apodiense se ensira nesse debate sobre a Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, em oportunidade especial a Cravana em defesa do Rio São Francisco vai esta no auditorio do STTR no proxímo Sábado.
Estamos contando com asua presença.

quarta-feira

Reflexão

O Agricultor Havia uma fazenda onde os trabalhadores viviam tristes e isolados uns dos outros.Eles estendiam suas roupas surradas no varal e alimentavam seus magros cães com o pouco que sobrava das refeições.Todos que viviam ali trabalhavam na roça do senhor João, dono de muitas terras, que exigia trabalho duro, pagando muito pouco por isso.Um dia, chegou ali um novo empregado, cujo apelido era Zé alegria.Era um jovem agricultor em busca de trabalho.Foi admitido e recebeu, como todos, uma velha casa onde iria morar enquanto trabalhasse ali.O jovem, vendo aquela casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe vida nova.Cuidou da limpeza e, em suas horas vagas, lixou e pintou as paredes com cores alegres e brilhantes, além de plantar flores no jardim e nos vasos.Aquela casa limpa e arrumada destacava-se das demais e chamava a atenção de todos que por ali passavam.Ele sempre trabalhava alegre e feliz na fazenda, por isso tinha o apelido de Zé alegria.Os outros trabalhadores lhe perguntavam:- Como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que ganhamos? O jovem olhou para os amigos e disse: - bem, este trabalho hoje é tudo que eu tenho. Ao invé s de blasfemar e reclamar, prefiro agradecer por ele. Quando aceitei trabalhar aqui, sabia das condições. Não é justo que agora que estou aqui, fique reclamando. Farei com capricho e amor aquilo que aceitei fazer.Os outros, que acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino, o olhavam admirados e comentavam entre si: como ele pode pensarassim?O entusiasmo do rapaz, em pouco tempo, chamou a atenção do fazendeiro, que passou a observá-lo à distância.Um dia o sr. João pensou: alguém que cuida com tanto carinho da casa que emprestei, cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda.Ele é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da fazenda.Num final de tarde, foi até a casa do rapaz e, após tomar um café bem fresquinho, ofereceu ao jovem o cargo de administrador da fazenda.O rapaz aceitou prontamente.Seus amigos agricultores novamente foram lhe perguntar:- O que faz algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não?A resposta do jovem veio logo:- Em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito e o principal é que: não somos vítimas do destino.Existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca.E isso depende de cada um. (Autor Desconhecido)E você, pensa como aquele jovem agricultor? É grato pelo que tem e faz tudo com dedicação e amor? Para ser bem sucedido na vida, você tem que olhar a vida com otimismo, dando cor e alegria a tudo que faz...E isso depende unicamente de você!Pense nisso!Que sua VIDA seja MARAVILHOSA!

Sorteio

próxima semana continua valendo as ligações para o sorteio de um CD da dupla Lucas e Fernando. O ouvinte liga e participa do nosso programa e concorre a esse presente.

Sorteada

A aniversariante sorteada do mes de Novembro foi: Nº 24- Frª Genilda Freitas de M./ ST Bico Torto nossos votos de felicidades.

PREPARATIVOS PARA CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO DOS AGRICULTORES(AS) DE APODI

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Apodi se Reunirão nesses últimos dias para discutir sobre o planejamento das atividades que irão realizar-se no dia 19 de dezembro deste ano. Como é de costume todos os finais de ano os trabalhadores se confraternizam em um evento realizado pelo STTR, a equipe de coordenação do evento está trabalhando incansavelmente para que tudo esteja preparado até o dia. Um dos aperitivos para esse ano é o grande sorteio que irá ser realizado para presentear aqueles que pagam as suas contribuições em dia. Os premios sorteados serão: 1 TV 21 polegadas, 1 celular, 1 liquidificador, 1 ventilador e uma poupança no valor de100,00 reais.
Estamos lhe aguardando, venha participar!!!

Noticias da Semana

1ª Noticia Neste dia 19 de novembro, aconteceu uma reunião do conselho de assistência social, nas dependências da secretaria de assistência social. Onde participou representantes da EMATER, secretariada agricultura, prefeitura, ação social, banco do nordeste e sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Apodi, tendo como principal objetivo os projetos de micro-créditos (CRED E AGRO-AMIGO), focando o agro-amigo (ANTIGO PRONAF B) que terá uma nova metodologia, sendo priorizado os benefiários do programa bolsa familia, visto que será uma ampliação e geração de renda, gerando independência financeira das familias que são assistenciadas por programas governamentais. Esse programa será socializado para as famílias em um evento a se realizar nos dias 17 e 18 de dezembro, a partir das 09:00 hs. 2ª Noticia No dia 23 de novembro, A diretoria executiva do STTR esteve reunida para avaliar e socializar as atividades sinidicais que vem acontecendo. Na oportunidade também foi avaliado as eleições do PT, que aconteceu no domingo e a diretoria do STTR só tem a agradecer a participação dos trabalhadores (as) que se fizeram presentes, exercendo seu ato de cidadania e mostrando que estão dispostos a lutar pelos seus ideais. 3ª noticia Dias 19 e 20 de novembro, aconteceu a 1ª etapa da capacitação do PDS. Essa que se realizará em 3 etapas, a próxima se realizara nos dias 01 e 02 de dezembro e a ultima no dia 10. Nessa 1ª etapa, participaram 08 municipios da região. A reunião tem o objetivo de capacitar cnselheiros do FUMAC, para lidarem com os programas do PDS. Os instrutores fazem parte da terra Viva

Agenda da Semana

Amanhã dia 26 de novembro reunião em Baraúna, da micro-região da ASA. Também nesta quinta, reunião em Natal da FETRAf, será o 1º Encontro da cooperativa.(JÙNIOR) E ainda terá Confraternização da rede Pardal.(EDILSON) As 09:00 hs de sexta-feira, dia 27 de novembro, terá reunião em Tabuleiro Grande. As 14:00 hs reunião em S.T do Góis e as 15:00 hs em Baixa verde IV. E ainda continuação da Confraternização da rede Pardal. Festa da padroeira de P>A> Milagre. Dia 1º de Dezembro, Próxima Terça, haverá reunião com a equipe responsável pela preparação da confraternização natalina do STTR. Também haverá capacitação do PDS essa que se estenderá até a quarta dia 02 de dezembro. E ainda nesse dia 02, acontecerá a avaliação da rede XIque- Xique.

segunda-feira

Nota de Agradecimento

Vimos atráves deste agradecer a todos aqueles que fizeram parte do processo democrático no período das eleições municipais do PT especialmente aos 65 filiados que nos depositaram o voto de confiança.
Entretanto, queremos covidar a todos simpatizantes a continuar na luta por dias melhores, pois apesar dela ser árdua é certa para os que acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária.
Atenciosamente, A Chapa Mensagem ao Partido.