quinta-feira

Novo superintendente do Incra promete mais assistência técnica

 
Valmir Alves - Novo Coordenador do INCRA/RN 
O novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Valmir Alves da Silva, começa sua jornada com o compromisso de aumentar as políticas de assistência técnica dos projetos de assentamentos da reforma agrária do Rio Grande do Norte.
Valmir, que assumiu o cargo antes comandado pelo coordenador adjunto, Mário Moacir, na saída de Paulo Sidney, em janeiro, visitou a redação do JORNAL DE FATO, prometendo ações de desenvolvimento para as famílias assentadas. "Precisamos de políticas de desenvolvimento social e econômico nos assentamentos. Não basta produzir, é preciso escoar a produção", enfatizou Valmir.
Segundo ele, o RN tem hoje 288 projetos de assentamentos, 543.686 mil hectares de terra desapropriados e cerca de 20 mil famílias assentadas, uma população estimada em 113 mil pessoas, aproximadamente.
Valmir explicou que entre 2003 a 2010, foram adquiridos 113.559 mil de hectares, instalados 55 novos assentamentos e beneficiadas 10.184 famílias. Somente nos últimos oito anos o Incra adquiriu cerca de 21% do total de terras incorporadas ao Programa Estadual da Reforma Agrária. Nesse mesmo período, foram assentadas 51,2% do total de famílias, e criados cerca de 20% dos assentamentos federais no RN.

Para reforçar o trabalho com assistência técnica, considerado o fator potencial para as famílias do campo, o Incra deve lançar uma chamada pública, nos próximos 60 dias, para contratação de serviços de assistência técnica para o Estado.
Fonte: Jornal De Fato

Nenhum comentário: