quinta-feira

Novo ministro da reforma agrária toma posse hoje

O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) toma posse hoje (14/03) como novo ministro do Desenvolvimento Agrário. Ele assume o lugar de Afonso Florence, também do PT, que volta para a Câmara dos Deputados. A cerimônia está marcada para as 11h, no Palácio do Planalto. A Presidenta Dilma nega, que a troca tenha ocorrido por problemas de gestão na pasta, na ocasião do anúncio da saida do Ministro Afonso Florence,  disse que ele deixaria o cargo para se dedicar a projetos importantes para seu Estado, a Bahia. Segue entrevista com o novo ministro publicada pelo Zero Hora ontem (13/03).
“Minha missão é incluir na classe média o agricultor familiar” 

Pepe Vargas ainda não assumiu o Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas já conhece os principais gargalos da pasta. Convidado para o cargo pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira à noite, tem passado os últimos dias dividido entre a política e os meandros da agricultura familiar. Ao mesmo tempo, já vem recebendo telefonemas de ministros marcando reuniões sobre temas pendentes, ligados à pasta.

Natural de Nova Petrópolis, uma região de pequenas propriedades, Pepe conhece a dinâmica da atividade econômica. Nesta entrevista, discorre tranquilamente sobre temas polêmicos, como a revisão dos índices de produtividade, a proibição de adição de sabores ao tabaco e as relações com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). Na ânsia de afastar os impasses ideológicos da pasta, faz questão de avisar: esse é um ministério da área econômica. 

Nenhum comentário: