sexta-feira

STTR de Apodi; FOAFAP; Agricultores e Pequenos Propietários da Chapada do Apodi entregam Documento Contra a Irrigação da Chapada a Autoridades.

Fátima Bezerra já está com o Documento em Mãos
Valmir Alves (Delegado do MDA), passará o Documento
para o Ministro do MDA


SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE APODI.
Fundado em 30/11/1963 - CNPJ.: 08.041.931/0001-40 - Carta Sindical 139.50468
Rua Nonato Mota, 106, Centro CEP.: 59700 - 000
Telefax (084) 3333- 2269 E-mail: strapodi@hotmail.com.br


Oficio nº 39/2010


Excelentíssimo (a) Senhor (a): Fátima Bezerra, Valmir Alves e Paulo Henrique.
Deputada Federal, Delegado do MDA e Secretário do SEARA.


Os Agricultores (as) Familiares e Pequenos Proprietários da Chapada do Apodi; o Fórum da Agricultura Familiar de Apodi (FOAFAP) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi/RN vêm através deste solicitar a intervenção de Vossa Senhoria no Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, que vem sendo implantado pelo DNOCS, tendo em vista que com a conclusão do Projeto supracitado acontecerá a desapropriação de oito mil moradores daquela região (dos quais na primeira fase serão 5.200 há desapropriados).
Ressaltamos também que outros projetos de desapropriação para fins de irrigação de estados próximos (Ceará – Russas; Cabeça Preta e de Pernambuco- Cabrobó) estão sem uso para irrigação, pois estas regiões hoje estão inexploradas em virtude do uso abusivo de substâncias químicas, reforçando que as famílias que lá habitavam, estão hoje marginalizadas, morando em favelas, sendo vítimas de drogas, álcool, prostituição e violência.
O nosso município, mais precisamente a Chapada do Apodi, é o segundo maior produtor de mel de abelha em nível nacional (Fonte: IBGE, 2009) e um dos maiores produtores de rebanho de caprinovinocultura do Brasil. Caso este projeto venha se concretizar, temos a certeza que nossos apiários, nossos rebanhos, nosso solo, nossa água, nosso ar e nosso meio ambiente serão fortemente afetados.
Portanto, solicitamos sua compreensão em nos apoiar, nós que somos pequenos e médios produtores de Apodi contra esta forma de projeto, no qual obriga as famílias a venderem a contragosto suas terras e que o mesmo está sendo gerido e invertendo a seqüência lógica, porque os/as agricultores/as estão totalmente contra. Pedimos sua sensibilização para esta questão.
Nesse sentido os Agricultores/as Familiares em sua reunião mensal de Setembro de 2010 discutiram e deliberaram as seguintes sugestões:

* Suspensão imediata da implantação do projeto do DNOCS na Chapada do Apodi;
* Que o DNOCS apresente imediatamente o projeto pensado para a região e promova o debate para construção da gestão e participação democrática no projeto;
* Restituição de bens destruídos durante a ação dos funcionários do DNOCS;

Certo de sermos atendidos nos despedimos com votos de estimas e considerações.
Apodi/RN, 10 de Setembro de 2010.



José Holanda de Morais
Coordenador do Fórum da Agricultura Familiar de Apodi/RN

Francisco Edilson Neto
Presidente do STR de Apodi/RN

2 comentários:

Anônimo disse...

Nós agriculotores estamos muito bem representado por Edilson temos muito a agradecer a voce, pois sem voce est movimento não tinha tanta repercussão, não vamos parar por aqui, não recebam os tercnicos do DNOCS em suas terras use as armas que tiver, palvras, justificativas por não aceitar a desapropriação, até um cipozinha da certa, só não a violencia, mas de for preciso vasmos ter que usar a força bruta.

Anônimo disse...

Fátima voce conquistou meu voto, estava decidido votar em Henrique, mas como voce foi a unica a dar importancia a este assunto, meu voto é seu e de toda chpada de Apodi. Esta sim merece nosso voto.