terça-feira

Professores da UFERSA e UERN realizam atividades em Apodi

O domingo foi de trabalho para os integrantes do Projeto de Intervivência no Oeste Potiguar, no município de Apodi. A atividade de pesquisa e extensão é fruto do convênio CNPq/UFERSA/UERN. Ontem, 28, aconteceu o encerramento da primeira etapa do projeto que reúne 20 jovens de 11 comunidades rurais do Sertão do Apodi.
O Projeto Intervivência no Oeste Potiguar congrega ações de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo oferecer aos jovens de comunidades rurais do Sertão do Apodi, tecnologias para a inclusão social através da intervivência universitária, transformando-os em agentes de desenvolvimento em suas localidades. Os jovens receberam certificados de participação no Intervivência Universitária.
Desde fevereiro de 2009, os adolescentes vivenciaram, em diferentes etapas, a realidade do meio universitário com visitas aos vários órgãos da Universidade e suas respectivas atribuições como pró-reitorias, departamentos, laboratórios e grupos de pesquisa. Também receberam diferentes capacitações em assuntos ligados à realidade de suas comunidades, além de informações específicas sobre os cursos ofertados.
Na solenidade estiveram presentes os professores que coordenam o Projeto na UFERSA, Alan Martins de Oliveira, do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, e Jacqueline Cunha de Vasconcelos Martins, do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, e pela UERN, Geovânia da Silva Toscano - DCS e Jorge Luís de Oliveira Pinto Filho - DGA.
O professor Augusto Carlos Pavão, chefe do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, representou a UFERSA no referido evento de encerramento dos trabalhos da primeira etapa do Projeto. Também participaram da solenidade o representante do sindicato Edílson Neto, a coordenadora do coletivo de jovens do STTR Gilvana Mota, estudantes bolsistas e voluntários e familiares dos jovens.
O Projeto de Intervivência no Oeste Potiguar conta também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi -STTR e do Centro de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC. Um aditivo do CNPq proporcionará a sua permanência por mais seis meses. A segunda etapa constará da vivência de estudantes universitários da UFERSA e UERN, nas áreas rurais beneficiadas na primeira etapa: Rio Novo, Baixa Fechada, Cápua, Santa Cruz I e II, Santa Rosa I e II, Trapiá, Paulo Canapum, Água Fria e Lagoa Rasa.

Fonte: Site da UFERSA.

Nenhum comentário: