quinta-feira

Sociedade apodiense discute integração entre Chapada e Vale e inviabilidade do Perímetro Irrigado proposto pelo DNOCS.

Auditório da CDL - Lotado
Na Noite da ultima terça (06) aconteceu mais um importante debate a cerca do que o movimento campesino tem proposto para a sociedade apodiense com relação ao aproveitamento das águas da barragem de santa cruz. O evento realizado pelo Sindicato dos/as Trabalhadores/as rurais de Apodi/RN teve como objetivo discutir um projeto de desenvolvimento integrado entre Chapada e Vale, projeto este que fortaleça a agricultura familiar de Apodi e os outros seguimentos da sociedade apodiense.

O evento contou com colaboração do Professor João Abner Guimarães Júnior que é Doutor em Engenharia Recursos Hídricos, na oportunidade o estudioso da área explicou a inviabilidade do Projeto que o DNOCS quer instalar em Apodi, listando vários pontos falhos de tal projeto. Em seguida Abner explanou um Projeto Alternativo para o Município de Apodi e região que visa integrar Chapada e vale do Apodi totalmente viável, respeitando o meio ambiente, a saúde humana e as condições técnicas de um projeto responsável.

Edílson Neto - Presidente do STTR
O Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estava lotado, o evento contou com a presença de várias representações da sociedade Apodiense, tais como; Agricultores, Professores, Pastores, Estudantes, Políticos, Pescadores, Técnicos Agrícolas, Lojistas, blogueiros.
Edílson Neto, presidente do STTR de Apodi,  enfatizou que "o Movimento dos Trabalhadores não é e nunca foi contra a água ir pra chapada do Apodi, o que queremos é que as águas sirvam pra quem realmente precisa dela, porque que quando a água chega o povo tem que sair?" indagou Edílson Neto.

O Pastor e Professor Weligthon disse que: "A sociedade apodiense precisa ser conscientizada dos perigos que o Projeto do DNOCS pode trazer, essa é uma luta de toda sociedade apodiense, não só o homem do campo vai sofrer os impactos de um projeto mal elaborado, como também o espaço urbano sentirá efeitos negativos se não acordar pra debater esse projeto".

Professor Dr. João Abner Guimarães 
João Abner esclareceu que "o projeto integrado não é um produto acabado e que está em construção, pois a sociedade de Apodi é quem vai decidir de que forma vai utilizar os recursos do Governo Federal, se é para fortalecer o capital do Agronegócio ou a permanência dos filhos de Apodi no campo com vida digna". 

O evento serve de demonstração que o movimento camponês tem provas técnicas substancias para questionar o duvidoso Projeto proposto pelo DNOCS e que tem argumentos para defender a vida e a permanência no campo com dignidade, pois o projeto proposto pelo movimento que se contrapõe ao fadado projeto do DNOCS é totalmente alto sustentável e viável, o que falta na verdade é os gestores deste país ouvir as propostas elaboradas pelos que fazem o movimento.

Mais fotos do evento: 













Nenhum comentário: