quinta-feira

O DESENVOLVIMENTO que a Chapada do Apodi Merece.


Algumas pseudopessoas tem se apoiado no Discurso que O Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi trará DESENVOLVIMENTO para o município de Apodi, surge então as Perguntas:

1ª - Que tipo de Desenvolvimento estas pessoas está se referindo? Será que é Aquele de Desenvolvimento mascarado prometido pelos Grandes Burgueses do nosso país que Estão no mais alto patamar da Pirâmide Social do Nosso país?

2ª - Ou é um tipo Desenvolvimento que realmente traga Benefícios na Área Econômica e Social comprometido com o Meio Ambiente e as Culturas dos povos que ali residem?

Está mais do que claro que o Desenvolvimento que é ditado pelos ideais Neo Liberais está a serviço da concentração de renda, o que aumenta cada vez mais as Desigualdades Sociais e divide a Sociedade em DOMINANTES e DOMINADOS. Como sabemos que está na mais Alta Classe Social (DOMINANTES) está pouco preocupado com os males assolam a Baixa Classe Social (DOMINADOS).
Dizer sim ao Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi é afirmar a hegemonia do agronegócio em nosso município e decretar a falência da Agricultura Familiar/Camponesa e barrar DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que já existe em várias áreas de Assentamentos que ali existem.
Portanto, é preciso que ficamos bem atento com essa “História de Desenvolvimento ” que está sendo prometida por aí, pois a Única VERDADE que se sabe é que em toda a história do Nosso Brasil não ouve sequer um Grande Projeto destinado a quem é pequeno(Valor total do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi 280 milhões de Reais); Basta ver os exemplos do Vale do Assú, O “Famoso” Projeto da MAISA, Baixo Jaguaribe dentre uma infinidade de Projetos que serviram para a concentração de renda e destruição por onde passaram.
O Modelo de Desenvolvimento que se quer para Chapada do Apodi já está em Curso(Só não ver quem não quer enxergar), pois várias Famílias que ali Moram colocam o estado do RN como o Segundo maior produtor de Mel do País, dando exemplo de conservação Caatinga fazendo o Manejo adequado deste Bioma.
Confira nas Imagens a Seguir o que se ver em uma breve Visita em um Quintal de uma Família Assentada na Chapada do Apodi:    

Agricultor mostra o fruto do Cajueiro

Caju Orgânico

Isaías e sua Esposa Cuidando do Quintal

Hortaliças Orgânicas

Plantação de Pimnetas de Cheiro.

Plantação de Mamão

Quintal Cheio de Riqueza e DESENVOLVIMENTO.

Plantação de Bananeiras.
Esse é o Desenvolvimento que a Chapada do Apodi Merece.
"FORA DNOCS E PELA VIDA EM APODI"  


Por Agnaldo Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

O pior de tudo isso é que ERON ex secetario de agricultura tido como pioneiro e defensor da apicultura teve a coragem de falar num evento em Natal que em Apodi não existe Mel, pode um negocio desse, porque tanta defesa ao projeo de irrgação, que mal fez o povo da chapada a este rapaz.