segunda-feira

Educadores Populares de Apodi participaram do VIII Encontro Nacional do MOVA-Brasil.

Em pé: Gildevania, Saúde e Lenilza
Sentados: Agnaldo, Luzia, Cleide e Sabino.
Plenária
Cerca de 450 participantes de todos os Estados Brasileiros
Show com o Poeta Antonio Francisco
Shows com Artistas Locais
Imirá Plaza Hotel Internacional
Educadores de todo o País que participam do projeto Mova Brasil, desenvolvido pela Petrobras, estiveram presentes no VIII Encontro Nacional da Rede Mova Brasil, no Imirá Plaza Hotel em Natal/RN - Via Costeira. O evento, que começou na última quarta-feira (25) encerrou-se na sexta-feira (28) contou com uma delegação de 7 Educadores Populares dos Municípios de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas.
O núcleo que é sediado no STTR de Apodi Coordenado pela pessoa de Agnaldo Fernandes enviou quatro delegados (as) e o outro Núcleo Coordenado por Itamara Isis enviou três delegados (as) contabilizando um total de 7 educadores populares. 

O Encontro contou com a realização de vários Círculos de Culturas:
01. Alfabetização e Trabalho;
02. Alfabetização e Mobilização Intervenção Social;
03. Alfabetização e Continuidade;
04. Alfabetização e educação Inclusiva;
05. Alfabetização e Educação Prisional;
06. Arte-educação: a Cultura Popular nas Turmas de Alfabetização de Jovens e adultos;
07. Alfabetização e Políticas Públicas;
08. Alfabetização e Educação do Campo;
09. Alfabetização e Juventude;
10. Alfabetização e Gênero;
11. Alfabetização e a educação quilombola e a implementação das leis 10639 e 11645;
12. As novas tecnologias nas turmas de alfabetização;
13. Educação para a convivência do semi-árido.

O objetivo principal do encontro é a discussão e construção de políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA).
Os educadores populares trabalham diariamente com uma metodologia diferenciada, ensinando, através de assuntos vivenciados pelos próprios alunos no seu dia a dia. Temas atuais como saúde, violência, meio ambiente, cidadania são abordados em sala de aula.

Projeto

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, criado em 1989, pelo educador Paulo Freire, o principal objetivo do projeto Mova Brasil, patrocinado pela Petrobras, é reduzir o analfabetismo no Brasil, utilizando para isso, uma metodologia pedagógica com elementos do cotidiano do aluno para estimular suas habilidades de leitura e escrita, além de desenvolver uma visão crítica da realidade.
As salas de aula são montadas em espaços da própria comunidade para grupos de, em média, 25 alunos a partir dos 15 anos, que não tiveram acesso à alfabetização em idade apropriada.

Nenhum comentário: