sábado

Feliz Aniversário...

Santa - Aniversariante
Hoje é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns Santa nesse dia tão grandioso, que Deus te cubra de Benção e Paz, são estes os sinceros votos de felicidades de todos (as) que fazem o STTR de Apodi.

sexta-feira

STTR de Apodi realiza avaliação de suas ações no Ano de 2010.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Desde o ínicio desta manhã está acontecendo no Auditório do STTR de Apodi a avaliação das ações do de Apodi no Ano de 2010, pensando nunham perspecitiva de trilhar metas para o Ano de 2011. Estão presentes nesta reunião de Avaliação, além de diretores; parceiros (CPT e COOPERVIDA), associados e lideranças comunitárias. Logo mais imagens desta reunião. 

I Amostra dos Produtos da Agricultura Familiar de Apodi





Vem aí a I amostra dos Produtos da Agricultura Familiar de Mansidão, heverá apresentação do Projeto de Polpas de Frutas e seus derivados, artesanato, xaropes a base de plantas medicinais e Barraca com comidas Artesanais. O Evento acontecerá na Comunidade de Mansidão a partir da 14h00min no dia 08 de Dezembro. Você é o nosso convidado especial. Organização: Grupo de Mulheres em Busca da Igualdade e Associação Comunitária.  

quinta-feira

Caso Zé Maria: Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo em Limoeiro do Norte

A Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, presidida pelo Ouvidor Agrário Nacional, Desembargador Gercino José da Silva Filho, estará em Limoeiro do Norte na próxima sexta-feira (03/11).
A Comissão fará uma reunião no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, a partir das 11:00 horas, para debater medidas a respeito do assassinato do ambientalista e presidente da Associação de Trabalhadores Rurais Sem Terra da Chapada do Apodi, José Maria Filho.
José Maria, conhecido como 'Zé Maria do Tomé', foi morto por pistoleiros no dia 21 de abril de 2010, em um trecho ermo da estrada quando seguia para a comunidade de Tomé, na Chapada do Apodi, e o caso se mantém em aberto, parecendo não preocupar as autoridades locais.
 
Fonte: Blog Limoeiro do Norte

terça-feira

Professores da UFERSA e UERN realizam atividades em Apodi

O domingo foi de trabalho para os integrantes do Projeto de Intervivência no Oeste Potiguar, no município de Apodi. A atividade de pesquisa e extensão é fruto do convênio CNPq/UFERSA/UERN. Ontem, 28, aconteceu o encerramento da primeira etapa do projeto que reúne 20 jovens de 11 comunidades rurais do Sertão do Apodi.
O Projeto Intervivência no Oeste Potiguar congrega ações de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo oferecer aos jovens de comunidades rurais do Sertão do Apodi, tecnologias para a inclusão social através da intervivência universitária, transformando-os em agentes de desenvolvimento em suas localidades. Os jovens receberam certificados de participação no Intervivência Universitária.
Desde fevereiro de 2009, os adolescentes vivenciaram, em diferentes etapas, a realidade do meio universitário com visitas aos vários órgãos da Universidade e suas respectivas atribuições como pró-reitorias, departamentos, laboratórios e grupos de pesquisa. Também receberam diferentes capacitações em assuntos ligados à realidade de suas comunidades, além de informações específicas sobre os cursos ofertados.
Na solenidade estiveram presentes os professores que coordenam o Projeto na UFERSA, Alan Martins de Oliveira, do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, e Jacqueline Cunha de Vasconcelos Martins, do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, e pela UERN, Geovânia da Silva Toscano - DCS e Jorge Luís de Oliveira Pinto Filho - DGA.
O professor Augusto Carlos Pavão, chefe do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, representou a UFERSA no referido evento de encerramento dos trabalhos da primeira etapa do Projeto. Também participaram da solenidade o representante do sindicato Edílson Neto, a coordenadora do coletivo de jovens do STTR Gilvana Mota, estudantes bolsistas e voluntários e familiares dos jovens.
O Projeto de Intervivência no Oeste Potiguar conta também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi -STTR e do Centro de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC. Um aditivo do CNPq proporcionará a sua permanência por mais seis meses. A segunda etapa constará da vivência de estudantes universitários da UFERSA e UERN, nas áreas rurais beneficiadas na primeira etapa: Rio Novo, Baixa Fechada, Cápua, Santa Cruz I e II, Santa Rosa I e II, Trapiá, Paulo Canapum, Água Fria e Lagoa Rasa.

Fonte: Site da UFERSA.

segunda-feira

Eleição do FUMAC em Apodi

Aconteceu hoje pela manhã no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi – STTR, a reeleição da mesa diretora, com mandato de um ano, do Fundo Municipal de Apoio as Comunidades – FUMAC.
Tendo como Diretoria Executiva os (as) Senhores (as):
Presidente: Francisco José de Morais Júnior (Júnior do Trapiá).
Secretária: Francisca Francina Mota (Francina de Santa Cruz).
Antônia Maria de Souza Oliveira (Antonieta – P.A. Milagres).
Estiveram presentes as representações da Igreja (Francisca de Oliveira Alves), Câmara de Vereadores (Genivan Varela), Comunidades Rurais e Projetos de Assentamentos.

O objetivo da reunião foi à escolha da nova diretoria do FUMAC, através de representações de diversos segmentos da sociedade apodiense.


Jovens Rurais de Apodi recebem certificados do Projeto de Intervivência Comunitária do Oeste Potiguar.

Ontem pela manhã (28/11/2010) Jovens filhos (as) de Agricultores Familiares do Município de Apodi tiveram a oportunidade de receberem a certificação do Projeto de Intervivência Universitária do Oeste Potiguar no auditório do STTR de Apodi. Desde janeiro de 2009 que esses jovens vinham participando do processo de fromação realizado pelo Projeto onde foram realizadas diversas atividades, dentre elas podemos destacar: I e II Semana de Intervivência Universitaria da UERN e visitas Técnicas nas Comunidades Rurais, o Projeto conta ainda com o Apoio do  STTR de Apodi e SEAPAC.

O PROJETO
A idéia de aproximar a Universidade das questões sociais é a norteadora desta pesquisa que tem como objetivo possibilitar aos jovens das comunidades rurais do Sertão do Apodi-RN, tecnológias de inclusão social através da interviovência universitária, transformando-os em agentes de Desenvolvimento em suas localidades. O diferencial desta formação é a possibilidade de fomentar e estimular Lideranças Juvenis, cujas ações sejam baseadas em estratégias de Desenvolvimento Social e pessoal.  

Confira a seguir imagens deste Evento: