sexta-feira

Defesa Cívil pede alerta moradores do Vale do Apodi

Bombeiros: agricultores devem ficar atentos
Apodi - O comandante regional do Corpo de Bombeiros, com sede em Mossoró, major Franklin Araújo de Souza, disse que as pessoas que moram nas regiões de risco de alagamentos no Vale do Apodi devem ficar atendo ao volume de água das barragens de Pau dos Ferros e Santa Cruz e procurar informações na Defesa Civil do município de Apodi.
As medidas, conforme o comandante, vão auxiliar o morador da área de risco de alagamento a sair da região antes da água chegar, evitando assim grandes prejuízos. "O melhor mesmo é esses moradores ficarem bem informados através da Defesa Civil de seus municípios", destaca o comandante, lembrando que quando essas equipes precisam, pedem ajuda aos bombeiros.
Em contato com o Jornal De Fato, o coordenador da Defesa Civil de Apodi, Marcílio Regional de Sousa, disse que a Emparn mandou um alerta de que o inverno em 2011 será mais ou menos 15% superior ao registrado em 2010. "Se for só isto, estamos tranquilos e vamos trabalhar é para plantar e recuperar os prejuízos que tivemos nos últimos três anos", diz o coordenador.
Marcílio lembra que nos anos de 2008 e 2009, os agricultores da região da Chapada e da Várzea perderam tudo, inclusive muitos animais devido à enxurrada. Já em 2010, o problema foi o inverso. Choveu pouco para as plantações de sequeiro, como milho, feijão e arroz não vingaram. "Solicitamos ajuda ao Governo Federal e recebemos a primeira remessa em dezembro de 2010", diz o coordenador.
Foram 18 toneladas de feijão preto e três de arroz, que já foi distribuído para os pequenos agricultores do município que perderam tudo em 2011, 2009 e 2008. A Companhia Nacional de Abastecimento, através de ofício, informou que ainda esse mês envia outra remessa de legumes para distribuir para os produtores rurais que tiveram prejuízos em 2010. "Pelos dados que estamos recebendo da Emparn, a barragem vai suportar o volume de água e teremos uma boa safra, tanto no Vale como na chapada", diz o coordenador da Defesa Civil.
Bombeiros enviam equipe para identificar pontos de risco
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte enviou nesta quinta-feira (13) uma equipe à região do Vale do Açu para fazer um levantamento das áreas de risco de desabamentos e pontos de alagamento na localidade. Nos anos de 2008 e 2009, essa região teve mais de 7 mil desabrigados devido à cheia do rio Piranhas/Açu com a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
Segundo informa a Assessoria do Corpo de Bombeiros da capital, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn/RN) previu chuvas semelhantes as que ocorreram no ano de 2008 e deixaram vários desabrigados na região conhecida pela atividade da agricultura.
Para evitar problemas como este de dois anos atrás, a equipe comandada pelo tenente coronel Acioli vai até o lugar identificar as deficiências e estudar possíveis soluções preventivas e reativas.
O Rio Grande do Norte é um dos poucos estados do país onde a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não são vinculados. O envio da equipe é a primeira ação para a vinculação dos dois órgãos. A expectativa do novo comandante geral dos bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, é de que esse atrelamento seja oficializado nos próximos dia
s.

Fonte: Jornal de Fato 

Nenhum comentário: