sábado
INICIADA AS OBRAS DOS POÇOS NAS COMUNIDADES RURAIS DE APODI.
Nas últimas semanas foram iniciadas as recuperações dos poços afetados pelas fortes enchentes do ano de 2008. Esse momento foi aguardado com muita ansiedade pelo homem do campo, tendo em vista que o mesmo muito castigado nesses dois últimos anos de inverno 2008/2009. Entretanto as discuções durante todo esse tempo foi mediada pelo Forúm da Agricultura Familiar com apoio do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Apodi. Enfim, essa conquista é mais um exemplo de que quando se reunimos para discutir problemas coletivos os resultados logo aparecem. Nesse momento existem três poços tubulares já cocluídos e mais três em andamento.
quarta-feira
VEM AÍ MAIS UM ENCONTRO DA JUVENTUDE RURAL DE APODI.
SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE APODI
Fundado em 30/11/1963 - CNPJ.: 08.041.931/0001-40 - Carta Sindical 139.50468.Rua Nonato Mota, 106, Centro CEP.: 59700 - 000
Telefax (084) 3333- 2269 E-mail: strapodi@hotmail.com.br
COMISSÃO DE JOVENS - STTR
EVENTO: ENCONTRO DA JUVENTUDE.
TEMA: JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO.
DATA: 21 DE NOVEMBRO DE 2009.
LOCAL: AUDITÓRIO DO STTR.
HORÁRIO: 08h00min HORAS DA MANHÃ.
PROGAMAÇÃO
08h00minh00min – Abertura.
Boas Vindas aos Jovens – Edilson Neto.
Resgate da História da Comissão de Jovens – Gilvana Mota e Idilene Fernandes.
09h00minh00min – Dinâmica de Apresentação.
09h30min – Lanche.
10h00min – Discussão sobre o Tema: JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO.
11h00min – Apresentação dos trabalhos.
12h00min – Avaliação do Dia.
12h30min – Almoço e Encerramento.
Organização: Comissão de Jovens do STTR.
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR.
segunda-feira
quinta-feira
INTERCÂMBIO EM TIBAU/RN
Abertura das Atividades
Edilson Neto falando da importancia do debate
Na semana passada, para ser mais exato na sexta-feira dia 30 Outubro de 2009 o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Apodi esteve participando de um Intercâmbio sobre a Feira Livre da Agricultura Familiar no município de Tibau/RN, na oportunidade foi feito a abertura do evento com a participação do pessoal de Apodi, onde inicialmente o Presidente do Sindicato Edilson Neto vez um resgate histórico da importância de se busca a união em grupos organizados para o debate de problemas coletivos, salientando também que a Feira da Agricultura Familiar de Apodi é hoje a maior do Rio Grande do Norte devido à organização daqueles que hoje fazem a mesma, entretanto, o STTR como e a atual Comissão da Feira são reconhecedores que ainda há muito a fazer para que venhamos ter maiores projeções no cenário nacional.
Merece destaque também a participação de pessoas que estão participando da Feira, pois na ocasião Mércia e Agnaldo falaram da experiência de participar do espaço de comercialização discutindo sobre alguns macetes que devem existir no momento de comercialização, “pois os produtos que nós comercializamos são produzidos pela nossa própria pessoa, o que garantimos a qualidade do mesmo” enfatizou Mércia Artesã.
Enfim, esses momentos são de suma importância, pois faz parte de uma troca de experiência onde todos só tem a ganhar. Ainda mais partindo da premissa que o diálogo é a essência na busca da solução de vários problemas que estão ao nosso redor.
COMUNIDADE DE MANSIDÃO ESTÁ EM FESTA
A comunidade de Mansidão celebrou na ultima Sexta-Feira a conquista de um sonho que há muito tempo fazia parte dos desejos daqueles que ali habitam. Através do Programa do Governo Federal Luz para Todos a Comunidade de Mansidão foi mais uma a ser beneficiada entre tantas outras pelo Brasil a fora. Percebeu-se o semblante de alegria estampado no rosto de cada um durante aquela noite ILUMINADA no Mansidão.
Varias Entidades e autoridades do município foram convidadas a participarem desse momento, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi não ficou de fora e marcou presença.
Queremos aqui dar os nossos parabéns a comunidade de Mansidão pela fruto colhido da luta incansável na busca da energia para a comunidade. É isso aí pessoal, apesar de muitas vezes ser difícil acreditar na vitória, esta não deixou de ser sonhada, pois ela é certa para os que lutam e confiam em Deus.
quarta-feira
Aviso
O STTR, presenteia mais uma vez seus associados. Na festa de confraternização natalina, que acontecerá no dia 19 de dezembro. O STTR estará contemplando com 5 premiações: 1 TV, 1 liquidificador, 1 ventilador, 1 celular e 1 poupança no valor de 100,00 rs.
Para participar do sorteio é só manter sua mensalidade em dia, a partir desse mês e estarão recebendo seu cupom. Até o dia 18 pagando a mensalidade receberá o cupom
O sorteio se realizará dessa forma: 2 chamadas uma para os contribuintes do Birô e uma para os aposentados que já vem descontados no banco.
Então esses que estão sendo descontados no banco, estão sendo convocados para recadastrar seus sindicatos, trazendo suas documentações pessoais.
Sendo assim lembramos que a cada mês pago a partir de outubro recebe-se um cupom.
Tema da semana
No nosso tema, com a participação de Edilson neto, falando trazendo informações tanto do andamento dos projetos dos poços, quanto da reunião de sábado passado sobre as dívidas dos pequenos agricultores com os bancos BB e BNB.
Edilson enfatizou o motivo da convocação dos pequenos agricultores, que seria de ajudá-los a negociarem cada caso com os bancos. Ainda falou das consequências para os agricultores que regularizarem a sua situação.
E ainda sobre a recuperação dos poços dos pequenos agricultores, devido a enchente do ano passado.
Agenda da semana
Hoje dia 04 de novembro reunião em portal da Chapada com 0 grupo de mulheres e com a comissão de mulheres do STTR, as 13:30 hs.
Amanhã quinta feira reunião em Santa Rosa II as 13:30 hs com a participação do STTR.
A partir de amanhã dia 5 e também dia 6, acontecerá o encontro de sementes em Campina Grande.
Ainda nesta quinta, reunião em Mossoró no CF8, com a equipe de comunicação da ação 2010.
Formação da base do P.A Paraíso, domingo dia 08 de novembro.
Também dia 8, reunião da associação de Baixa Fechada I as 09:00 hs.
Reunião ampliada da diretoria executiva e comissões dia 9.
.
Dia 10 de novembro reunião da associação do arroz, Na casa de Zé Morador no ST Trapiá.
Noticias da Semana
Dia 28 de outubro,quarta-feira passada, o presidente do STTR/ Apodi, participou de uma reunião com as trabalhadores rurais do assentamento São Manoel, com o objetivo de está sempre junto com a categoria a qual representam.
Quinta-Feira 29 de outubro, o STTR de Apodi, nas pessoas de Edílson Neto, Aíla, Agnaldo e Junior da CPT participaram da criação e formação de uma associação de agricultores no Sitio caboclo, os mesmos facilitaram uma oficina de muita informação para o bom andamento da s, esperamos que a mesma tenha muito sucesso e siga uma linha de melhoria para os trabalhadores. O STTR- Formando mais uma organização do Campo.
comprovando mais uma vez a força da agricultura familiar fazendo agroecologia.
No dia 30 de outubro aconteceu na comunidade de Mansidão a grande festade inauguração do projeto LUZ PARA TODOS, foi um momento de grande satisfação para comunidade, o sindicato esteve presente na pessoa de edílson.
Ainda dia 30 de outubro, o presidente do STTR, participou de uma visita a feira agroecológica de Tibau, na ocasião também foram a visita, agnaldo e Mércia,
Dia 28 de outubro,quarta-feira passada, o presidente do STTR/ Apodi, participou de uma reunião com as trabalhadores rurais do assentamento São Manoel, com o objetivo de está sempre junto com a categoria a qual representam.
Dia 31 de outubro de 2009 aconteceu no STTR, a reunião de aprovação de novos sócios, foi um momento de conversa mostrando direitos e deveres para o novo público que chega ao sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Apodi.
Também dia 31de outubro, no auditório do STTR, aconteceu uma grande reunião, com os advogados do STTR, Welinton e Maruíles, junto aos trabalhadores rurais que estão com pendências junto aos Bancos, o presidente do STTR, já tem essa preocupação de ver os trabalhadores regularizando sua situação com os bancos. A reunião contou com um número de poucos mais de 60 participantes e aguardam resultados.
Nesta última semana nos dias 28, 29 e 30 de outubro o STTR de Apodi, esteve participando do Congresso FETRAF Brasil. Este foi realizado em Brasília na cidade de Luziania. Na ocasião tivemos 3 dias de estudo, debate e planejamentos. Com o objetivo de melhorar cada vez mais as ações da FETRAF a nível Brasil. Estiveram presentes 20 estados brasileiros e com os mesmos se pode conhecer e trabalhar soluções para os problemas de cada estado.
A pauta foi: A consolidação das ações e prestações de conta de 2005 a 2009;
Estudo de oficinas para melhor qualidade de vida dos agricultores familiar;
Plano ação para o próximo mandato e eleição da diretoria.
Esta que terá como objetivo trabalhar para que a FETRAF seja reconhecida pela CUT como sistema, visto que foi unanimidade e maior reivindicação da plenária.
sábado
COMUNIDADE DE CABOCLO II FUNDARÁ ASSOCIAÇÃO
Quinta Feira 29 de outubro de 2009 o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi esteve presente na comunidade de Caboclo II, onde na ocasião se discutiu a possibilidade de Fundação da Associação da referida comunidade, pois faz muito tempo que os moradores que ali residem sonham com tal fato. Sendo que ultimamente intensificou-se o debate, tendo em vista que os trabalhadores disseram já esta na hora de se organizarem em prol de ideais coletivos, pois segundo o morador da comunidade Antonio “já esta na hora da comunidade se juntar para ir atrás de melhorias para todos que aqui mora, é essa união que faz a força”.
O STTR sabendo da importância desse momento não tem medido esforços para contribuir com a concretização de tal fato, juntamente com a CPT (Comissão Pastoral da Terra) representada na pessoa de Júnior realizou uma Oficina na comunidade sobre Associativismo, onde no final do encontro essas duas instituições de bastante competência e respaldo no que diz respeito aos movimentos socias ligados aos homens do campo, assumiram o compromisso de retornar a Comunidade de Caboclo II no dia 15 de Novembro de 2009 para a fundação da Associação daquela comunidade.
O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais dá os Parabéns aos que fazem a Comunidade de Caboclo II pelo amadurecimento político-social.
PARA REFLETIR
“A batalha pela água, cavando a cacimba do gado, que de pressa se enxuga. O sofrimento de ver a gadaria morrer... despedindo-se com os olhos desesperados de toda paisagem cruel. A luta para erguer as reses caídas. Queimar o cardeiro, o xique-xique, para eliminar a defesa espinhenta e dar ao gado uns dias de vida lenta. A fome vagarosa, tomando posse de tudo, esgotando as reservas. Por fim, a retirada, com o que resta de gado caindo pelo caminho cinzento ou a família sozinha, com os últimos trastes, batendo a porteira triste no curral deserto. Com as primeiras chuvas, volta a vegetação, escondida no areião. Volta o Vaqueiro, teimoso. Na cidade, o milionário da seca enriqueceu. O “casco da fazenda” pode ser refeito. A cabra reaparece, magra como uma penitente, mas vivinha, pronta para outra. E a guiné, galinha-d’angola, vencedora das secas, gritando “tô fraco, tô fraco”, invencível. E a vida continua".
PRATAS DA CASA
Nos últimos meses muito tem se ouvido falar das Etapas de Formação promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurasi de Apodi. É que o STTR não tem negado o seu papel como Instituição Social, e vem sempre procurando desenvolver políticas socias que possibilitem a melhor qualidade de vida do campo. Na tentativa de lograr êxito em seus objetivos resolveu-se apostar em uma equipe de Formação constituída em sua totalidade pelas “Pratas da casa”. Não é que a coisa deu certo e a meninada vem agradando por onde tem passado. Essa equipe é composta pelas pessoas de Aíla, Lili (Idilene), Agnaldo, Gilvana e Francina.
A Equipe de Formação foi criada no mês de Julho desse ano, quando Edilson Neto (STTR) e Zé Edson sentaram com o grupo para debaterem sobre as trilhas a serem percorridas durante a execução dos trabalhos. Hoje após três módulos ministrados na Diretoria e mais três na base somando um total de seis módulos, faltando apenas um para a conclusão das etapas desse ano, o sentimento é de satisfação e a consciência de dever cumprido, embora sejamos reconhecedores de que se há muito que fazer.
quinta-feira
STTR Presenteia mais uma vez seus Associados.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurias de Apodi/RN, lançou no mês de Outubro uma campanha de premiação para seus associados, onde todos filiados que contribuirem com suas mensalidades em dias terão o direito de participar ganhando um compom por cada mensabilidade paga até o dia 18 de Dezembro de 2009, tendo em vista que o Sorteio vai ser realizado no dia seguinte.A premiação vai se dá de duas formas diferentes, isto é, haverá uma premiação para os Associados Aposentados descontados no Banco e outra para aqueles que pagam diretamente no caixa.A premiação ocorrerá da seguinte forma: Associados Descontados no Banco: 01 Televissor 21 Polegadas; 01 Liquidificador; 01 Ventilador; 01 Celular; 01 Poupança no valor de 100,00 reais. A mesma premeação repetesse para aqueles que pagam a sua contribuição no caixa.Agora é só desejar BOA SORTE!!!
STTR de Apodi promove mais uma Etapa de Formação na Diretoria e na Base.
Nesse último fim de semana o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi preocupado em melhorar a organização da conjuntura do movimento Sindical em nosso município enfatizando a melhoria das condições de vida do Homem do Campo, realizou mais uma etapa de Formação, sendo que no sábado 24 de outubro foi trabalhado junto com a diretoria o Tema: Relações Humanas onde pode-se contar com uma boa participação do Público. Enquanto isso, no dia 25 de outubro, o último domingo foi realizado a oficina da Base no Pólo do Vale, para ser mais preciso na comunidade de Baixa Fechada abrangendo assim todas as comunidades circunvizinhas, tendo como Temática: O Sindicalismo Rural Brasileiro,sendo que na oportunidade pode-se contar com a presença de mais de 50 companheiros.
Esse momento de Formação tem sido bastante gratificante para o STTR, tendo em vista que vários problemas e dúvidas tem sido debatido nesses momentos de encontro com as Bases. Ressaltamos ainda a grande responsabilidade Social que o Sindicato assumi ao estar presente nas comunidades debatendo problemas coletivos em prol daquele que a razão da nosso existência, isto é, o Homem do Campo.
Assinar:
Postagens (Atom)


